EPE, ONS E ANEEL divulgam nota técnica com os quantitativos da capacidade remanescente do SIN para escoamento de geração do Leilão A-5/2025

O documento encontra-se disponível nos portais oficiais da EPE, do ONS e da ANEEL

A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) divulga a Nota Técnica NT-ONS DPL 0038/2025.

O documento apresenta os Quantitativos da Capacidade Remanescente do Sistema Interligado Nacional - SIN para Escoamento de Geração nas instalações da Rede Básica, Demais Instalações de Transmissão (DIT) e Instalações de Interesse Exclusivo de Centrais de geração para Conexão Compartilhada (ICG), no âmbito do LEN A-5/2025, conforme estabelecido nas Portarias nº 444/GM/MME/2016, nº 95/GM/MME/2024 e nº 101/GM/MME/2025.

A divulgação dessa Nota Técnica segue os procedimentos determinados pelo § 5º do art. 3º da Portaria MME nº 444/GM/MME/2016. Assim, o documento encontra-se disponível nos portais oficiais da EPE, do ONS e da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

Para acessar a nota, acesse a relação de arquivos do Leilão de Energia Nova A-5 2025.


Publicado em 25/04/2025

Notícias Relacionadas

EPE recebe delegação da Guatemala para intercâmbio sobre biocombustíveis

29/05/2026 - Encontro abordou a experiência brasileira em políticas públicas, planejamento energético e desenvolvimento do mercado de biocombustíveis A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) recebeu, nesta sexta-feira (29), uma delegação da Comissão de Energia e Minas do Congresso da Guatemala para uma reunião técnica sobre biocombustíveis e planejamento energético.

EPE participa de Missão técnica sobre eólicas offshore na Dinamarca

28/05/2026 - Na semana de 25 a 29 de maio, a analista Verônica Gomes e o consultor técnico Charles Mello participam de missão técnica a convite da Embaixada da Dinamarca e da Agência Dinamarquesa de Energia

EPE lança série de factsheet de Transição Energética Justa e Inclusiva: Boas Práticas em Cidades e Estados

28/05/2026 - A EPE lança, no âmbito dos estudos de Cidades Inteligentes e Sustentáveis, a série de Boas Práticas em Cidades e Estados. O 1º factsheet da série destaca o projeto do Ecoparque do Caju.

EPE lança estudo do OBEPE sobre pobreza energética e desigualdades raciais no Brasil

27/05/2026 - A EPE lança, no âmbito do Observatório Brasileiro de Erradicação da Pobreza Energética (OBEPE), o fact sheet “Pobreza energética sob a ótica das desigualdades raciais”, que evidencia como a pobreza energética no Brasil possui forte recorte racial e reflete desigualdades históricas e estruturais ainda presentes no país.

Resenha Mensal: consumo nacional de eletricidade avança em abril e reverte a tendência de queda dos últimos dois meses, residências lideram. Consumos comercial e industrial também crescem

27/05/2026 - A mais recente edição da Resenha mostra que o consumo nacional de energia elétrica foi de 49.591 GWh em abril de 2026, aumento de 3,8% comparado a abril de 2025. Este aumento no consumo nacional reverte a tendência de queda vista nos dois meses anteriores.