Publicado em 02 de abril de 2025
A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) conquistou o Selo Ouro de Empresa Amiga da Mulher, uma iniciativa do governo do estado do Rio de Janeiro que visa reconhecer empresas que adotam práticas para promover a igualdade de gênero no ambiente de trabalho, criando espaços mais inclusivos, justos e seguros para as mulheres.
Esta é segunda edição do selo, que tem validade de dois anos. Para se classificarem, as empresas devem demonstrar que estão implementando práticas e políticas relacionadas ao empoderamento das mulheres no ambiente de trabalho e que promovem a igualdade de gênero.
São três níveis de selo: bronze para empresas que estejam em estágio de desenvolvimento de práticas de igualdade de gênero e empoderamento feminino, prata para as que já possuem políticas mais estruturadas e ouro para as empresas que tem práticas consistentes e compromisso evidente de garantir a igualdade de gênero em todos os níveis da organização.
Compromisso pelo fim da violência de gênero
No processo de obtenção do selo, além de apresentar as diversas ações que são realizadas regularmente no Programa de Qualidade de Vida da EPE, coordenado pela Superintendência de Gestão de Pessoas (SGP), a estatal assinou uma carta comprometendo-se a atuar para a prevenção e erradicação da violência de gênero praticada no ambiente de trabalho, priorizando as seguintes propostas, sem prejuízo de outras que possam ser implementadas:
I - Sensibilizar e capacitar periodicamente funcionários/colaboradores sobre a importância de prevenir e erradicar toda forma de discriminação de gênero e de promover a equidade no interior da empresa;
II - Disponibilizar ou divulgar canais de denúncia e acolhimento à vítima de violência ocorrida no ambiente de trabalho, dando especial credibilidade ao seu relato;
III - Orientar mulheres em situação de violência doméstica e familiar, para que possam escolher as alternativas que melhor lhes garantam proteção e segurança, em conformidade com o que preceitua a Lei Maria da Penha.
Projetos de conscientização
Para obtenção do selo em 2025, a EPE submeteu quatro projetos, a saber:
Campanha Agosto Lilás – conscientização acerca da violência contra a mulher (SGP; Comitê Interno de Gênero, Raça e Diversidade; e Comissão Interna de Prevenção de Acidentes.
Programa de Prevenção do Assédio (SGP, Ouvidoria, Comissão de Ética e Cipa).
Cartilha Interna para Prevenção e o Enfrentamento à Violência contra Mulher (SGP e Cigrad).
E-book Ciranda das Mulheres (Cigrad e SGP).
O Diretor de Gestão Corporativa Carlos Cabral, e a Diretora de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis, Heloisa Borges, receberam o selo em cerimônia oficial