Segunda etapa do Leilão de Transmissão nº 1/2026 tem deságio e contrata todos os lotes

Publicado em 3 de julho de 2026

Foi realizada hoje, dia 3 de julho de 2026, na Bolsa de Valores de São Paulo, a segunda etapa do Leilão de Transmissão nº 1/2026. O certame contou com quatro lotes e investimentos estimados em R$ 1,8 bilhão. O leilão teve todos os lotes arrematados, dando sequência à série de leilões com 100% de sucesso desde 2017.

Os empreendimentos licitados são oriundos dos estudos de planejamento da expansão da transmissão coordenados pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE). Esses estudos são realizados de forma contínua e contam com a participação de diversos agentes do setor elétrico, tais como transmissoras e as distribuidoras, com estreita interação institucional entre EPE, Ministério de Minas e Energia, Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e Operador Nacional do Sistema Elétricp (ONS).

Para mais detalhes sobre este leilão e outros eventos relacionados às licitações de transmissão, visite a seção específica de leilões de transmissão deste site e confira o Fact Sheet preparado especificamente para o certame.

Clique aqui para acessar.​​

Notícias Relacionadas

EPE recebe prêmio por excelência em planejamento energético durante o EVEx Brasil 2026

03/07/2026 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) foi homenageada durante o EVEx Brasil 2026 com o prêmio "Vanguarda em Planejamento e Inteligência Setorial", reconhecimento concedido a instituições que se destacam pela excelência técnica, inovação e contribuição para o desenvolvimento do setor energético. A premiação ocorreu durante o evento realizado nos dias 1º e 2 de julho em João Pessoa (PB). Com o tema "Pulsar Ibero-Americano: O Ritmo da Nova Energia", o evento reuniu autoridades, especialistas e representantes do setor energético do Brasil e de outros países para discutir os principais desafios e oportunidades da transição energética.

EPE publica Rodadas de Licitação no Mundo em 2026

03/07/2026 - O documento reúne informações sobre rodadas realizadas em 2025 e iniciativas em andamento ou previstas para 2026 em diferentes países, destacando como as ofertas de áreas exploratórias representam estratégias de segurança energética, atração de investimentos e reposição de reservas.

Primeiro caderno do PDE 2036 reúne contexto, perspectivas e premissas para o setor energético

03/07/2026 - O Ministério de Minas e Energia (MME) e a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) publicaram, nesta sexta-feira (3/7), o Caderno de Contexto, Perspectivas e Premissas, primeira publicação do Plano Decenal de Expansão de Energia 2036 (PDE 2036).

EPE participa do workshop “Planejamento da Transmissão para a Transição Energética”

03/07/2026 - O evento propôs discussões qualificadas sobre oportunidades de integração e planejamento das ações de reforços e melhorias na transmissão, além de questões como planejamento mais antecipado, mapeamento de equipamentos críticos, estudos prospectivos de atendimento a grandes cargas e integração entre planejamento e execução de obras de transmissão.

EPE e ONS Divulgam Nota Técnica com a Metodologia, Premissas e Critérios para os Leilões de Reserva de Capacidade (LRCAP) de 2026 – Armazenamento Nacional e Armazenamento

03/07/2026 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) divulga Nota Técnica conjunta com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) (NT-ONS DPL 0057/2026 / EPE-DEE-RE-067/2026-r0). O documento apresenta a metodologia, as premissas e os critérios a serem adotados para a definição da Capacidade Remanescente do SIN