Planejamento Estratégico da EPE (ciclo 2022-2026)

Plano Estratégico de Longo Prazo (PLP) 2022-2026

Plano Estratégico de Longo Prazo (ciclo 2022-2026)

Pela ótica estratégica, a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) segue o que determina o Art. 23 da Lei nº 13.303, de 30 de junho de 2016, instituindo dois documentos, que são elaborados anualmente pelo Comitê Executivo de Gestão Estratégica (CGE-X), sob coordenação da Diretoria Executiva da EPE, e aprovados pelo Conselho de Administração até a última reunião ordinária de cada exercício anual. São eles: o Plano Estratégico de Longo Prazo (PLP), para o ciclo de 5 anos posteriores e o Plano de Negócios Anual (PNA), para o ano seguinte.

O Plano Estratégico de Longo Prazo (PLP), intitulado até 2021 de Estratégia de Longo Prazo: Planejamento Estratégico Institucional (PEI), é uma ferramenta de gestão que mapeia o caminho e as estratégias para atingir os objetivos de curto, médio e longo prazos da organização. Ele funciona como um roteiro, que determina não apenas onde a empresa está, mas também aonde ela quer chegar e quais são as ações necessárias para cumprir esta jornada. 

Este documento trata da identidade institucional (negócio, missão, visão, propósito e valores organizacionais), dos objetivos e indicadores estratégicos, assim como das suas respectivas metas para cinco anos seguintes a sua aprovação. Por esta razão, ele é um documento revisado anualmente pela empresa.

Ao longo de 2021, foram realizados diversos processos na empresa que aprofundaram as discussões estratégicas e reforçaram a manutenção da identidade institucional, assim como dos objetivos estratégicos definidos na Estratégia de Longo Prazo: Planejamento Estratégico Institucional (PEI) 2021-2025 para o ciclo 2022-2026 do Plano Estratégico de Longo Prazo (PLP), pois a percepção é de que permaneciam bem alinhados às estratégias empresariais para o horizonte de 2026.

Merece destaque o esforço conduzido pela Área de Conformidade e Gerenciamento de Riscos (CGR) de construção colaborativa de uma Matriz de Riscos Estratégicos, alinhada ao Planejamento Estratégico Institucional, onde foram identificados e priorizados os riscos estratégicos associados ao alcance dos objetivos estratégicos. Este processo contou com a facilitação da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), que realizou oficinas com a participação das lideranças da EPE e culminou com a priorização pela Diretoria Executiva e Conselho de Administração de 19 riscos estratégicos, suas potenciais causas, efeitos, consequências, riscos inerentes, controles, riscos residuais e suas respectivas classificações em nível de probabilidade e impacto, planos de contingência e planos de tratamento, seguindo sempre a base normativa da EPE.

Assim, os atributos que definem a identidade empresarial da EPE para o ciclo 2022-2026 são:

Negócio. Realização de estudos e pesquisas para subsidiar a formulação, implementação e avaliação da Política e do Planejamento Energético Brasileiro.

Missão. Realizar estudos e pesquisas de alta qualidade visando subsidiar o Planejamento, o Desenvolvimento e a Política Energética Nacional.

Visão. Ser uma organização proativa, inovadora e reconhecida por sua excelência técnica em estudos e pesquisas no Setor Energético.

Propósito. O futuro da energia começa na EPE.

Valores Organizacionais. Constituem-se como os norteadores das ações dos empregados e dirigentes da empresa:

  • Comprometimento. Alinhamo-nos à missão, visão e objetivos institucionais da Empresa, superando obstáculos e encarando os desafios como força motivadora para atingir o resultado efetivo para a sociedade brasileira.

  • Diálogo. Buscamos a prática do diálogo franco, respeitoso e profissional, num ambiente de convivência e estímulo a diferentes perspectivas, respeitando a opinião alheia e o direito democrático de expressão das pessoas e entidades que se relacionam com a instituição, como instrumento para a integração, inovação e relevância do nosso trabalho.

