EPE é premiada com o Selo Ouro do Instituto ODS

Publicado em 6 de outubro de 2026

selo-ods-ouro.pngNo dia 23 de setembro, a EPE foi premiada com o Selo ODS Ouro​, no âmbito do Programa de Certificação ODS. A premiação ocorreu na Conferência Nacional pela Paz e Sustentabilidade, realizada na Federação para a Paz Universal (UPF), em São Paulo. O processo de certificação ODS ocorreu ao longo do ano de 2026 e contou com a participação de todas as Diretorias e da Presidência da empresa.

Durante o ciclo 2026 da certificação, foram mapeados os projetos e processos da empresa relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da Organização das Nações Unidas (ONU). Em sequência, as diversas áreas da EPE contribuíram com as informações relativas aos projetos, como o objetivo, o público-alvo, a metodologia, os indicadores e os resultados alcançados no período correspondente. Para receber a certificação, os projetos deveriam apresentar resultados no período entre junho de 2025 e julho de 2026. Além disso, a EPE também participou do treinamento e da mentoria realizados pela Certificação.

Ao final desse processo, os projetos submetidos foram auditados por uma auditoria independente, que certificou todos os 17 projetos submetidos pela EPE, sendo 15 destes com a nota máxima.

Para compartilhar a conquista e ampliar o conhecimento interno sobre os trabalhos reconhecidos, a EPE disponibiliza o Caderno ODS Selo Ouro 2026 e a Apresentação ODS 7 e Agenda 2030. Os materiais permitem conhecer os projetos e processos submetidos, seus objetivos, principais resultados e contribuições para a Agenda 2030, mostrando como entregas de diferentes áreas compõem uma atuação institucional integrada.

​Caderno ODS Selo Ouro 2026;
​Apresentação ODS 7 e Agenda 2030;
Presentation SDG 7 and the 2030 Agenda​. 

Este foi o terceiro ano consecutivo de participação da EPE na Certificação ODS. Em 2024, a empresa havia alcançado o Selo Bronze, com dois projetos certificados. Já em 2025, a EPE certificou 10 projetos, conquistando o Selo Prata. A conquista do Selo Ouro em 2026 representa a continuidade e a evolução das ações da EPE alinhadas aos ODS.

A EPE foi representada na Cerimônia de premiação pela Analista de Pesquisa Energética Natália Gonçalves de Moraes. A cerimônia marcou o compromisso da EPE com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a Agenda 2030 da ONU, e o resultado alcançado evidencia a presença da sustentabilidade como um pilar nos estudos, nas práticas corporativas e nas parcerias da empresa.

​​​​Siga nosso canal de notícias no WhatsApp.​​

Notícias Relacionadas

Mais elétrico, mais renovável, mais flexível: PDE 2036 projeta a energia do Brasil nos próximos dez anos e abre Consulta Pública

08/10/2026 - Relatório Síntese do PDE 2036 aponta crescimento da demanda de energia, novas tecnologias e cerca de R$ 3,3 trilhões em investimentos até 2036. Sociedade poderá contribuir para o aprimoramento do planejamento.

EPE publica edição de 2026 do Informe de Monitoramento sobre a política de E&P de petróleo e gás

07/10/2026 - Para proporcionar uma visão mais abrangente da evolução do setor de exploração e produção de petróleo e gás natural no Brasil, o documento também incorpora indicadores complementares relacionados à atividade exploratória, à eficiência operacional e à sustentabilidade das operações. Esses indicadores adicionais não substituem os indicadores estabelecidos pela resolução, mas complementam sua análise, refletindo transformações observadas no setor nos últimos anos.

EPE publica Fact Sheet “Leilão de Transmissão N° 04/2026: Estudos de Planejamento Setorial"

05/10/2026 - O próximo leilão de transmissão, previsto para 30 de outubro, contará com R$ 8,9 bilhões em investimentos na construção de 1.866 quilômetros de linhas de transmissão em sete estados do Brasil. Para explicar de onde vêm as obras dos leilões de transmissão, como se dá o processo de escolha dos empreendimentos, os grandes números envolvidos no certame, além de outras perguntas, a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) preparou o Fact Sheet “O Leilão de Transmissão N° 04/2026: Estudos de Planejamento Setorial".

EPE participa do 56º Cinase com discussões sobre desafios da transmissão, geração e da integração de recursos energéticos distribuídos

05/10/2026 - Planejamento energético, desafios da transmissão e da geração de energia elétrica, operacionais e tarifários na integração de recursos energéticos distribuídos foram alguns dos temas discutidos por representantes da EPE no primeiro dia do 56º Circuito Nacional do Setor Elétrico (Cinase).

EPE participa do CIGRE Energy Forum International Conference & Exhibition

05/10/2026 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) participou do CIGRE Energy Forum International Conference & Exhibition, realizado entre os dias 21 e 24 de setembro de 2026, em Calgary, no Canadá. A EPE foi representada pelo Assessor da Presidência, Francisco Victer, e pelo Superintendente de Transmissão de Energia, Thiago Dourado.