Mulheres na Energia Assinam Pacto por Equidade de Gênero e Premiam Heloísa Borges da EPE

​No dia 23 de setembro, segunda-feira, das 18h às 21h, o rooftop do prédio da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) será palco de um evento significativo para a inclusão feminina nos setores de energia e mineração. Durante um coquetel promovido pela iniciativa "Sim, Elas Existem", será assinado o   Pacto pela Equidade de Gênero na Energia  , unindo quase 20 entidades que defendem a maior inserção de mulheres nesses setores.

A EPE, reconhecida por seu compromisso com a diversidade e inclusão, é patrocinadora desse importante evento. A iniciativa "Sim, Elas Existem" promove a igualdade de gênero nos setores de energia e mineração, reforçando o papel das mulheres em áreas historicamente dominadas por homens. 

Premiação e Reconhecimento de Mulheres de Destaque


Durante o evento, a Diretora de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis da EPE,   Heloísa Borges  , será uma das homenageadas, recebendo o prêmio   Sim, Elas Existem   das mãos do Presidente da EPE, Thiago Prado. O prêmio, em sua edição 2025, será entregue a três mulheres que se destacaram por suas contribuições significativas e por atuarem como exemplos de liderança, competência e inovação no setor.

MulheresEnergia-09-2024.jpg

Ações da EPE para Diversidade e Inclusão 


A EPE orgulha-se de sua trajetória de inclusão. Hoje, as mulheres representam   40% da força de trabalho   da empresa, sendo   43,5% dos cargos de gestão   ocupados por elas. Além disso, as mulheres correspondem a   40% das lideranças   da EPE. Em termos de   equidade salarial , a EPE mantém uma remuneração média das mulheres   12,5% superior   à dos homens para funções equivalentes, conforme relatado ao Ministério do Trabalho e Emprego. 

Outro marco importante foi a participação da EPE no   Pacto pela Diversidade, Equidade e Inclusão nas Empresas Estatais Federais , uma iniciativa que visa fortalecer as estratégias de diversidade no setor público. Até agora, apenas 33 empresas estatais assinaram o pacto, com a EPE entre elas. 

Políticas em Andamento 


A EPE também está em processo de implementação da   Política de Promoção da Equidade de Gênero, Raça e Diversidade na Ocupação de Funções de Liderança  . Esta foi a primeira proposta submetida a uma consulta pública interna, um passo essencial para garantir que oportunidades de liderança sejam acessíveis a todos. 

Além disso, a empresa ampliou a atuação de sua   Ouvidoria  , destacando a   Ouvidoria da Mulher   para garantir um acolhimento adequado e confidencial às denúncias, promovendo um ambiente mais seguro e equitativo. 

Comitê Interno e Selo Pró-Equidade 


A EPE recentemente recompôs seu   Comitê Interno de Gênero, Raça e Diversidade (CIGRAD), incentivando a participação em eventos externos, como o "Sim, Elas Existem", para fortalecer o diálogo sobre equidade no setor. A empresa também submeteu sua candidatura ao Selo Pró-Equidade de Gênero e Raça, em reconhecimento às iniciativas para promover um ambiente mais inclusivo.

MulheresEnergia2-09-2024.jpg

Encerramento 


O evento "Sim, Elas Existem" é uma oportunidade para celebrar a força e presença das mulheres no setor energético, refletir sobre os avanços e construir um futuro mais equitativo. A EPE, comprometida com a inclusão, reafirma seu papel de destaque na promoção de igualdade de gênero. 

Para mais informações:
Assessoria de Comunicação da EPE
comunicação@epe.gov.br

Notícias Relacionadas

Nota de Esclarecimento Jornalística 04/2025

14/04/2025 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) vem esclarecer, em resposta a artigo de opinião publicado no site do portal Bahia Econômica intitulado “Hidrogênio Verde e Nordeste”, que sua atuação, ao longo de 20 anos, tem sido pautada por estudos técnicos de alta qualidade, fundamentais para atrair investimentos e garantir a segurança energética do Brasil.

Ministro Alexandre Silveira destaca papel estratégico da EPE ao lado do presidente Thiago Prado

10/04/2025 - Em encontro recente com o presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Thiago Prado, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, reafirmou a importância da EPE como peça-chave no planejamento do setor energético nacional.

EPE conquista Selo Ouro de Empresa Amiga da Mulher do governo do RJ

02/04/2025 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) conquistou o Selo Ouro de Empresa Amiga da Mulher, uma iniciativa do governo do estado do Rio de Janeiro que visa reconhecer empresas que adotam práticas para promover a igualdade de gênero no ambiente de trabalho, criando espaços mais inclusivos, justos e seguros para as mulheres.

EPE destaca no forum global SEforALL a importancia da Coalizao Global para o Planejamento Energetico na conexao entre planejamento energetico e financiamento

14/03/2025 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) participou, a convite do Ministério de Minas e Energia (MME), do painel “Accelerating Clean Energy Transition Through Enhanced Energy Planning” (“Aceleração da Transição para Energia Limpa por meio da Intensificação do Planejamento Energético”) no SEforALL Global Forum, realizado em Barbados.

Diretora da EPE palestra na CERAWeek sobre cenários de net zero e COP-30 e participa de debate sobre investimentos na América Latina

13/03/2025 - A Diretora de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Heloisa Borges, está em Houston, nos Estados Unidos, para a edição de 2025 da CERAWeek, importante conferência anual do setor energético. De 10 a 14 de março, o evento reunirá mais de 10 mil participantes, entre ministros, executivos, agentes públicos e jornalistas de 80 países, segundo a S&P Global, proponente do evento.