EPE lança chamada pública para o Plano Nacional Integrado das Infraestruturas de Gás Natural e Biometano (PNIIGB)

​Publicado em 16 de abril de 2025

A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) inicia, nesta quinta-feira, 17, chamada pública com o objetivo de coletar contribuições que subsidiarão a elaboração do Plano Nacional Integrado das Infraestruturas de Gás Natural e Biometano (PNIIGB). A iniciativa foi formalizada por meio do Decreto nº 12.153/2024, que estabelece diretrizes para o desenvolvimento coordenado da oferta, demanda e infraestrutura associadas ao gás natural e ao biometano no Brasil.

O lançamento da chamada pública contou com transmissão ao vivo pelo canal da EPE no YouTube.

O plano abrangerá instalações de escoamento, processamento, estocagem e transporte de gás natural, bem como modalidades via gás natural comprimido (GNC) e gás natural liquefeito (GNL). Também estão previstas as estruturas para produção e transporte de biometano. Com um horizonte de planejamento de dez anos, o PNIIGB será desenvolvido em alinhamento com o Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE) vigente.

A elaboração do plano ficará a cargo da EPE, que poderá considerar os seus planos indicativos existentes, bem como informações fornecidas pelos agentes, como os planos coordenados das transportadoras, por exemplo. A chamada pública tem como propósito identificar a demanda efetiva por serviços de infraestrutura ao longo da cadeia do gás natural, além de mapear o potencial de oferta e de consumo de gás natural e biometano no país.

A participação de agentes do setor e demais interessados é fundamental para a construção de um plano sólido, alinhado às necessidades atuais e futuras do mercado. Na página do PNIIGB, há uma seção dedicada à chamada pública, com instruções sobre como participar.

Clique aqui para acessá-la.

Notícias Relacionadas

EPE conclui primeira avaliação de projeto de infraestrutura no âmbito do novo decreto do Programa Gás para Empregar

06/05/2025 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) finalizou a análise técnica do projeto da nova Unidade de Processamento de Gás Natural (UPGN) Miranga, apresentada pela empresa PETRORECÔNCAVO.

MME e EPE divulgam agenda de estudos para o planejamento da transmissão em 2025

06/05/2025 - O Ministério de Minas e Energia (MME) e a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) divulgaram, nesta terça-feira, 6, a agenda de estudos voltados ao planejamento da transmissão de energia elétrica para o ano de 2025. O intuito é identificar novas instalações e equipamentos necessários à expansão do sistema de transmissão nacional.

EPE destaca oportunidades de investimento no setor energético durante a OTC 2025

06/05/2025 - Em apresentação realizada durante a Offshore Technology Conference (OTC 2025), uma das principais conferências globais do setor de energia, a Diretora de Estudos de Petróleo, Gás e Biocombustíveis da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Heloisa Borges, destacou o papel estratégico do Brasil como potência energética e destino atrativo para investimentos no contexto da transição energética global.

Resenha Mensal: puxado pelas residências, consumo nacional de eletricidade cresce 2,6%. Indústria e outros consumos também crescem, comércio permanece estável.

30/04/2025 - A mais recente edição da Resenha mostra que o consumo nacional de energia elétrica foi de 49.190 GWh em março de 2025, aumento de 2,6% comparado a março de 2024. Este foi o maior consumo mensal de toda a série histórica desde 2004.

Abertas as inscrições para participação presencial nos workshops sobre as planilhas de dados da Chamada Pública de Informações para o PNIIGB

28/04/2025 - Entre os dias 5 e 8 de maio, a EPE vai receber os diversos agentes do setor de gás natural e biometano em seu escritório do Rio de Janeiro para o esclarecimento de dúvidas relacionadas ao preenchimento dos dados.