EPE participa de encontro com comitê dos Países Baixos em Brasília

Na terça-feira, 14/02/23, ocorreu em Brasília o encontro entre representantes do Brasil e dos Países Baixos para discutir o desenvolvimento da indústria eólica offshore e do mercado de hidrogênio, buscando identificar possíveis sinergias e trocas de experiência. 

O evento ocorreu durante a visita oficial da ministra do Comércio Exterior e Cooperação ao Desenvolvimento, Liesje Schreinemacher, com a presença do Embaixador no Brasil e demais autoridades do Reino dos Países Baixos. O lado brasileiro contou com representantes de instituições públicas e privadas do setor de energia, e a EPE foi representada pelo Superintendente Adjunto Gustavo Ponte. 

Por fim, houve a assinatura do memorando de entendimento entre empresas dos dois países para a definição de planos de condução de estudos técnicos e investimentos de produção de hidrogênio verde em Porto do Pecém, no Ceará.

Notícias Relacionadas

EPE lança plataforma para dar transparência de dados dos Sistemas Isolados e suporte para implementação do Programa Energias da Amazônia do Ministério de Minas e Energia.

01/03/2024 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE), lançou, nessa quinta-feira (29/02), o Portal de Acompanhamento dos Sistemas Isolados (PASI), em sua versão inicial. A nova ferramenta tem como objetivo centralizar a divulgação dos dados de planejamento dos Sistemas Isolados, unificando as informações entre os órgãos em cumprimento à diretriz estabelecida pelo Ministério de Minas e Energia pela A Portaria MME nº 59/2022.

EPE e PPSA assinam acordo de cooperação técnica

27/02/2024 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e a Pré-Sal Petróleo (PPSA) firmaram nesta terça-feira (27), um acordo de cooperação técnica, visando promover o intercâmbio de dados e informações necessárias ao desenvolvimento das atividades e de estudos realizados pelas duas empresas. O acordo terá vigência de cinco anos e prevê também a realização de ações específicas de capacitação entre as empresas, como treinamentos, palestras e eventos.

EPE encerra 2023 com importantes avanços no estudo de um novo bipolo

02/01/2024 - Em dezembro de 2023, importantes marcos do cronograma do "Estudo de Expansão das Interligações Regionais - Parte III: Expansão da Capacidade de Exportação da Região Nordeste" foram alcançados.

EPE e IEA publicam o Atlas de Eficiência Energética Brasil 2023

28/12/2023 - O Atlas de Eficiência Energética Brasil 2023 tem por objetivo principal o monitoramento do progresso da eficiência energética no Brasil, através de uma análise de indicadores, com dados até o ano de 2022.

EPE publica aprimoramento na metodologia de estimação de geração de microgeradores e minigeradores fotovoltaicos distribuídos

28/12/2023 - A partir dos dados anonimizados fornecidos pela Neoenergia, a EPE identificou que a geração real de MMGD está acima do calculado pela metodologia atual. No estado da Bahia, a geração real supera a estimativa em 33%, em média. Em São Paulo e Pernambuco, a geração real é cerca de 22% superior, em média.