EPE publica a edição de agosto de 2022 das Perspectivas para o Mercado Brasileiro de Combustíveis no Curto Prazo

O mercado brasileiro de combustíveis seguirá sua trajetória de recuperação, ultrapassando a demanda média registrada em 2019 ainda em 2022. 

Um ambiente externo volátil e adverso, além de inflação e juros altos globalmente, prejudicam as perspectivas de crescimento globais e brasileiras. 

Apesar disso, a volta da mobilidade com o fim das restrições para conter a disseminação da Covid-19, reduções tributárias nos preços dos combustíveis, aumentos na geração de emprego, nas transferências de renda e na produção agrícola devem fazer a demanda de combustíveis ultrapassar os níveis pré-Covid em 2022. 

Nesta edição de agosto, a EPE projeta crescimento para 2022 de 1,2% nas vendas de óleo diesel, de 1,6% nas vendas de gasolina C, de 1,1% nas vendas de etanol hidratado, de 37% nas vendas de QAV, e as de GLP se mantêm. 

A demanda de diesel deve seguir elevada, principalmente pelo aumento da produção agrícola, apesar de um ambiente externo volátil e adverso. 

Para os combustíveis do ciclo Otto, a EPE considera que as mudanças tributárias federal (PIS/COFINS e Cide) e estadual (ICMS), que vêm ocasionando uma redução nos preços dos combustíveis, impulsionam a recuperação da demanda. 

O setor de aviação ainda está sendo afetado pelos preços e um câmbio doméstico desvalorizado. Porém, o mercado doméstico vem se recuperando, e os voos internacionais tendem a seguir a mesma tendência, especialmente em 2023, com o retorno de muitas rotas. 

A demanda de GLP tem registrado valores inferiores aos do ano passado. Entretanto, o aumento do emprego e programas de transferência de renda devem compensar parte do impacto negativo advindo do aumento de preços e da redução da renda da população. 

Perspectivas para o Mercado Brasileiro de Combustíveis no Curto Prazo é uma publicação bimestral da EPE que apresenta projeções para as vendas mensais dos principais derivados de petróleo e biocombustíveis no Brasil. A publicação objetiva difundir informações, favorecendo a tomada de decisão no setor de energia. 

Clique aqui e acesse o conteúdo completo da edição de agosto de 2022.

Notícias Relacionadas

EPE, CCEE e ONS projetam alta de 3,5% da carga de energia elétrica em 2024

06/12/2023 - Previsão para o Planejamento Energético Anual 2024-2028 aponta crescimento anual médio de 3,2% no período.

Workshop sobre Previsão de Carga para o Planejamento Energético Anual - PLAN/2024-2028

05/12/2023 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE), o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), e a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) e promovem na próxima quinta-feira, dia 07 de dezembro, das 14h30 às 17h, o Workshop para apresentação dos resultados das Previsões de Carga para o Planejamento Anual da Operação Energética – PLAN 2024-2028.

EPE promove o lançamento do estudo “Potencial Técnico, Econômico e de mercado da Resposta da Demanda com foco no setor industrial”

01/12/2023 - Ocorreu hoje, 1, o evento de lançamento do estudo “Potencial Técnico, Econômico e de mercado da Resposta da Demanda com foco no setor industrial”, no Rio de Janeiro. Na apresentação do estudo, foram abordados os temas “A resposta da demanda no mundo”, “O benefício da resposta da demanda para o SEB”, “Adequação dos processos industriais e o potencial da resposta da demanda no SEB”, e “Desafios e oportunidades para implementação da resposta da demanda

Resenha Mensal: consumo de eletricidade cresce 5,2% em outubro de 2023

30/11/2023 - A mais recente edição da Resenha mostra que o consumo nacional de energia elétrica foi de 45.920 GWh em outubro de 2023, o maior consumo de toda a série histórica desde 2004, alta de 8,1% em comparação com mesmo mês de 2022, a maior taxa de crescimento desde julho de 2021.

Participação da EPE na COP 28

30/11/2023 - A 28ª Conferência de Mudanças Climáticas (COP 28) promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU), está prevista para acontecer de 30 de novembro a 12 de dezembro de 2023, no Expocity Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.