EPE publica Informe Técnico - Metodologia para criação de séries horárias de geração distribuída fotovoltaica por subsistema

Diante do crescimento da micro e minigeração distribuída (GD) no Brasil, assim como a maior inserção de fontes renováveis variáveis centralizadas, torna-se cada vez mais necessário que os estudos de planejamento sejam realizados observando janelas temporais cada vez menores, capazes de capturar o efeito da variabilidade na geração. Atualmente, o planejamento da operação de médio/longo prazo é feito utilizando patamares de carga que representam uma média de um conjunto de horas do dia. A utilização de curvas horárias de geração e carga se torna importante, pois permite estabelecer uma melhor relação da real carga vista pelo sistema, a chamada carga líquida.

Nesse sentido, a EPE publica as séries horárias de geração distribuída fotovoltaica que foram utilizadas numa análise do PDE 2030. Em paralelo, também está disponível o Informe Técnico com o detalhamento da metodologia utilizada para gerar as séries. 

Clique aqui e confira!​

Notícias Relacionadas

Leilão de Reserva de Capacidade de 2021: EPE publica preços de referência dos combustíveis

22/09/2021 - A Empresa de Pesquisa Energética disponibiliza o Informe Técnico com as referências de preços de combustíveis para o Leilão de Reserva de Capacidade 2021. O Informe Técnico nº EPE-DEE-IT-107/2021 apresenta as informações que subsidiam a determinação do Custo Variável Unitário (CVU), que será utilizado na definição da Garantia Física (GF) dos projetos termelétricos, com vistas à participação no referido certame.

Leilão de Energia Existente A-2 de 2021: EPE publica preços de referência dos combustíveis

21/09/2021 - A Empresa de Pesquisa Energética disponibiliza o Informe Técnico com as referências de preços de combustíveis para o Leilão de Energia Existente A-2/2021. O Informe Técnico nº EPE-DEE-IT-106/2021 apresenta as informações que subsidiam a determinação do Custo Variável Unitário (CVU), que será utilizado na definição da Garantia Física (GF), dos valores esperados do Custo Variável da Operação (COP) e do Custo Econômico de Curto Prazo (CEC) dos projetos termelétricos, com vistas à participação no referido certame.

Procedimento Competitivo Simplificado de 2021: EPE publica orientações para cadastramento

20/09/2021 - O Ministério de Minas e Energia (MME) publicou na edição extra do Diário Oficial da União (DOU), desta sexta-feira (17/9), a Portaria Normativa nº 24/GM/MME/2021 com as diretrizes para realização do Procedimento Competitivo Simplificado de 2021. A notícia completa sobre o Leilão pode ser encontrada na página do MME.

EPE publica os Fatos Relevantes da Indústria do Óleo & Gás de agosto de 2021.

20/09/2021 - Preço médio do petróleo tipo Brent de agosto sofreu correção de 5,8%. Os preços caíram devido à desaceleração das economias chinesa e estadunidense e ao aumento de casos da variante Delta. No entanto, os preços se recuperaram no final do mês, com a China detendo o avanço do contágio, e o furacão Ida provocando a interrupção da produção no Golfo dos EUA.

Agência Internacional de Energia e EPE publicam uma análise sobre o transporte rodoviário de cargas no Brasil, acompanhado de indicadores e comparações internacionais.

14/09/2021 - A eficiência energética é uma ferramenta crítica para reduzir as emissões de carbono e a poluição do ar no setor de transporte. Também é fundamental para a segurança energética. O objetivo desta publicação é apresentar uma análise do setor de frete rodoviário de cargas no Brasil e internacionalmente, com foco particular nos avanços em eficiência energética e uso de combustíveis alternativos.