EPE participa do 2º dia do ENASE Gás 2019

EPE participa do 2º dia do ENASE 2019 no setor do Gás, principal evento político regulatório do seguimento. O ENASE Gás tem como tema principal o "Novo Mercado de Gás no Brasil", assunto em voga entre os agentes e o governo para criação de um novo marco legal para o setor.

O diretor de Estudos de Energia Elétrica da EPE, Erik Rego, foi convidado para palestrar no primeiro painel do segundo dia do encontro, que acontece nesta quinta, 29 de agosto. O tema é a Integração do Setor Elétrico e Industrial, que será moderado pelo presidente da PSR, Luiz Augusto Barroso, e terá como debatedores Xisto Vieira Filho (Abraget), Camila Schoti (Canal Energia) e Luiz Eduardo Barata (NOS).

enasegas2.jpg

O objetivo deste painel é abordar as expectativas e resultados do Sistema Interligado Nacional e o equilíbrio entre as fontes renováveis variáveis. "As nossas expectativas quanto aos resultados do Novo Mercado de Gás vão interferir na expansão do planejamento. A expectativa é de maior oferta de gás e de gás nacional, então de que forma essa nova oferta (de gás) pode afetar o equilíbrio e a competitividade relativa entre térmicos e a expansão do sistema?". Apontou Erik Rego.

enasegas.jpg

Na parte da tarde, o diretor Erik Rego (EPE) também irá palestrar no setor Elétrico, no painel sobre Planejamento e Evolução da Matriz – Sustentabilidade da Expansão. E o diretor de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis, José Mauro Ferreira Coelho participará como palestrante também na parte da tarde no painel do setor do Gás, sobre o tema Transporte.

Este novo modelo do ENASE, que congrega palestras do setor Elétrico e do Gás, reuniu aproximadamente 1500 pessoas nos dois dias de evento. A EPE parabeniza a nova proposta e os resultados positivos.


Notícias Relacionadas

Delegação da África do Sul visita a EPE para intercâmbio sobre planejamento e leilões de transmissão

09/05/2025 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) recebeu na terça-feira, 7, uma delegação de 25 representantes da África do Sul para um intercâmbio técnico voltado ao fortalecimento institucional e à estruturação de investimentos privados em transmissão de energia. A visita foi articulada pelo Ministério de Minas e Energia (MME), em coordenação com instituições parceiras brasileiras.

Nota de Esclarecimento Jornalística 04/2025

14/04/2025 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) vem esclarecer, em resposta a artigo de opinião publicado no site do portal Bahia Econômica intitulado “Hidrogênio Verde e Nordeste”, que sua atuação, ao longo de 20 anos, tem sido pautada por estudos técnicos de alta qualidade, fundamentais para atrair investimentos e garantir a segurança energética do Brasil.

Ministro Alexandre Silveira destaca papel estratégico da EPE ao lado do presidente Thiago Prado

10/04/2025 - Em encontro recente com o presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Thiago Prado, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, reafirmou a importância da EPE como peça-chave no planejamento do setor energético nacional.

EPE conquista Selo Ouro de Empresa Amiga da Mulher do governo do RJ

02/04/2025 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) conquistou o Selo Ouro de Empresa Amiga da Mulher, uma iniciativa do governo do estado do Rio de Janeiro que visa reconhecer empresas que adotam práticas para promover a igualdade de gênero no ambiente de trabalho, criando espaços mais inclusivos, justos e seguros para as mulheres.

EPE destaca no forum global SEforALL a importancia da Coalizao Global para o Planejamento Energetico na conexao entre planejamento energetico e financiamento

14/03/2025 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) participou, a convite do Ministério de Minas e Energia (MME), do painel “Accelerating Clean Energy Transition Through Enhanced Energy Planning” (“Aceleração da Transição para Energia Limpa por meio da Intensificação do Planejamento Energético”) no SEforALL Global Forum, realizado em Barbados.