EPE publica Nota Técnica “Estudos prospectivos sobre oferta, demanda, investimentos e o abastecimento de GLP no Brasil”

O Brasil tem sido, ao longo das últimas décadas, um importador regular de GLP, cujo principal uso se dá no setor residencial, para cocção de alimentos. No ano de 2021, foram importados 11 mil m³/d, aproximadamente 30% da demanda total do produto, que totalizou 36,9 mil m³/d. 

Atualmente, a Resolução ANP nº 49/2016 proíbe a utilização de GLP em alguns usos como: em motores de qualquer espécie, inclusive para fins automotivos, exceto quando em empilhadeiras e equipamentos industriais de limpeza movidos a motores de combustão interna, saunas, caldeiras e aquecimento de piscinas, exceto para fins medicinais. 

Esta Nota Técnica visa contribuir para a elaboração de políticas públicas a partir de potenciais trajetórias de oferta e de demanda do GLP, verificando a necessidade de investimentos em infraestrutura de produção e movimentação desse derivado, e avaliando eventuais impactos da liberação de outros usos ao abastecimento nacional.

Clique aqui e confira!

Notícias Relacionadas

EPE lança plataforma para dar transparência de dados dos Sistemas Isolados e suporte para implementação do Programa Energias da Amazônia do Ministério de Minas e Energia.

01/03/2024 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE), lançou, nessa quinta-feira (29/02), o Portal de Acompanhamento dos Sistemas Isolados (PASI), em sua versão inicial. A nova ferramenta tem como objetivo centralizar a divulgação dos dados de planejamento dos Sistemas Isolados, unificando as informações entre os órgãos em cumprimento à diretriz estabelecida pelo Ministério de Minas e Energia pela A Portaria MME nº 59/2022.

EPE publica Plano Indicativo de Processamento e Escoamento de Gás Natural - PIPE

29/02/2024 - A Empresa de Pesquisa Energética – EPE, no dia 28/02/2024 às 09:00 h, realizou o evento de lançamento da terceira edição do Plano Indicativo de Processamento e Escoamento de Gás Natural – PIPE.

EPE publica a edição de fevereiro de 2024 das Perspectivas para o Mercado Brasileiro de Combustíveis no Curto Prazo

26/02/2024 - A demanda brasileira de combustíveis líquidos continuará crescendo em 2024. A EPE projeta um crescimento de 0,8%, ou 1,2 bilhão de litros, para 2024, depois de três anos consecutivos crescendo mais de 4% ao ano

EPE publica Plano Indicativo de Processamento e Escoamento de Gás Natural - PIPE

26/02/2024 - A Empresa de Pesquisa Energética – EPE, no dia 28/02/2024 às 09:00 h, realizará o evento de lançamento da terceira edição do Plano Indicativo de Processamento e Escoamento de Gás Natural – PIPE.

Sistema AMA – Atualização da Lista de Equipamentos Aceitos

09/02/2024 - A EPE publica a atualização dos Equipamentos aceitos no Sistema AMA – Sistema de Acompanhamento de Medições Anemométricas. Novos equipamentos que constam da lista já podem ser cadastrados no Sistema.