  • Ética. Em nossas ações, compromissos e relações em geral, consideramos essenciais a transparência, a impessoalidade, a integridade, a isonomia e a não discriminação como fundamentos para uma atuação visando um planejamento energético de excelência.

  • Inovação. Estamos permanentemente em busca de novas formas, práticas e atitudes que geram valor para a sociedade e que estejam alinhadas às transformações tecnológicas no setor energético e à gestão pública e corporativa.

  • Respeito ao Ser Humano. Em nossas atitudes valorizamos e respeitamos a dignidade, as necessidades e os direitos individuais e a diversidade, pois entendemos a pluralidade e a cidadania como chaves para uma rica troca de experiências entre os colaboradores e sociedade.

Assim, o Mapa Estratégico da EPE, definido para o ciclo 2022-2026, traduz não apenas a identidade empresarial, mas também os onze objetivos estratégicos a serem perseguidos pela organização neste período, organizados, dentro da lógica do Balanced Scorecard sob três perspectivas: Apoio a Gestão (AG), Processos Finalísticos (PF) e Sociedade (S).

Mapa Estratégico da EPE (ciclo 2022-2026)

Figura 1. Mapa Estratégico da EPE (ciclo 2022-2026)

De acordo com o documento aprovado por meio da Deliberação do Conselho de Administração DCA nº 02/211ª, em 10 de dezembro de 2021, o Conselho de Administração acompanhará a evolução da implementação do Plano Estratégico de Longo Prazo 2022-2026, ao final de cada exercício, por meio de indicadores qualitativos que demonstram a satisfação tanto do Ministério de Minas e Energia (MME), quanto dos principais agentes de mercado com os produtos e serviços elaborados pela empresa, bem como o impacto desses indicadores no atingimento dos objetivos estratégicos vinculados às Perspectivas da Sociedade e dos Processos Finalísticos (S1, S2, PF1, PF2, PF3 e PF4).

Plano de Negócios Anual 2022

Plano de Negócios Anual 2022 – Ago.22
Plano de Negócios Anual 2022 – Apresentação Síntese
Plano de Negócios Anual 2022 – Detalhamento Ago.22
Plano de Negócios Anual 2022 – Balanço 2º Quadrimestre
Plano de Negócios Anua l2022 - Balanço 3º Quadrimestre

O Plano de Negócios Anual (PNA), antigo Plano de Negócios (PN), é um instrumento de Gestão Estratégica do Conselho de Administração que orienta as ações da Diretoria Executiva no exercício anual seguinte e apresenta o conjunto dos recursos orçamentários, humanos, logísticos e de tecnologia de informações e comunicações que viabilizarão as ações planejadas, bem como os riscos associados à sua realização, em conformidade com o que determina o inciso I do parágrafo 1º do art. 23 da Lei nº 13.303/2016. 

É no PNA que o Conselho de Administração dá a instrução à Diretoria Executiva para elaborar os planos táticos do exercício anual seguinte, assim como define os indicadores, as metas e a periodicidade de monitoramento, com vistas à supervisão da eficiência das ações estratégicas da empresa para o atingimento dos objetivos estratégicos e alcance da visão institucional definidas nos médio e longo prazos, no âmbito do Plano Estratégico de Longo Prazo (PLP).

A Diretoria Executiva, na proposição do PNA 2022, estruturou os seguintes planos táticos:

  • Portfólio de Ações Recorrentes para o Planejamento Energético (ARP);

  • Portfólio de Ações de Suporte e Assessoramento à Política Pública (ASP);

  • Portfólio de Ações Transformadoras (ATF); e

  • Portfólio de Ações de Tratamento de Riscos Estratégicos (ATR).


Na proposição do Balanço do 2° Quadrimestre do PNA 2022, a Diretoria Executiva e o Conselho de Administração aprovaram a inserção do Portfólio de Ações de Comunicação e Participação Social (ACP).  Já o Portfolio de Ações Recorrentes de Governança e Gestão será objeto de avaliação pela Diretoria Executiva ainda ao longo de 2022, para possível inclusão no PNA 2023


O monitoramento e controle das ações contidas nos planos táticos tornará possível a avalição de quaisquer atrasos e postergações de programas, projetos e processos estratégicos para além do horizonte anual, aferindo o impacto não só na ação, mas também no alcance do(s) objetivo(s) estratégico(s) do Plano Estratégico de Longo Prazo (PLP) 2022-2026 a que eles estejam vinculados.

