EPE manteve nível de excelência na avaliação do Indicador de Governança das Estatais (IG-SEST)

A EPE recebeu hoje, dia 23 de novembro,  pelas mãos de nosso Gestor de Governança, Riscos, Integridade e Controles Internos,  Elzenclever Freitas de Aguiar, o certificado referente ao 3° Ciclo da Certificação do Indicador de Governança IG-SEST, em cerimônia realizada no auditório do Ministério de Planejamento, Orçamento e Gestão, em Brasília. 

A EPE não apenas preservou o nível 1 de excelência obtido como, também, teve significativo aumento em sua nota final passando de 7,69, para a nota 9,61. O certificado foi entregue pelo Ministro do Planejamento Esteves Colnago, pelo Secretário Fernando Soares, da Sest e pelo Diretor De Governança, Sr. Mauro Ribeiro Neto, também da Sest.

A conquista da certificação está alinhada às iniciativas da Alta Administração e ao comprometimento da areas internas da Empresa e de todos os colaboradores que, direta ou indiretamente, se envolveram e são responsáveis por esse resultado. "O Certificado é fruto de um trabalho coletivo, onde todos lutam para construir uma empresa cada vez melhor, em prol de uma boa governança. Ganha a EPE e ganha a  sociedade", disse Elzenclever. 

O incremento da nota final concedida à EPE, destaca o empenho iniciado na gestão anterior, onde o nível 1 de excelência já havia sido obtido. Neste ciclo, o acréscimo de pontos teve como destaques: a transparência das informações; auditoria e controles internos; desempenho da área de gestão de risco;  capacitação e atuação da  alta administração (Presidência e Diretoria Executiva) e do Conselho de Administração.

O indicador IG-SEST foi desenvolvido pela Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST), com o objetivo de trazer maior efetividade e transparência no acompanhamento das boas práticas de governança pelas estatais federais de controle direto. Consequentemente o indicador traz benefícios à sociedade, com a melhoria da prestação de serviços e atendimento e também resultados favoráveis à economia nacional.

Enquanto nos dois primeiros ciclos buscou-se avaliar a conformidade das empresas estatais à Lei das Estatais, neste terceiro ciclo priorizou-se a avaliação da efetividade do funcionamento das estruturas de governança implantadas nessas empresas, bem como das melhores práticas de governança corporativa adotadas no mercado.


32145109708_4ab1b44593_k.jpg

32145107478_4dc817ec70_k.jpg

Crédito das Fotos:  ASCOM do Ministério de Planejamento, Orçamento e Gestão






Notícias Relacionadas

Nota de Esclarecimento Jornalística 04/2025

14/04/2025 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) vem esclarecer, em resposta a artigo de opinião publicado no site do portal Bahia Econômica intitulado “Hidrogênio Verde e Nordeste”, que sua atuação, ao longo de 20 anos, tem sido pautada por estudos técnicos de alta qualidade, fundamentais para atrair investimentos e garantir a segurança energética do Brasil.

Ministro Alexandre Silveira destaca papel estratégico da EPE ao lado do presidente Thiago Prado

10/04/2025 - Em encontro recente com o presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Thiago Prado, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, reafirmou a importância da EPE como peça-chave no planejamento do setor energético nacional.

EPE conquista Selo Ouro de Empresa Amiga da Mulher do governo do RJ

02/04/2025 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) conquistou o Selo Ouro de Empresa Amiga da Mulher, uma iniciativa do governo do estado do Rio de Janeiro que visa reconhecer empresas que adotam práticas para promover a igualdade de gênero no ambiente de trabalho, criando espaços mais inclusivos, justos e seguros para as mulheres.

EPE destaca no forum global SEforALL a importancia da Coalizao Global para o Planejamento Energetico na conexao entre planejamento energetico e financiamento

14/03/2025 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) participou, a convite do Ministério de Minas e Energia (MME), do painel “Accelerating Clean Energy Transition Through Enhanced Energy Planning” (“Aceleração da Transição para Energia Limpa por meio da Intensificação do Planejamento Energético”) no SEforALL Global Forum, realizado em Barbados.

Diretora da EPE palestra na CERAWeek sobre cenários de net zero e COP-30 e participa de debate sobre investimentos na América Latina

13/03/2025 - A Diretora de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Heloisa Borges, está em Houston, nos Estados Unidos, para a edição de 2025 da CERAWeek, importante conferência anual do setor energético. De 10 a 14 de março, o evento reunirá mais de 10 mil participantes, entre ministros, executivos, agentes públicos e jornalistas de 80 países, segundo a S&P Global, proponente do evento.