Lançamento da Plataforma inova-e

barra.png

Em 2018, quando o Brasil participou da iniciativa internacional Mission Innovation (aliança para colaboração no aumento dos investimentos em inovação em energias limpas), ficou evidente o desafio de se reportar os investimentos do país em pesquisa e desenvolvimento. Na busca por este objetivo, o governo brasileiro encontrou como parceiros o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) e a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL), através da iniciativa Big Push para a Sustentabilidade. Desta ampla convergência de motivações nasceu, em 2019, o Energy Big Push (EBP), iniciativa colaborativa que conta com a participação de diversas instituições e especialistas das áreas de energia e inovação, com destaque para as valorosas contribuições da Agência Internacional de Energia (IEA).

Um dos eixos desenvolvidos pelo EBP Brasil foi a construção de uma base de dados inédita de investimentos públicos e publicamente orientados em Pesquisa, Desenvolvimento e Demonstração (PD&D) no setor de energia no Brasil, cobrindo o período entre 2013 e 2018. Em 2020, findo o referido projeto, o Ministério de Minas e Energia (MME) instruiu a EPE a estruturar uma plataforma em seu sítio eletrônico de forma a disponibilizar aos mais diversos públicos os resultados até então obtidos e possibilitar a atualização anual dos mesmos. Assim, com o apoio técnico e financeiro do Reino Unido e sob coordenação da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), execução do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) e do Programa de Energia para o Brasil (BEP) do Reino Unido, foi concretizada a plataforma digital inova-e.

Este projeto permite materializar os esforços coletivos empreendidos desde o ano de 2018 na área de inovação em energias limpas, além de contribuir para o fortalecimento da governança e das políticas públicas nesta área, vide recentes Resoluções[1] por parte do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE). O trabalho desenvolvido também possibilitou pela primeira vez o Brasil integrar a principal publicação de PD&D da IEA, que a partir de uma mesma classificação permite comparabilidade entre os países.

Com o intuito de dar visibilidade a este relevante esforço coletivo, a EPE tem o prazer de promover e divulgar o evento de lançamento da Plataforma inova-e no dia 13 de agosto de 2021, entre 14h e 15h30 (horário de Brasília) no nosso canal do youtube.

A agenda do evento encontra-se abaixo.

programação-(v5).png

[1] Maiores detalhes destes resultados:

(i) Resolução nº2/2021 do CNPE que estabelece orientações sobre pesquisa, desenvolvimento e inovação no setor de energia, em áreas como hidrogênio, armazenamento, transformação digital, biocombustíveis, entre outras. A EPE subsidiou tecnicamente o MME para a elaboração da resolução, com base nas informações do Energy Big Push (EBP) e da Plataforma.     

(ii) Resolução nº6/2021 do CNPE que inicia estudo para elaboração de diretrizes do Programa Nacional de Hidrogênio. Conforme determina o CNPE, tais diretrizes devem levar em consideração o desenvolvimento do mercado de hidrogênio no Brasil e a inclusão como um dos temas prioritários para investimentos em pesquisa e inovação, conforme Resolução CNPE nº 2, de 10 de fevereiro de 2021, mencionada acima.   

(iii) Elaboração por parte da EPE de Nota Técnica intitulada "Bases para a Consolidação da Estratégia Brasileira do Hidrogênio" como subsídio ao MME para a elaboração da Resolução nº6/2021. Esta nota também utiliza informações do EBP e Plataforma no que se refere à hidrogênio.   

 


Notícias Relacionadas

EPE Participou do Evento ENASE 2024

24/06/2024 - Nos dias 19 e 20 de junho, o setor elétrico brasileiro teve um encontro marcante durante o ENASE 2024, o Encontro Nacional de Agentes do Setor Elétrico. Realizado no luxuoso Hotel Windsor Oceânico, localizado na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, o evento é reconhecido como um dos principais eventos do calendário energético nacional. Esta edição, em particular, destacou-se pelo tema "Perspectivas para um mercado de energia em transformação", reunindo especialistas de renome e líderes do setor para debater e compartilhar suas visões sobre o futuro da energia no Brasil.

EPE Participou do evento Energy Summit 2024

21/06/2024 - Nos dias 17, 18 e 19 de junho, ocorreu pela primeira vez o evento Energy Summit 2024 no Rio de Janeiro, um evento global, sendo um dos principais ecossistemas do mundo em energia e sustentabilidade. É um ponto de conexão e discussão para os próximos passos da transição energética e sustentabilidade no mundo.

4° Workshop de apresentação de resultados do projeto “Análise Técnico-Econômica da Inserção de Sistema de Armazenamento por Baterias na Rede Básica”

21/06/2024 - No dia 19 de junho de 2024, foi realizado, no Auditório da EPE, o 4° Workshop de apresentação de resultados do projeto “Análise Técnico-Econômica da Inserção de Sistema de Armazenamento por Baterias na Rede Básica”, que está sendo desenvolvido no âmbito do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento da ANEEL, na área de Transmissão de Energia Elétrica.

Lançamento do Fact Sheet de CCS em Reservatórios Salinos

21/06/2024 - A seleção de sítios para armazenamento geológico de carbono é fundamental para a transição energética, a mitigação de impactos ambientais e o cumprimento das metas do Acordo de Paris. Projetos de captura e armazenamento de carbono (CCS) e captura, utilização e armazenamento de carbono (CCUS) tem como principais alvos, em todo o mundo, reservatórios de óleo e gás e reservatórios salinos profundos.

EPE divulga o Anuário Estatístico de Energia Elétrica 2024

20/06/2024 - A EPE divulga mais uma edição do Anuário Estatístico de Energia Elétrica. Nesta edição, são apresentados dados de geração e capacidade de geração de energia elétrica, consumo nos mercados cativo e livre para as diversas classes, demanda de eletricidade na ponta, preço, tarifas, emissões entre outras informações sobre a cadeia de energia elétrica no Brasil e no Mundo nos últimos 10 anos. Os destaques podem ser observados no informe executivo “FactSheet”.