EPE abre Tomada de Subsídios sobre tecnologias para suporte dinâmico ao sistema elétrico

​Publicado em 8 de junho de 2026​

A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) informa a abertura de Tomada de Subsídios com o objetivo de consultar fabricantes sobre atributos técnicos, desempenho, custos e tendências de mercado de tecnologias capazes de contribuir para compensação reativa, resposta inercial e suporte de potência de curto-circuito.

A iniciativa busca reunir informações sobre diferentes soluções tecnológicas, incluindo compensadores síncronos, STATCOMs, E-STATCOMs e soluções híbridas, incluindo baterias, de forma a subsidiar análises técnicas da EPE e apoiar a identificação de alternativas que conciliem desempenho, viabilidade técnica e otimização econômica.

A Tomada de Subsídios prevê o envio de formulário específico aos fabricantes participantes; a realização de reuniões técnicas para esclarecimento de dúvidas e debates técnicos, após o recebimento das respostas; e a posterior consolidação das conclusões em relatório técnico da EPE, com publicação prevista para dezembro de 2026, conforme cronograma referencial abaixo.

Os fabricantes interessados em participar deverão preencher formulário eletrônico de cadastro, disponível abaixo.

Cronogram​a referencial

Período/Data​​

Atividade

08/06/2026 a 12/06/2026

Divulgação de abertura da Tomada de Subsídios e abertura de cadastro para fabricantes interessados

15/06/2026 a 19/06/2026

Envio dos formulários de Tomada de Subsídios aos participantes

20/07/2026

Data limite para fornecimento das contribuições à EPE

21/07/2026 a 31/07/2026

Realização de reuniões técnicas online para esclarecimento de dúvidas e interações técnicas

31/12/2026

Consolidação dos resultados em relatório técnico da EPE


A participação na Tomada de Subsídios será direcionada a fabricantes que produzam e tenham fornecido, nos últimos anos, equipamentos objeto da consulta ou soluções tecnologicamente equivalentes, de modo a demonstrar capacidade técnica, experiência prévia e condições de fornecimento comercial das tecnologias avaliadas.​

Notícias Relacionadas

Artigo da série Entenda o Cenário, publicada a cada dez dias apresentando trabalhos e discutindo temas relevantes para o planejamento energético nacional

09/10/2026 - Estudo sobre fungibilidade e precificação de certificados de descarbonização, selecionado entre os três melhores trabalhos da ROG.e na categoria Diversificação Energética e Soluções de Baixo Carbono, ajuda a entender o que o mercado de biometano pode aprender com a experiência do CBIO

Mais elétrico, mais renovável, mais flexível: PDE 2036 projeta a energia do Brasil nos próximos dez anos e abre Consulta Pública

08/10/2026 - Relatório Síntese do PDE 2036 aponta crescimento da demanda de energia, novas tecnologias e cerca de R$ 3,3 trilhões em investimentos até 2036. Sociedade poderá contribuir para o aprimoramento do planejamento.

EPE publica edição de 2026 do Informe de Monitoramento sobre a política de E&P de petróleo e gás

07/10/2026 - Para proporcionar uma visão mais abrangente da evolução do setor de exploração e produção de petróleo e gás natural no Brasil, o documento também incorpora indicadores complementares relacionados à atividade exploratória, à eficiência operacional e à sustentabilidade das operações. Esses indicadores adicionais não substituem os indicadores estabelecidos pela resolução, mas complementam sua análise, refletindo transformações observadas no setor nos últimos anos.

EPE é premiada com o Selo Ouro do Instituto ODS

06/10/2026 - No dia 23 de setembro, a EPE foi premiada com o Selo ODS Ouro​, no âmbito do Programa de Certificação ODS. A premiação ocorreu na Conferência Nacional pela Paz e Sustentabilidade, realizada na Federação para a Paz Universal (UPF), em São Paulo. O processo de certificação ODS ocorreu ao longo do ano de 2026 e contou com a participação de todas as Diretorias e da Presidência da empresa.

EPE publica Fact Sheet “Leilão de Transmissão N° 04/2026: Estudos de Planejamento Setorial"

05/10/2026 - O próximo leilão de transmissão, previsto para 30 de outubro, contará com R$ 8,9 bilhões em investimentos na construção de 1.866 quilômetros de linhas de transmissão em sete estados do Brasil. Para explicar de onde vêm as obras dos leilões de transmissão, como se dá o processo de escolha dos empreendimentos, os grandes números envolvidos no certame, além de outras perguntas, a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) preparou o Fact Sheet “O Leilão de Transmissão N° 04/2026: Estudos de Planejamento Setorial".