Estudo Conjunto Brasil–Estados Unidos: Uma Avaliação Preliminar de Oportunidades e Desafios para Pequenos Reatores Modulares (SMRs) no Brasil

Em março de 2019, os governos do Brasil e dos Estados Unidos deram início a uma iniciativa de cooperação bilateral denominada Fórum de Energia EUA-Brasil (USBEF). Presidido pelo MME e pelo Departamento de Energia dos EUA (U.S. DOE), o USBEF busca fortalecer a relação entre os dois países nas indústrias de energia por meio de colaboração em questões técnicas, regulatórias e de política de interesse mútuo. A parceria prevê também a contribuição na redução das barreiras críticas ao comércio e investimento bilateral de energia.

Uma das iniciativas acordadas foi um estudo de avaliação de Pequenos Reatores Modulares (Small Modular Reactors – SMRs) para aplicação no Brasil, patrocinado pelo U.S. DOE e elaborado em parceria com um de seus laboratórios nacionais, o Idaho National Laboratory. Pelo lado brasileiro, a iniciativa contou com a organização da EPE. O documento resultante deste trabalho é o relatório United States–Brazil Joint Study: A Preliminary Assessment of Opportunities and Challenges for Small Modular Reactors in Brazil. Lançado em fevereiro de 2023, este documento fornece informações técnico-econômicas relevantes para futuras avaliações da potencial penetração de SMRs na oferta de energia no setor elétrico brasileiro.

Conheça o estudo clicando no link acima ou na imagem abaixo.

CARD - REATORES NUCLEARES.png




Notícias Relacionadas

EPE, CCEE e ONS projetam alta de 3,5% da carga de energia elétrica em 2024

06/12/2023 - Previsão para o Planejamento Energético Anual 2024-2028 aponta crescimento anual médio de 3,2% no período.

Fact sheet: O Leilão de Transmissão N° 02/2023

06/12/2023 - O próximo leilão de transmissão, previsto para 15 de dezembro, contará com R$ 21,7 bilhões em investimentos para a construção de 4.471 quilômetros de linhas de transmissão e 9.840 MVA em capacidade transformação em cinco estados do Brasil.

Workshop sobre Previsão de Carga para o Planejamento Energético Anual - PLAN/2024-2028

05/12/2023 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE), o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), e a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) e promovem na próxima quinta-feira, dia 07 de dezembro, das 14h30 às 17h, o Workshop para apresentação dos resultados das Previsões de Carga para o Planejamento Anual da Operação Energética – PLAN 2024-2028.

EPE promove o lançamento do estudo “Potencial Técnico, Econômico e de mercado da Resposta da Demanda com foco no setor industrial”

01/12/2023 - Ocorreu hoje, 1, o evento de lançamento do estudo “Potencial Técnico, Econômico e de mercado da Resposta da Demanda com foco no setor industrial”, no Rio de Janeiro. Na apresentação do estudo, foram abordados os temas “A resposta da demanda no mundo”, “O benefício da resposta da demanda para o SEB”, “Adequação dos processos industriais e o potencial da resposta da demanda no SEB”, e “Desafios e oportunidades para implementação da resposta da demanda

Resenha Mensal: consumo de eletricidade cresce 5,2% em outubro de 2023

30/11/2023 - A mais recente edição da Resenha mostra que o consumo nacional de energia elétrica foi de 45.920 GWh em outubro de 2023, o maior consumo de toda a série histórica desde 2004, alta de 8,1% em comparação com mesmo mês de 2022, a maior taxa de crescimento desde julho de 2021.