EPE conquista Selo Ouro de Empresa Amiga da Mulher do governo do RJ

​Publicado em 02 de abril de 2025

A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) conquistou o Selo Ouro de Empresa Amiga da Mulher, uma iniciativa do governo do estado do Rio de Janeiro que visa reconhecer empresas que adotam práticas para promover a igualdade de gênero no ambiente de trabalho, criando espaços mais inclusivos, justos e seguros para as mulheres.

Esta é segunda edição do selo, que tem validade de dois anos. Para se classificarem, as empresas devem demonstrar que estão implementando práticas e políticas relacionadas ao empoderamento das mulheres no ambiente de trabalho e que promovem a igualdade de gênero.

São três níveis de selo: bronze para empresas que estejam em estágio de desenvolvimento de práticas de igualdade de gênero e empoderamento feminino, prata para as que já possuem políticas mais estruturadas e ouro para as empresas que tem práticas consistentes e compromisso evidente de garantir a igualdade de gênero em todos os níveis da organização.

Compromisso pelo fim da violência de gênero

No processo de obtenção do selo, além de apresentar as diversas ações que são realizadas regularmente no Programa de Qualidade de Vida da EPE, coordenado pela Superintendência de Gestão de Pessoas (SGP), a estatal assinou uma carta comprometendo-se a atuar para a prevenção e erradicação da violência de gênero praticada no ambiente de trabalho, priorizando as seguintes propostas, sem prejuízo de outras que possam ser implementadas:

I - Sensibilizar e capacitar periodicamente funcionários/colaboradores sobre a importância de prevenir e erradicar toda forma de discriminação de gênero e de promover a equidade no interior da empresa;

II - Disponibilizar ou divulgar canais de denúncia e acolhimento à vítima de violência ocorrida no ambiente de trabalho, dando especial credibilidade ao seu relato;

III - Orientar mulheres em situação de violência doméstica e familiar, para que possam escolher as alternativas que melhor lhes garantam proteção e segurança, em conformidade com o que preceitua a Lei Maria da Penha.

Projetos de conscientização

Para obtenção do selo em 2025, a EPE submeteu quatro projetos, a saber:

  • Campanha Agosto Lilás – conscientização acerca da violência contra a mulher (SGP; Comitê Interno de Gênero, Raça e Diversidade; e Comissão Interna de Prevenção de Acidentes.

  • Programa de Prevenção do Assédio (SGP, Ouvidoria, Comissão de Ética e Cipa).

  • Cartilha Interna para Prevenção e o Enfrentamento à Violência contra Mulher (SGP e Cigrad).

  • E-book Ciranda das Mulheres (Cigrad e SGP).

SeloOuro-03-2025.jpg
O Diretor de Gestão Corporativa Carlos Cabral, e a Diretora de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis, Heloisa Borges, receberam o selo em cerimônia oficial

Notícias Relacionadas

Nota de Esclarecimento Jornalística 04/2025

14/04/2025 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) vem esclarecer, em resposta a artigo de opinião publicado no site do portal Bahia Econômica intitulado “Hidrogênio Verde e Nordeste”, que sua atuação, ao longo de 20 anos, tem sido pautada por estudos técnicos de alta qualidade, fundamentais para atrair investimentos e garantir a segurança energética do Brasil.

Ministro Alexandre Silveira destaca papel estratégico da EPE ao lado do presidente Thiago Prado

10/04/2025 - Em encontro recente com o presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Thiago Prado, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, reafirmou a importância da EPE como peça-chave no planejamento do setor energético nacional.

EPE destaca no forum global SEforALL a importancia da Coalizao Global para o Planejamento Energetico na conexao entre planejamento energetico e financiamento

14/03/2025 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) participou, a convite do Ministério de Minas e Energia (MME), do painel “Accelerating Clean Energy Transition Through Enhanced Energy Planning” (“Aceleração da Transição para Energia Limpa por meio da Intensificação do Planejamento Energético”) no SEforALL Global Forum, realizado em Barbados.

Diretora da EPE palestra na CERAWeek sobre cenários de net zero e COP-30 e participa de debate sobre investimentos na América Latina

13/03/2025 - A Diretora de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Heloisa Borges, está em Houston, nos Estados Unidos, para a edição de 2025 da CERAWeek, importante conferência anual do setor energético. De 10 a 14 de março, o evento reunirá mais de 10 mil participantes, entre ministros, executivos, agentes públicos e jornalistas de 80 países, segundo a S&P Global, proponente do evento.

Nota de Esclarecimento sobre a matéria do Estadão “Construção de Angra 3 pode gerar custo extra aos consumidores de até R$ 61 bi, mostra estudo da EPE"

14/01/2025 - Na semana passada, o Estadão contatou a EPE para esclarecimentos sobre seu Relatório do GT Angra 3, que trata dos impactos ao consumidor de energia elétrica relacionados à construção e contratação de UTN Angra 3, no âmbito da Lei n° 14.120/2021. A EPE alertou, como mencionado na matéria, que o referido Relatório é um documento preparatório e que, por conseguinte, não poderia se manifestar sobre informações detalhadas nesse momento.