Com foco inteiramente voltado para o novo consumidor de energia e suas várias possibilidade de interação no mercado brasileiro, o Grupo CanalEnergia promoveu nos dias 18 e 19 de outubro, em São Paulo, a primeira edição do Energy Expo Forum. Composto por congresso, workshop e feira de negócios, o evento teve a pretensão de municiar os participantes com informações e cenários da indústria de eletricidade, abrindo oportunidade de negócio para os clientes comercial e industrial. Ambos já podem atuar como compradores de energia diretamente das distribuidoras ou no mercado livre.
"O Energy Expo Forum veio para ocupar um lugar importante no merccado, sendo o primeiro grande evento direcionado exclusivamente para o consumidor, seja ele do mercado livre ou do mercado cativo. Ele já nasceu importante, com uma adesão muito grande do mercado, e eu não tenho dúvidas que o Expo Forum irá se estabelecer como um dos principais eventos do setor elétrico nacional", avaliou o presidente do Grupo CanalEnergia, Rodrigo Ferreira.
A programação dos painéis de debate evidenciou a proposta de pôr o novo consumidor de energia no centro das discussões.
O congresso foi dividido em três segmentos distintos: GD & Autoprodução, Mercado Livre e Eficiência Energética, com sessões de abertura unindo as três áreas.
No primeiro dia, o debate inicial, a cargo do presidente da Empresa de Pesquisa Energética, Luiz Augusto Barroso, teve como foco a abertura de mercado à luz da Consulta Pública 33 e sua abordagem para os consumidores.
A EPE também esteve representada por Gustavo Naciff (Consultor Técnico II da SEE.) e Patrícia Nunes (Superintendente Adjunto, SGE )
No segundo dia, aconteceu um talk show que discutiu "Quem é o futuro consumidor de energia?", com apresentação principal feita pelo diretor técnico da PSR Consultoria, Bernardo Bezerra, e a presença de debatedores.
Os painéis de GD & Autoprodução abordaram temas como práticas de mercado, geração compartilhada, autoconsumo remoto, oportunidades em cogeração e mecanismos de resposta da demanda. A parte de Mercado Livre levantou a discussão de temas como o futuro do ACL, formação de preços e tarifas no Brasil e migração do mercado regulado para o livre. As sessões de Eficiência Energética, por sua vez, foram centradas em discussões que tocam aspectos como financiamentos, incentivos fiscais, construção civil, green buildings e projetos de climatização e iluminação.
A programação de workshops, sempre a cargo de representantes de empresas do setor, aprofundou os macrotemas trazidos no congresso, entrando nas especificidades de cada assuntos. No caso dos mercado livre, pontos como desafios, perspectivas e as múltiplas plataformas de negociação foram esmiuçados em sessões próprias. Outros temas que foram apresentados nos workshops são o futuro da comercialização de energia, o novo consumidor digital, gestão de riscos na comercialização, impacto da qualidade da energia elétrica na eficiência energética dos consumidores.
Por fim, a feira de negócios do Energy Expo Forum reuniu, em um amplo espaço, diversas empresas relacionadas às atividades de comercialização de energia, soluções de geração distribuída, eficiência energética, medição, cogeração, financiamento e consultorias. Entre as companhias presentes, apresentando suas soluções para uma melhor gestão energética dos consumidores comerciais e industriais, estavam AES Tietê, América Energia, BBCE, CPFL Serviços, Comerc Energia, Ecom Energia, EDP Brasil, Engie, Metha Soluções, Paradigma Business Solutions e Votorantim Energia.
Fonte da Notícia: CanalEnergia
