EPE organiza Workshop de Critérios de Garantia de Suprimento

O workshop  "Critérios de Garantia de Suprimento" aconteceu dia 17 de julho, no auditório do RB1, no Rio de Janeiro. O objetivo do evento oferecido pela EPE foi apresentar e discutir com os agentes uma proposta de revisão dos atuais critérios de garantia de suprimento, uma iniciativa que ocorreu no âmbito do GT Modernização do Setor Elétrico.

Este workshop antecede a abertura de uma consulta pública sobre o tema, servindo como uma base de contextualização, confira mais informações em artigo publicado no portal da EPE. A discussão foi ministrada pelo presidente da EPE Thiago Barral, e a mesa de abertura composta pelos representantes Agnes Costa (MME), Luiz Eduardo Barata (ONS), Erik Eduardo Rego (EPE) e Cristiano Vieira (Aneel).

IMG_1053.jpg

Após a mesa de abertura, houve palestras sobre as motivações e propostas da EPE, expostas pelo consultor técnico Renato Haddad, pela assessora da diretoria de Estudos Econômicos Renata Francisco e pelo diretor de Estudos Econômicos Erik Rego. Ao fim do evento, o público pode interagir com os palestrantes por meio de dúvidas, debates e contribuições.

IMG_1213.jpg

O evento foi transmitido ao vivo pelo canal da EPE no Youtube, e os telespectadores também tiveram a oportunidade de fomentar o debate. A transmissão ao vivo pode ser assistida no canal da EPE no Youtube. As apresentações já estão disponíveis:

A Motivaçãopara Rever os Critérios de Garantia de Suprimento - Renato Haddad

Proposta de Revisão - Renata Francisco 

Como os Critérios de Suprimento estão Correlacionados com os demais Temas do GT - Erik Rego

GT Modernização do Setor Elétrico - Agnes M. A da Costa

Notícias Relacionadas

Facilitar atração de investimentos no setor energético é o foco de acordo assinado entre ApexBrasil e EPE

18/11/2022 - No momento em que todos os olhares se voltam para as discussões ambientais e questões relacionadas a segurança e transição energéticas combinadas com a necessidade de segurança energética, o Brasil dá mais um passo para o aperfeiçoamento de seu sistema, que foi destino de cerca de 38% dos investimentos estrangeiros entre 2019 e 2021. Com o objetivo de ampliar os esforços conjuntos de atração de investimentos investimentos estrangeiros para impulsionar o setor de energia nacional, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) assinou na tarde do dia 9/11 um protocolo de intenções com a Empresa de Pesquisa Energética (EPE).

EPE participa de encontro nacional de consumidores de energia

10/11/2022 - No sentido de estreitar o diálogo com os consumidores de todas as regiões do país a respeito da visão de planejamento do setor elétrico, a EPE participou do XXII Encontro Nacional de Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica, realizado nos dias 7 e 8 de novembro em Recife, Pernambuco.

EPE publica séries históricas de investimentos em energia elétrica

09/11/2022 - Diante da relevância de avanços frequentes no mapeamento, estruturação e ampla divulgação de dados e informações do setor de energia elétrica, a EPE publica consolidação do histórico de investimentos no setor de energia elétrica, considerando os segmentos de distribuição; mini e microgeração distribuída; pesquisa, desenvolvimento & inovação; eficiência energética; transmissão; e geração de energia centralizada.

Resenha Mensal: o consumo nacional de energia elétrica, em setembro de 2022, ficou estável (+0,2%) em comparação com mesmo mês de 2021.

31/10/2022 - O consumo nacional de energia elétrica foi de 42.040 GWh, em setembro de 2022, estável (+0,2%) em comparação com mesmo mês de 2021. Indústria (+1,8%) e comércio (+1,6%) registram expansão no consumo de eletricidade na comparação interanual, enquanto o consumo das residências e outros consumos retraíram no mesmo período. No acumulado em 12 meses o consumo nacional registrou 507.355 GWh, alta de 1,1% em comparação ao período imediatamente anterior.

EPE recebe delegação da Dinamarca

28/10/2022 - No âmbito do Memorando de Entendimentos assinado entre Brasil e Dinamarca em 2021, com foco em fontes renováveis e transição energética, a EPE recebeu nesta quinta-feira a delegação composta por membros da Agência Dinamarquesa de Energia, do Consulado e da Embaixada da Dinamarca no Brasil.