EPE realiza o Workshop "Usinas Híbridas no SIN"

No dia 15 de maio de 2019 ocorreu o Workshop "Usinas Híbridas no SIN", organizado pela Empresa de Pesquisa Energética, reunindo mais de 90 participantes, de diversos setores, no auditório da EPE. 

O evento teve o intuito de nivelar conceitos sobre usinas híbridas por meio de apresentações e debates entre os diferentes agentes do setor, a fim de proporcionar uma participação mais qualificada na Consulta Pública da ANEEL sobre o tema, prevista para acontecer este ano.

A abertura do Workshop foi realizada pelo Diretor de Estudos de Energia Elétrica da EPE, Erik Rego, sendo seguida pelas palestras das empresas Enel Green Power e Casa dos Ventos que apresentaram suas experiências e estudos de casos de usinas híbridas.

Na segunda parte do evento foi apresentado o estudo da MRTS Consultoria, em que foram abordadas análises de complementariedade e questões regulatórias. Em seguida, a EPE apresentou os resultados das notas técnicas EPE-DEE-NT-025/2017-r0 e EPE-DEE-NT-011/2018-r0 que abordam metodologias para estudos de casos de usinas eólico-fotovoltaicas e aspectos comerciais e regulatórios. Foram divulgados, ainda, os resultados preliminares de uma terceira nota técnica, que abordará experiências internacionais com o hibridismo e questões relativas ao planejamento energético.

Por fim houve uma mesa redonda, com participação dos apresentadores e do representante do Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS, em que foram debatidas as principais questões sobre o tema.

O evento foi transmitido ao vivo pelos canais da EPE no Youtube e no Facebook.

Além da agenda do evento, estão disponíveis abaixo as apresentações realizadas durante o evento e os links para os vídeos:

Convite / Programação

Apresentação EPE

Apresentação MRTS

Apresentação Casa dos Ventos

Vídeo do Youtube

Vídeo do Facebook - Parte I

Vídeo do Facebook - Parte II

editada4.jpg

editada5.jpg

editado1.jpg


editado2.jpg


Notícias Relacionadas

EPE participa de conferência europeia sobre biomassa e lidera delegação brasileira em encontro sobre combustíveis sustentáveis de aviação

02/06/2026 - A EPE participou da conferência European Biomass Conference and Exhibition (EUBCE) 2026, um dos principais fóruns internacionais da área. O evento aconteceu em Haia, nos Países Baixos, de 19 a 22 de maio.

Fortalecimento da cadeia de petróleo e gás nas regiões Norte e Nordeste é tema de evento com participação da EPE

02/06/2026 - A EPE participou do Bahia Oil & Gas Energy, entre os dias 27 e 29 de maio, no Centro de Convenções, em Salvador (BA). O encontro internacional é voltado ao fortalecimento da cadeia de petróleo e gás nas regiões Norte e Nordeste do Brasil.

EPE participa de workshop sobre o Plano Nacional de Transição Energética em São Paulo

01/06/2026 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) participou, no dia 28 de maio, do workshop “Plano Nacional de Transição Energética em Debate - Edição São Paulo”, realizado na capital paulista. A EPE foi representada pelo Diretor de Estudos Econômico-Energéticos e Ambientais, Thiago Ivanoski, e pelo Consultor Técnico do Gabinete da Presidência, Filipe de Pádua.

EPE participa do PSR User Meeting 2026

01/06/2026 - Empresa de Pesquisa Energética (EPE) participa do PSR User Meeting 2026 reforçando o avanço da ação estratégica para realização de estudos integrados de geração e transmissão no âmbito do planejamento energético brasileiro.

EPE destaca potencial brasileiro no setor de hidrogênio no World Hydrogen Summit

29/05/2026 - O Brasil se tornará a próxima potência do hidrogênio? Esta foi a pergunta que norteou o painel Global Industry Disruptors (Disruptores Globais da Indústria), no World Hydrogen Summit 2026. O evento aconteceu de 19 a 21 de maio, em Roterdã, nos Países Baixos.