Resenha Mensal: O consumo de energia elétrica no Brasil totalizou 37.715 GWh em julho

O consumo de energia elétrica no Brasil totalizou 37.715 GWh em julho, representando recuo de 1,5% sobre igual mês de 2019, a menor queda em relação aos últimos três meses. A redução no consumo foi puxada pelas classes industrial e principalmente a comercial que continuaram impactadas pelos efeitos do distanciamento social imposto pela COVID-19. O consumo acumulado em 12 meses alcançou 470.645 GWh, registrando uma variação negativa de 1,8%.

Diferente de junho onde todas as regiões do país apresentaram retração no consumo de eletricidade, em julho as regiões Norte (+2,7%) e Centro-Oeste (+0,1%) registraram taxas positivas em relação ao mesmo mês de 2019. Já o Sudeste (-1,9%), o Sul (-2,1%) e o Nordeste (-2,5%) continuaram assinalando quedas no consumo de energia elétrica no mês.

A classe Industrial (-1,6%) assinalou em julho uma taxa negativa mais suave em relação aos últimos meses, puxada pelos recuos das regiões Sul (-3,9%), Nordeste (-2,4%) e Sudeste (-2,2%). Em relação aos ramos industriais, as reduções mais significativas no consumo industrial em julho ocorreram nos setores automotivos (-24,3%) e têxtil (-14,0%).

No mesmo sentido, a classe Comercial continuou em julho fortemente impactada pelo distanciamento social imposto pela COVID-19, anotando retração de 14,2% com redução generalizada do consumo entre as regiões do país.

Por sua vez, o consumo Residencial cresceu 6,6% em julho, exibindo a maior alta no ano. As regiões Sul (+8,8%) e Sudeste (+6,6%) tiveram importante contribuição para esse resultado, crescendo bem acima da média dos últimos 12 meses (+3,4% e +0,3% respectivamente).

Quanto às modalidades de contratação de energia, o destaque fica por conta do mercado dos consumidores livres, que em julho avançou 1,5%. Já o mercado cativo decresceu 3,2%, queda inferior da observada em junho.

Clique nos links para acessar a Resenha Mensal e o Podcast com a Analista de Pesquisa Energética Lena Santini Souza Menezes Loureiro

Redes Sociais.png

Notícias Relacionadas

EPE publica Brazilian Oil & Gas Report 2020/2021

23/09/2021 - RIO DE JANEIRO – A pandemia de Covid-19 teve um impacto considerável na demanda brasileira de petróleo e gás, afetando os investimentos no setor. No entanto, a economia vem se recuperando, com a demanda chegando próxima aos picos anteriores, mesmo com o transporte aéreo e a mobilidade ainda defasados.

Leilão de Reserva de Capacidade de 2021: EPE publica preços de referência dos combustíveis

22/09/2021 - A Empresa de Pesquisa Energética disponibiliza o Informe Técnico com as referências de preços de combustíveis para o Leilão de Reserva de Capacidade 2021. O Informe Técnico nº EPE-DEE-IT-107/2021 apresenta as informações que subsidiam a determinação do Custo Variável Unitário (CVU), que será utilizado na definição da Garantia Física (GF) dos projetos termelétricos, com vistas à participação no referido certame.

Leilão de Energia Existente A-2 de 2021: EPE publica preços de referência dos combustíveis

21/09/2021 - A Empresa de Pesquisa Energética disponibiliza o Informe Técnico com as referências de preços de combustíveis para o Leilão de Energia Existente A-2/2021. O Informe Técnico nº EPE-DEE-IT-106/2021 apresenta as informações que subsidiam a determinação do Custo Variável Unitário (CVU), que será utilizado na definição da Garantia Física (GF), dos valores esperados do Custo Variável da Operação (COP) e do Custo Econômico de Curto Prazo (CEC) dos projetos termelétricos, com vistas à participação no referido certame.

EPE publica Nota Técnica sobre Modelos econométricos de projeções dos preços do petróleo

20/09/2021 - Apesar do comportamento muitas vezes cíclico dos preços de petróleo, a alta volatilidade é frequente. Todavia, mesmo diante da variabilidade na trajetória de preços, o exercício de projeção é essencial para apoio ao desenvolvimento econômico e ao planejamento energético, fundamentando decisões estabilizadoras e alocativas, influenciando investimentos no setor e/ou na busca de alternativas.

Procedimento Competitivo Simplificado de 2021: EPE publica orientações para cadastramento

20/09/2021 - O Ministério de Minas e Energia (MME) publicou na edição extra do Diário Oficial da União (DOU), desta sexta-feira (17/9), a Portaria Normativa nº 24/GM/MME/2021 com as diretrizes para realização do Procedimento Competitivo Simplificado de 2021. A notícia completa sobre o Leilão pode ser encontrada na página do MME.