EPE publica Nota Técnica sobre Hidrogênio Turquesa

​O hidrogênio é uma das possibilidades para auxiliar a transição energética necessária para mitigar os efeitos do aquecimento global. Atualmente, ele é utilizado em processos industriais e como combustível para foguetes e transporte, mas apresenta enorme potencial para o aquecimento, a iluminação de residências e a geração de eletricidade. O hidrogênio turquesa é produzido via pirólise do gás natural, tendo como subproduto o negro de fumo, uma forma sólida do carbono, e portanto, não emite CO2 para a atmosfera durante a sua produção. A nota técnica apresenta os processos de produção de hidrogênio turquesa, a produção e os aspectos logísticos do negro de fumo, exemplifica alguns projetos internacionais e descreve o estudo de caso com as estimativas de custo de uma planta de hidrogênio turquesa no Brasil em zona costeira e/ou dentro de complexos petroquímicos. Nota-se que a receita gerada pela venda do negro de fumo é um fator importante no aumento da viabilidade econômica do processo de produção do H2 turquesa. O hidrogênio também poderia ser usado na indústria brasileira para a produção e exportação de produtos de baixo carbono destinados aos mercados externos - que demandam e remuneram esse ativo ambiental. Vale ressaltar que os custos de produção e a demanda de negro de fumo e H2 são os principais fatores a determinar a capacidade de produção ideal e a localização das plantas.

O presente estudo é o quarto publicado pela EPE sobre o tema Hidrogênio e faz parte da parceria com o Programa de Energia para o Brasil (Brazil Energy Programme - BEP). Ele complementa as Notas Técnicas sobre Hidrogênio Cinza e Azul, que estão disponíveis no site da EPE. 

Nota Técnica sobre Hidrogênio Turquesa


Notícias Relacionadas

EPE divulga o produto Mesa REATE - Caderno Perspectiva Para Petróleo e Gás Natural em Bacias Sedimentares Onshore Brasileiras

17/08/2022 - O produto Mesa REATE - Caderno PERSPECTIVA PARA PETRÓLEO E GÁS NATURAL EM BACIAS SEDIMENTARES ONSHORE BRASILEIRAS, consolida as apresentações realizadas pela EPE nas Mesas REATE ocorridas nos Estados brasileiros durante os anos de 2020 e 2021.

EPE participará do Webinário sobre Mudanças Climáticas promovido pelo TCU

17/08/2022 - O Tribunal de Contas da União (TCU) promoverá, nesta quinta-feira (18/08), o Webinário Mudanças Climáticas - Impactos sociais e adaptações requeridas para a infraestrutura. O evento será transmitido a partir das 14 horas pelo Youtube e terá a presença de diversos convidados para debater as questões que permeiam os impactos sociais e as adaptações de infraestrutura necessárias, por conta das mudanças climáticas.

Lançamento da Décima Terceira Edição do Análise de Conjuntura dos Biocombustíveis - Ano 2021.

17/08/2022 - O Ano de 2021 foi atingido por geadas e um expressivo déficit hídrico, resultando nos menores indicadores dos últimos dez anos. O consumo ciclo Otto apresentou uma recuperação, com redução da participação do hidratado.

EPE comemora aniversário de 18 anos

16/08/2022 - A Empresa de Pesquisa Energética – EPE completa, hoje, dia 16 de agosto, 18 anos de comprometimento com o progresso do setor energético do Brasil.

EPE publica a edição de agosto de 2022 das Perspectivas para o Mercado Brasileiro de Combustíveis no Curto Prazo

12/08/2022 - O mercado brasileiro de combustíveis seguirá sua trajetória de recuperação, ultrapassando a demanda média registrada em 2019 ainda em 2022.