Cumpre ressaltar que, enquanto os planos estratégicos são revistos anualmente pelo Conselho de Administração, os planos táticos podem ser revisados pela Diretoria Executiva a qualquer momento e as mudanças são consolidadas nos balanços quadrimestrais, previstos para os meses de abril, agosto e dezembro.

Assim, para o ano de 2022, o Comitê Executivo de Gestão Estratégica (CGE-X) propôs à Diretoria Executiva e ao Conselho de Administração uma carteira com 85 ações, contendo 18 planos e estudos referenciais recorrentes para o Planejamento Energético; 14 ações de suporte e assessoramento à Política Pública; 24 ações transformadoras e 29 ações de Tratamento de Riscos Estratégicos.

Desse modo, a proposta de Revisão e Atualização do Plano de Negócios Anual (PNA) 2022, proposta à Diretoria Executiva e ao Conselho de Administração, totaliza 101 ações estratégicas, quais sejam: 18 ações no Portfólio de Ações Recorrentes para o Planejamento Energético (ARP), 14 ações no Portfólio de Ações de Suporte e Assessoramento à Política Pública (ASP), 24 ações no Portfólio de Ações Transformadoras (ATF), 27 ações no Portfólio de Ações de Tratamento de Riscos Estratégicos (ATR) e 18 ações no Portfólio de Ações de Comunicação e Participação Social (ACP), sendo 12 ações estratégicas com início em 2023. 

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Figura 1. Plano de Negócios Anual 2022 – Ações Estratégicas

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Figura 2. Plano de Negócios Anual 2022 – Ações Recorrentes para o Planejamento Energético

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Figura 3. Plano de Negócios Anual 2022 – Ações de Suporte e Assessoramento à Política Pública

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Figura 4. Plano de Negócios Anual 2022 – Ações Transformadoras

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Figura 5. Plano de Negócios Anual 2022 – Ações de Tratamento de Riscos Estratégicos

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Figura 6. Plano de Negócios Anual 2022 – Ações de Comunicação e Participação Social

Vale destacar que esta lista de produtos e serviços não é exaustiva e pode ainda variar ao longo de 2022 em função, principalmente, da agenda da Política Pública. Além disso, é importante ressaltar que, uma vez que os recursos orçamentários e humanos da empresa são finitos, novas prioridades podem comprometer a execução das ações previstas.

Ressalta-se que os programas, projetos e operações contidas no PNA 2022 impactarão mais ou menos os resultados da empresa, dependendo da complexidade, alcance, escopo, cronograma, riscos associados etc., mas todos eles devem estar assertivamente conectados à estratégia estabelecida. Além disso, cabe destacar que, tendo em vista a natureza dos trabalhos desenvolvidos pela EPE, o impacto de grande parte dos estudos e pesquisas não será imediato às suas entregas. 

Por fim, mister destacar que o PNA 2022 apresenta não apenas a carteira de projetos e programas estratégicos para o exercício de 2022, mas também as estratégias de comunicação – Plano de Comunicação Integrada (Figura 6) – e uma breve análise dos riscos estratégicos associados à sua execução, uma vez que se entende que, caso as ações previstas no PNA 2022 não sejam realizadas, corre-se o risco de se comprometer a Estratégia de Longo Prazo definida no âmbito do PLP 2022-2026, o que, além de impactar no atingimento das metas e resultados organizacionais, pode reduzir o valor da marca e afetar a credibilidade, a perenidade e a continuidade dos negócios. 


Figura 7. Plano de Negócios Anual 2022 – Ações de Comunicação e Participação Social

O Conselho de Administração acompanhará a implementação do PNA 2022 por meio de indicadores quantitativos medidos quadrimestralmente, a partir dos resultados da evolução do escopo e cronograma das ações estratégicas que fazem parte dos planos táticos a ele vinculados.