EPE disponibiliza base de dados utilizada na definição dos barramentos candidatos à bonificação locacional no LRCAP Armazenamento

Publicado em 9 de junho de 2026

A Empresa de Pesquisa Energética – EPE disponibilizou a base de dados utilizada para a identificação dos barramentos candidatos à bonificação no Leilão de Reserva de Capacidade na forma de Potência, por meio de Sistemas de Armazenamento de Energia em Baterias – LRCAP Armazenamento.

A metodologia aplicada, documentada na Nota Técnica EPE-DEE-NT-086-2025-Rev0, considera índices de robustez elétrica, em especial o MISCR (Multi-Infeed Short Circuit Ratio), com o objetivo de identificar regiões e pontos do SIN com menor robustez elétrica e, portanto, maior potencial de benefício sistêmico com a inserção de sistemas de armazenamento por baterias, especialmente quando dotados de requisitos Grid-Forming.

A base de dados foi construída a partir de premissas aderentes ao planejamento setorial, considerando o cenário de carga máxima diurna de 2030, associado ao PDE 2035, sobre o qual foram incorporadas atualizações de topologia; ajustes em modelos dinâmicos utilizados nos estudos de estabilidade eletromecânica; e compensadores síncronos recomendados em estudos recentes de planejamento, com vistas a harmonizar a avaliação da bonificação de BESS com outras soluções estruturais já previstas para o horizonte de longo prazo.

Ao longo do processo de preparação do leilão, a base de dados passou por atualizações sucessivas, contemplando a exclusão de usinas com outorga revogada; CUST rescindido ou previsão de entrada em operação comercial postergada para após o ano 2030; bem como a inclusão de usinas vencedoras dos LRCAPs de UTEs e UHEs. Essas atualizações buscaram garantir maior aderência entre as premissas originalmente adotadas e as condições mais recentes do SIN, incluindo os resultados dos certames setoriais já realizados até o momento.

A aplicação da metodologia locacional sobre a base de dados atualizada resultou na relação de barramentos candidatos à bonificação. Em seguida, foi avaliada, de forma preliminar pelo ONS, a disponibilidade de margem de escoamento nesses pontos candidatos, tendo sido excluídos aqueles cuja margem é nula, visando afastar pontos de conexão que apresentem condições estruturais e operativas limitantes a utilização efetiva dos recursos neles instalados.

Assim, a Tabela I divulgada junto à Portaria Normativa 136/2026, que consolida os barramentos bonificados, consiste na sobreposição dos resultados da aplicação da metodologia locacional, realizada pela EPE, e dos resultados de análise preliminar de margem de escoamento, realizados pelo ONS, conforme previsto na Nota Técnica EPE-DEE-NT-086-2025-Rev0​. 

A disponibilização da base de dados, que inclui um Informe Complementar com mais detalhes sobre o processo de aplicação da metodologia locacional e cálculo dos índices de robustez, reforça o compromisso da EPE com a transparência dos estudos de planejamento e com o aprimoramento dos instrumentos voltados à inserção eficiente de novas tecnologias no setor elétrico brasileiro. ​

Clique aqui para acessar a base de dados do ​Leilão de Reserva de Capacidade na forma de Potência Armazenamento 2026​


Notícias Relacionadas

EPE discute planejamento energético, iluminação pública e cidades inteligentes e sustentáveis no CPIIC 2026

12/06/2026 - O planejamento energético na infraestrutura urbana, com destaque para a iluminação pública, foi tema de discussão com a participação da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) no Congresso Paulista de Iluminação e Cidades do Futuro (CPIIC) 2026, realizado pela GHM Solutions em 9 e 10 de junho, no Parque Tecnológico de Santo André, em São Paulo.

EPE abre Tomada de Subsídios sobre tecnologias para suporte dinâmico ao sistema elétrico

08/06/2026 - A EPE informa a abertura de Tomada de Subsídios com o objetivo de consultar fabricantes sobre atributos técnicos, desempenho, custos e tendências de mercado de tecnologias capazes de contribuir para compensação reativa, resposta inercial e suporte de potência de curto-circuito.

MME e EPE divulgam estudos e dados complementares do PDE 2035

03/06/2026 - omo parte das ações de transparência e ampliação do acesso às informações do planejamento energético nacional, o MME e a EPE divulgaram, nesta quarta-feira (03/06), estudos e documentos complementares do Plano Decenal de Expansão de Energia 2035 (PDE 2035)

EPE publica o Relatório Síntese do Balanço Energético Nacional 2026

03/06/2026 - A Empresa de Pesquisa Energética - EPE apresenta ao público mais uma edição do Relatório Síntese do Balanço Energético Nacional 2026 – ano base 2025, documento que contém as informações consolidadas sobre quanto e como se usou energia no Brasil em 2025.

EPE publica o Anuário Estatístico de Energia Elétrica 2026 (ano base 2025)

03/06/2026 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) divulga, nesta segunda-feira, 1, mais uma edição do Anuário Estatístico de Energia Elétrica. Esta publicação apresenta um panorama sobre o setor elétrico brasileiro e mundial, bem como suas séries históricas consolidadas.