EPE e MME lançam a Nota Técnica “Análise socioambiental das fontes energéticas do PDE 2035”

​Publicado em 24 de fevereiro de 2026

A Nota apresenta a análise socioambiental para cada uma das fontes energéticas que abrange a oferta elétrica e energética planejada. Na análise, são discutidos os principais benefícios, o sistema existente e a expansão prevista para cada uma das fontes. Também são abordadas interferências socioambientais relevantes, desafios, iniciativas e oportunidades, assim como indicadores socioambientais. Além disso, a Nota contempla a avaliação processual das usinas hidrelétricas e a análise de complexidade socioambiental das unidades produtivas de petróleo e gás natural, que são subsídios socioambientais para a definição da expansão.

As análises apresentadas nesta Nota serviram como base para a elaboração do Capítulo 10 – Análise Socioambiental do PDE 2035.

Clique aqui para acessar a Nota Técnica


Notícias Relacionadas

EPE participa do congresso T&D Subestações com palestra sobre a expansão da transmissão no Brasil até 2035

15/04/2026 - Os cenários de expansão da transmissão de energia elétrica no Brasil, os investimentos e os desafios para a evolução do sistema elétrico, previstos no Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE) 2035, foram apresentados pelo Diretor de Estudos de Energia Elétrica da EPE, Reinaldo Garcia, no congresso T&D Subestações.

EPE realizará o Workshop "Integração de BESS ao Planejamento da Transmissão – Aumento da Confiabilidade de Feijó e Cruzeiro do Sul”.

14/04/2026 - ​A EPE realiza, no dia 27 de abril, de 14h30 às 18h30, o Workshop "Integração de BESS ao Planejamento da Transmissão – Aumento da Confiabilidade de Feijó e Cruzeiro do Sul”.

EPE publica revisão extraordinária de garantia física de UHEs com ampliação de capacidade instalada para o LRCAP 2026

13/04/2026 - A EPE publica a Nota Técnica da Revisão Extraordinária de Garantia Física dos empreendimentos hidrelétricos com ampliação de capacidade instalada cadastrados para participar do Leilão de Reserva de Capacidade na forma de Potência de 2026 – LRCAP de 2026

EPE divulga critérios para Estudos de Mínimo Custo Global em solicitações de acesso à Rede de Transmissão

13/04/2026 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) disponibilizou novo Informe Técnico que estabelece critérios para a dispensa ou exigência de Estudos de Mínimo Custo Global (EMCG) no âmbito das solicitações de acesso à Rede de Transmissão.

EPE publica Fact Sheet sobre os cinco anos da Nova Lei do Gás

10/04/2026 - A EPE publicou Fact Sheet sobre os cinco anos da Lei n° 14.134/21 — o novo marco legal "Lei do Gás" —, que instituiu normas para a exploração das atividades econômicas de transporte de gás natural por meio de condutos e de importação e exportação de gás natural, bem como para a exploração das atividades de escoamento, tratamento, processamento, estocagem subterrânea, acondicionamento, liquefação, regaseificação e comercialização de gás natural.