Estudo Conjunto Brasil–Estados Unidos: Uma Avaliação Preliminar de Oportunidades e Desafios para Pequenos Reatores Modulares (SMRs) no Brasil

Em março de 2019, os governos do Brasil e dos Estados Unidos deram início a uma iniciativa de cooperação bilateral denominada Fórum de Energia EUA-Brasil (USBEF). Presidido pelo MME e pelo Departamento de Energia dos EUA (U.S. DOE), o USBEF busca fortalecer a relação entre os dois países nas indústrias de energia por meio de colaboração em questões técnicas, regulatórias e de política de interesse mútuo. A parceria prevê também a contribuição na redução das barreiras críticas ao comércio e investimento bilateral de energia.

Uma das iniciativas acordadas foi um estudo de avaliação de Pequenos Reatores Modulares (Small Modular Reactors – SMRs) para aplicação no Brasil, patrocinado pelo U.S. DOE e elaborado em parceria com um de seus laboratórios nacionais, o Idaho National Laboratory. Pelo lado brasileiro, a iniciativa contou com a organização da EPE. O documento resultante deste trabalho é o relatório United States–Brazil Joint Study: A Preliminary Assessment of Opportunities and Challenges for Small Modular Reactors in Brazil. Lançado em fevereiro de 2023, este documento fornece informações técnico-econômicas relevantes para futuras avaliações da potencial penetração de SMRs na oferta de energia no setor elétrico brasileiro.

Conheça o estudo clicando no link acima ou na imagem abaixo.

CARD - REATORES NUCLEARES.png




Notícias Relacionadas

EPE apresenta Nota Técnica de GLP em reunião com a ANP

17/05/2024 - Com o intuito de promover melhor entendimento sobre a formação dos preços finais de combustíveis no Brasil, a EPE publicou Nota Técnica sobre a evolução da composição dos preços de gás liquefeito de petróleo (GLP) no mercado brasileiro.

Sistemas Isolados – Coleta de Informações para o Planejamento do Ciclo 2024

15/05/2024 - A Portaria MME nº 59/2022 estabelece que os Agentes de Distribuição dos Sistemas Isolados devem elaborar suas propostas de planejamento para atendimento aos seus mercados consumidores e encaminhá-las à EPE até o dia 30 de junho de cada ano. A EPE é responsável pela avaliação técnica destas propostas a fim de subsidiar a aprovação do planejamento pelo Ministério de Minas e Energia (MME).

EPE recebe delegação do Cazaquistão para discutir temas sobre a transição energética no Brasil

10/05/2024 - Em 06 de maio de 2024, a EPE recebeu uma delegação do Cazaquistão para discutir temas sobre a transição energética no Brasil, em particular políticas e iniciativas de descarbonização do Brasil visando o net-zero, bem como o papel da nuclear na transição energética.

EPE divulga Nota Técnica "Roadmap para o fortalecimento da resiliência do setor elétrico em resposta às mudanças climáticas – Revisão Bibliográfica”

10/05/2024 - As questões relacionadas às mudanças climáticas vêm trazendo transformações na produção da energia, nos hábitos de consumo, na economia, na legislação e, consequentemente, na forma de planejar o sistema energético. Nesse sentido, projeções climáticas e seus potenciais impactos estão sendo discutidos e avaliados no planejamento de longo prazo do setor, auxiliando no desenvolvimento de um sistema capaz de manter suas funções em cenários adversos. Diante disso, a partir de uma revisão bibliográfica, esse trabalho pretende compreender melhor as relações entre as mudanças climáticas e o setor elétrico brasileiro. Com isso, espera-se formar uma base de conhecimento fundamental para aprofundar estudos e avaliações com foco em aumentar a resiliência do sistema.

EPE marca presença na OTC em Houston

06/05/2024 - A delegação da EPE formada pelo Presidente Thiago Prado, pela Diretora de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis, Heloisa Borges, e por sua Assessora, Aline Santos, está em Houston (EUA) para representar a EPE num dos maiores eventos da indústria petrolífera global: a Offshore Technology Conference (OTC), que está sendo realizada em Houston (EUA), de 6 a 9 de maio.