Luiz Barroso, presidente da EPE, palestra no "Energy Expo Forum"

Com foco inteiramente voltado para o novo consumidor de energia e suas várias possibilidade de interação no mercado brasileiro, o Grupo CanalEnergia promoveu nos dias 18 e 19 de outubro, em São Paulo, a primeira edição do Energy Expo Forum. Composto por congresso, workshop e feira de negócios, o evento teve a pretensão de municiar os participantes com informações e cenários da indústria de eletricidade, abrindo oportunidade de negócio para os clientes comercial e industrial. Ambos já podem atuar como compradores de energia diretamente das distribuidoras ou no mercado livre.

"O Energy Expo Forum veio para ocupar um lugar importante no merccado, sendo o primeiro grande evento direcionado exclusivamente para o consumidor, seja ele do mercado livre ou do mercado cativo. Ele já nasceu importante, com uma adesão muito grande do mercado, e eu não tenho dúvidas que o Expo Forum irá se estabelecer como um dos principais eventos do setor elétrico nacional", avaliou o presidente do Grupo CanalEnergia, Rodrigo Ferreira. 

A programação dos painéis de debate evidenciou a proposta de pôr o novo consumidor de energia no centro das discussões.

O congresso foi dividido em três segmentos distintos: GD & Autoprodução, Mercado Livre e Eficiência Energética, com sessões de abertura unindo as três áreas. 

No primeiro dia, o debate inicial, a cargo do presidente da Empresa de Pesquisa Energética, Luiz Augusto Barroso, teve como foco a abertura de mercado à luz da Consulta Pública 33 e sua abordagem para os consumidores.

A EPE também esteve representada por Gustavo Naciff (Consultor Técnico II da SEE.) e Patrícia Nunes (Superintendente Adjunto, SGE )

No segundo dia, aconteceu um talk show que discutiu "Quem é o futuro consumidor de energia?", com apresentação principal feita pelo diretor técnico da PSR Consultoria, Bernardo Bezerra, e a presença de debatedores.

Os painéis de GD & Autoprodução abordaram temas como práticas de mercado, geração compartilhada, autoconsumo remoto, oportunidades em cogeração e mecanismos de resposta da demanda. A parte de Mercado Livre levantou a discussão de temas como o futuro do ACL, formação de preços e tarifas no Brasil e migração do mercado regulado para o livre. As sessões de Eficiência Energética, por sua vez, foram centradas em discussões que tocam aspectos como financiamentos, incentivos fiscais, construção civil, green buildings e projetos de climatização e iluminação.

A programação de workshops, sempre a cargo de representantes de empresas do setor, aprofundou os macrotemas trazidos no congresso, entrando nas especificidades de cada assuntos. No caso dos mercado livre, pontos como desafios, perspectivas e as múltiplas plataformas de negociação foram esmiuçados em sessões próprias. Outros temas que foram apresentados nos workshops são o futuro da comercialização de energia, o novo consumidor digital, gestão de riscos na comercialização, impacto da qualidade da energia elétrica na eficiência energética dos consumidores.

Por fim, a feira de negócios do Energy Expo Forum reuniu, em um amplo espaço, diversas empresas relacionadas às atividades de comercialização de energia, soluções de geração distribuída, eficiência energética, medição, cogeração, financiamento e consultorias. Entre as companhias presentes, apresentando suas soluções para uma melhor gestão energética dos consumidores comerciais e industriais, estavam AES Tietê, América Energia, BBCE, CPFL Serviços, Comerc Energia, Ecom Energia, EDP Brasil, Engie, Metha Soluções, Paradigma Business Solutions e Votorantim Energia.

Fonte da Notícia: CanalEnergia

Exergy_expo_forum_02.jpeg

Notícias Relacionadas

Delegação da África do Sul visita a EPE para intercâmbio sobre planejamento e leilões de transmissão

09/05/2025 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) recebeu na terça-feira, 7, uma delegação de 25 representantes da África do Sul para um intercâmbio técnico voltado ao fortalecimento institucional e à estruturação de investimentos privados em transmissão de energia. A visita foi articulada pelo Ministério de Minas e Energia (MME), em coordenação com instituições parceiras brasileiras.

Nota de Esclarecimento Jornalística 04/2025

14/04/2025 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) vem esclarecer, em resposta a artigo de opinião publicado no site do portal Bahia Econômica intitulado “Hidrogênio Verde e Nordeste”, que sua atuação, ao longo de 20 anos, tem sido pautada por estudos técnicos de alta qualidade, fundamentais para atrair investimentos e garantir a segurança energética do Brasil.

Ministro Alexandre Silveira destaca papel estratégico da EPE ao lado do presidente Thiago Prado

10/04/2025 - Em encontro recente com o presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Thiago Prado, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, reafirmou a importância da EPE como peça-chave no planejamento do setor energético nacional.

EPE conquista Selo Ouro de Empresa Amiga da Mulher do governo do RJ

02/04/2025 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) conquistou o Selo Ouro de Empresa Amiga da Mulher, uma iniciativa do governo do estado do Rio de Janeiro que visa reconhecer empresas que adotam práticas para promover a igualdade de gênero no ambiente de trabalho, criando espaços mais inclusivos, justos e seguros para as mulheres.

EPE destaca no forum global SEforALL a importancia da Coalizao Global para o Planejamento Energetico na conexao entre planejamento energetico e financiamento

14/03/2025 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) participou, a convite do Ministério de Minas e Energia (MME), do painel “Accelerating Clean Energy Transition Through Enhanced Energy Planning” (“Aceleração da Transição para Energia Limpa por meio da Intensificação do Planejamento Energético”) no SEforALL Global Forum, realizado em Barbados.