EPE publica Nota Técnica com preços de referência para linhas de transmissão subterrâneas

​As linhas de transmissão com cabos isolados têm sido uma alternativa tecnológica recorrente nos estudos de expansão da transmissão realizados pela EPE. Contudo, atualmente não existem referências públicas de preços no Brasil que levam em conta todas as particularidades desse tipo de instalação. 

Foi nesse âmbito que, em parceria com a empresa "Sinapsis Inovação em Energia", foi realizado um amplo trabalho para se estabelecer metodologias para precificação de linhas de transmissão com cabos isolados – subterrâneas e subaquáticas. 

Dessa forma, visando uma atualização financeira dos diversos itens do orçamento, foi elaborada a Nota Técnica EPE-DEE-NT-072/2024-rev0 "Preços de Referência: Linhas de Transmissão Subterrâneas em Corrente Alternada". Além disso, esta nota busca apresentar estimativas de preços, segundo a metodologia proposta na consultoria, para soluções típicas de linhas de transmissão subterrâneas em corrente alternada, nos níveis de tensão de 230, 345 e 500 kV, representando um importante insumo para os estudos de transmissão que envolvam soluções com essa tecnologia. 

Acesse aqui a Nota Técnica e os Relatórios originais da consultoria realizada.

Notícias Relacionadas

MME e EPE divulgam agenda de estudos para o planejamento da transmissão em 2025

06/05/2025 - O Ministério de Minas e Energia (MME) e a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) divulgaram, nesta terça-feira, 6, a agenda de estudos voltados ao planejamento da transmissão de energia elétrica para o ano de 2025. O intuito é identificar novas instalações e equipamentos necessários à expansão do sistema de transmissão nacional.

Resenha Mensal: puxado pelas residências, consumo nacional de eletricidade cresce 2,6%. Indústria e outros consumos também crescem, comércio permanece estável.

30/04/2025 - A mais recente edição da Resenha mostra que o consumo nacional de energia elétrica foi de 49.190 GWh em março de 2025, aumento de 2,6% comparado a março de 2024. Este foi o maior consumo mensal de toda a série histórica desde 2004.

EPE publica notas técnicas de cálculo e revisão de garantia física

28/04/2025 - A EPE publica as notas técnicas de cálculo e revisão referentes às garantias físicas definidas pelo MME nos últimos três meses, assim como a base de garantias físicas vigentes atualizada.

EPE lança chamada pública para o Plano Nacional Integrado das Infraestruturas de Gás Natural e Biometano (PNIIGB)

17/04/2025 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) inicia, nesta quinta-feira, 17, chamada pública com o objetivo de coletar contribuições que subsidiarão a elaboração do Plano Nacional Integrado das Infraestruturas de Gás Natural e Biometano (PNIIGB). A iniciativa foi formalizada por meio do Decreto nº 12.153/2024, que estabelece diretrizes para o desenvolvimento coordenado da oferta, demanda e infraestrutura associadas ao gás natural e ao biometano no Brasil.