EPE supera expectativas com a Rio Pipeline 2019

A presença da EPE com estande nos três dias de evento da Rio Pipeline 2019 deixou um legado: destacar a relevância de estudos promissores para o setor. A apresentação do PIPE, PIG e PIO indicaram a necessidade de investimentos em logística e produção de combustível, com destaque para etanol e biodiesel, bem como para construção e ampliação da malha de gasodutos com objetivo de interligar polos de oferta de gás à malha já existente.

Para entender a importância deste evento para a melhoria no setor e para as pesquisas da EPE confira o vídeo com depoimentos dos diretores José Mauro Ferreira e Giovani Machado sobre a partição da empresa, os estudos apresentados os resultados atingidos. Durante o evento, o estande da EPE ofereceu miniapresentações para o público, que já estão disponíveis para acesso:

Análises Socioambientais PIG

GTL as Option for Monetizing Natural Gas from Pre-Salt in Brazil

Natural Gas Infrastructures in Brazil and South America

Pipelines in South Region

FLNG as Option to Monetizing Natural Gas from Pre-Salt in Brazil

LNG for Transport

Offshore Break-Even Princes

Pipelines Linked to LNG Terminals

Relevância da Infraestrutura Dutoviária 

TPA Exemption in the EU Gas Sector

A Rio Pipeline 2019 atingiu o objetivo de abordar a melhoria da eficiência, qualidade e segurança no transporte por dutos, em busca da construção de um canal de comunicação e uma relação de confiança entre a indústria e a sociedade, explicitando os benefícios e a importância desta atividade para o desenvolvimento dos países. 

Notícias Relacionadas

Workshop apresenta os resultados das Previsões de Carga para o PLAN 2023-2027

28/11/2022 - A Empresa de Pesquisa Energética – EPE, o Operador Nacional do Setor Elétrico – ONS e a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE e promovem na próxima quarta-feira, dia 30 de novembro, de 15h às 17h, o Workshop de apresentação dos resultados das Previsões de Carga para o Planejamento Anual da Operação Energética - Período 2023-2027.

EPE publica o Informe de Monitoramento da Política de Exploração e Produção de Petróleo e Gás Natural

24/11/2022 - A EPE divulga a atualização do Informe de Monitoramento da Política de E&P, baseado na Resolução nº 17 de 8 de junho de 2017 aprovada pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), que estabelece, por fim, a nova Política de Exploração e Produção de Petróleo e Gás Natural, que define suas diretrizes e orienta o planejamento e a realização de licitações.

EPE divulga nova versão da Nota Técnica - Dados de entrada para modelos elétricos e energéticos: metodologias e premissas

23/11/2022 - A nova versão desta Nota Técnica, elaborada como estudo de apoio ao PDE 2032, tem o objetivo de atualizar a metodologia e as premissas para obtenção de dados de geração representativos das usinas eólicas (onshore e offshore) e fotovoltaicas (centralizadas e flutuantes) para os estudos de planejamento da geração e transmissão realizados pela EPE.

Lançamento da Nota Técnica “Descarbonização do Setor de Transporte Rodoviário - Intensidade de carbono das fontes de energia”.

23/11/2022 - O foco deste estudo circunscreve-se aos avanços da intensidade de carbono dos combustíveis que compõem as projeções de demanda elaboradas pela EPE para o PDE 2031, considerando a Política Nacional de Biocombustíveis – RenovaBio.

Facilitar atração de investimentos no setor energético é o foco de acordo assinado entre ApexBrasil e EPE

18/11/2022 - No momento em que todos os olhares se voltam para as discussões ambientais e questões relacionadas a segurança e transição energéticas combinadas com a necessidade de segurança energética, o Brasil dá mais um passo para o aperfeiçoamento de seu sistema, que foi destino de cerca de 38% dos investimentos estrangeiros entre 2019 e 2021. Com o objetivo de ampliar os esforços conjuntos de atração de investimentos investimentos estrangeiros para impulsionar o setor de energia nacional, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) assinou na tarde do dia 9/11 um protocolo de intenções com a Empresa de Pesquisa Energética (EPE).