EPE participa do 2º dia do ENASE Gás 2019

EPE participa do 2º dia do ENASE 2019 no setor do Gás, principal evento político regulatório do seguimento. O ENASE Gás tem como tema principal o "Novo Mercado de Gás no Brasil", assunto em voga entre os agentes e o governo para criação de um novo marco legal para o setor.

O diretor de Estudos de Energia Elétrica da EPE, Erik Rego, foi convidado para palestrar no primeiro painel do segundo dia do encontro, que acontece nesta quinta, 29 de agosto. O tema é a Integração do Setor Elétrico e Industrial, que será moderado pelo presidente da PSR, Luiz Augusto Barroso, e terá como debatedores Xisto Vieira Filho (Abraget), Camila Schoti (Canal Energia) e Luiz Eduardo Barata (NOS).

enasegas2.jpg

O objetivo deste painel é abordar as expectativas e resultados do Sistema Interligado Nacional e o equilíbrio entre as fontes renováveis variáveis. "As nossas expectativas quanto aos resultados do Novo Mercado de Gás vão interferir na expansão do planejamento. A expectativa é de maior oferta de gás e de gás nacional, então de que forma essa nova oferta (de gás) pode afetar o equilíbrio e a competitividade relativa entre térmicos e a expansão do sistema?". Apontou Erik Rego.

enasegas.jpg

Na parte da tarde, o diretor Erik Rego (EPE) também irá palestrar no setor Elétrico, no painel sobre Planejamento e Evolução da Matriz – Sustentabilidade da Expansão. E o diretor de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis, José Mauro Ferreira Coelho participará como palestrante também na parte da tarde no painel do setor do Gás, sobre o tema Transporte.

Este novo modelo do ENASE, que congrega palestras do setor Elétrico e do Gás, reuniu aproximadamente 1500 pessoas nos dois dias de evento. A EPE parabeniza a nova proposta e os resultados positivos.


Notícias Relacionadas

Diálogos da Rio Oil & Gas - A importância dos biocombustíveis na transição energética.

29/10/2020 - A Diretora de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis da EPE, Heloisa Borges, participou no dia 22/10 do webinar sobre a importância dos biocombustíveis na transição energética da matriz de transportes.

Webinar Refinarias de Pequeno Porte no Brasil

26/10/2020 - A Empresa de Pesquisa Energética - EPE promoveu, na última quinta-feira, 22/10, o webinar: Refinarias de Pequeno Porte no Brasil. O evento contou com a participação do Presidente da EPE, Thiago Barral; Cristhine Samorini, Presidente da FINDES; Marcio Félix, Vice-presidente da ONIP; José Mauro Coelho, Secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do MME e Karine Fragoso, Diretora de Petróleo, Gás e Naval da FIRJAN. O webinar foi mediado por Heloisa Borges, Diretora de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis da EPE, e teve a apresentação da nota técnica EPE "Análises sobre refinaria de pequeno porte no Brasil: o caso do Espírito Santo", por parte do Superintendente Adjunto de derivados de petróleo e biocombustíveis, Marcelo Cavalcanti.

Estudo de integração de fontes renováveis variáveis na matriz elétrica do Brasil será lançado em 30 de outubro

20/10/2020 - As fontes renováveis, principalmente a eólica e solar, têm uma participação cada vez mais elevada na matriz de geração de energia elétrica do Brasil. Suas características de sustentabilidade, custos competitivos e sem emissão de gases de efeito estufa impulsionam esta participação. Nesse contexto, o Ministério de Minas e Energia (MME), a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) coordenaram a elaboração de um estudo sob o tema: “Integração de Fontes Renováveis Variáveis na Matriz Elétrica do Brasil”.

Diretora da EPE inicia como colunista na Agência de Notícia EPBR

15/10/2020 - Heloísa Borges, Diretora de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis, DPG/EPE, a convite da Agência de Notícia EPBR, a partir de hoje, 15/10/20, inicia sua jornada como colunista do períodico.

Webinar - Monetização do Gás Offshore no Brasil

09/10/2020 - No dia 29/09 a EPE promoveu o webinar "Monetização do Gás Offshore no Brasil" com as participações de Clarissa Lins, Presidente do IBP; Thiago Barral, Presidente da EPE; Paulo Carvalho, Diretor da PPSA, Raphael Moura, Diretor-geral da ANP; e Bruno Eustáquio, Secretário Executivo Adjunto do MME.