Publicado em 01 de junho de 2026

A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) participou, no dia 28 de maio, do workshop “Plano Nacional de Transição Energética em Debate - Edição São Paulo”, realizado na capital paulista. A EPE foi representada pelo Diretor de Estudos Econômico-Energéticos e Ambientais, Thiago Ivanoski, e pelo Consultor Técnico do Gabinete da Presidência, Filipe de Pádua.
Promovido pelo Ministério de Minas e Energia (MME) e pelo FGV Clima, com apoio do Instituto Itaúsa e do Instituto Clima e Sociedade (iCS), o evento reuniu representantes do governo, do setor produtivo, da sociedade civil, da academia e de entidades do setor energético para debater os desafios e oportunidades da transição energética brasileira.
O encontro teve como foco o Plano Nacional de Transição Energética (Plante), atualmente em consulta pública por meio da Consulta Pública MME nº 222, de 29 de abril de 2026. Instituído como um dos instrumentos da Política Nacional de Transição Energética (PNTE), o Plante tem como objetivo orientar o planejamento estratégico de longo prazo do setor energético brasileiro, promovendo a segurança e a resiliência energética e o combate à pobreza energética.
Durante o evento, Filipe de Pádua apresentou o Plano Nacional de Energia 2055 (PNE 2055), destacando sua contribuição para a elaboração do Plante. Segundo o consultor, os cenários energéticos de longo prazo, bem como as principais mensagens e recomendações estratégicas do PNE 2055, constituíram referências técnicas fundamentais para a construção do Plante.

Já o Diretor Thiago Ivanoski participou da mesa de discussão “Os pilares do Plante e os caminhos da transição energética brasileira”, ao lado de representantes do MME, do FGV Clima, do Instituto E+, do Fórum de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Setor Elétrico (FMASE) e do ClimaInfo. Na ocasião, Ivanoski ressaltou a importância da articulação entre os instrumentos já consolidados do planejamento energético nacional, como o Plano Nacional de Energia (PNE) e o Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE), para fortalecer a implementação da Política Nacional de Transição Energética.
O workshop integrou uma série de iniciativas voltadas à ampliação do diálogo com atores estratégicos e à coleta de contribuições para o aprimoramento do Plante. A próxima edição do evento será realizada presencialmente no Rio de Janeiro, no dia 11 de junho, das 14h às 18h30, no Auditório do Centro Cultural FGV, em Botafogo.
Os interessados podem participar da consulta pública do Plante e conhecer mais sobre os instrumentos de planejamento energético de longo prazo disponíveis ao público.
Saiba mais:
Plano Nacional de Energia 2055 (PNE 2055)
Plano Nacional de Transição Energética (Plante)
Consulta Pública nº 222/2026
Inscrição para workshop Plano Nacional de Transição Energética em Debate - Edição Rio de Janeiro