EPE participa do 2º dia do ENASE 2019 no setor do Gás, principal evento político regulatório do seguimento. O ENASE Gás tem como tema principal o "Novo Mercado de Gás no Brasil", assunto em voga entre os agentes e o governo para criação de um novo marco legal para o setor.
O diretor de Estudos de Energia Elétrica da EPE, Erik Rego, foi convidado para palestrar no primeiro painel do segundo dia do encontro, que acontece nesta quinta, 29 de agosto. O tema é a Integração do Setor Elétrico e Industrial, que será moderado pelo presidente da PSR, Luiz Augusto Barroso, e terá como debatedores Xisto Vieira Filho (Abraget), Camila Schoti (Canal Energia) e Luiz Eduardo Barata (NOS).

O objetivo deste painel é abordar as expectativas e resultados do Sistema Interligado Nacional e o equilíbrio entre as fontes renováveis variáveis. "As nossas expectativas quanto aos resultados do Novo Mercado de Gás vão interferir na expansão do planejamento. A expectativa é de maior oferta de gás e de gás nacional, então de que forma essa nova oferta (de gás) pode afetar o equilíbrio e a competitividade relativa entre térmicos e a expansão do sistema?". Apontou Erik Rego.

Na parte da tarde, o diretor Erik Rego (EPE) também irá palestrar no setor Elétrico, no painel sobre Planejamento e Evolução da Matriz – Sustentabilidade da Expansão. E o diretor de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis, José Mauro Ferreira Coelho participará como palestrante também na parte da tarde no painel do setor do Gás, sobre o tema Transporte.
Este novo modelo do ENASE, que congrega palestras do setor Elétrico e do Gás, reuniu aproximadamente 1500 pessoas nos dois dias de evento. A EPE parabeniza a nova proposta e os resultados positivos.