EPE lança White Paper de conceitos e indicadores de eficiência energética

O documento ressalta a implicação e a importância dos conceitos na seleção de indicadores e na sua efetividade para guiar políticas e medidas de eficiência e acordos internacionais, contribuindo para as discussões sobre eficiência energética, mudanças climáticas e transição energética. Também expõe a discussão do ‘Webinar on Energy Efficiency: Use and Limits of Energy efficiency Indicators in International Comparisons and their Implications for Climate Change Negotiations’, promovido pela EPE em outubro de 2022, com a colaboração do Ministério de Minas e Energia (MME) e participação de especialistas nacionais e internacionais renomados no tema.

Ganhos de eficiência energética são obtidos através da realização de um serviço energético utilizando menos energia, mantendo o nível de conforto. Ela promove múltiplos benefícios, com ganhos de competitividade e redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE), sendo um importante componente das estratégias de combate às mudanças do clima.

Como não é possível medir a eficiência diretamente, são utilizados indicadores para estimar os ganhos de eficiência. Indicadores agregados, como intensidade energética, apresentam limitações e carregam distorções por fatores que não têm a ver diretamente com eficiência energética, como mudanças na estrutura econômica e clima. Em países em desenvolvimento, onde ainda há uma demanda potencial por serviços energéticos, o ganho de poder aquisitivo das famílias de menor renda leva ao aumento da demanda por energia, o que não pode ser confundido com perda de eficiência.

Os ganhos de eficiência energética obtidos no Brasil são resultados de décadas de investimentos em eficiência energética, pelo Procel, PEE/ANEEL e P&D/ANEEL, com recursos da Lei 9.991/2001, pelo Programa Brasileiro de Etiquetagem, política de índices mínimos de eficiência, entre outras iniciativas.

Enquanto a intensidade energética do Brasil vem se mantendo relativamente estável, o índice ODEX do País apresentou ganhos de 12% entre 2005 e 2021 (Atlas da Eficiência Energética. EPE, 2023). Esse índice é uma melhor proxy para medir a evolução da eficiência energética de um país, pois reduz os efeitos de mudanças na estrutura e utiliza indicadores físicos, quando disponíveis. A escolha dos indicadores para acompanhamento deve estar relacionada com os objetivos de políticas. Caso contrário, pode gerar frustração e a falta percepção que a eficiência não está acontecendo.

Clique aqui ou na imagem abaixo para acessar o documento.

2.png




Notícias Relacionadas

Thiago Ivanoski e Reinaldo Garcia são eleitos diretores da DEA e DEE

27/11/2023 - Foram eleitos os novos diretores da DEA e DEE, na última sexta, 24, na 250ª reunião do Conselho de Administração da EPE.

EPE e Cooperação Alemã lançam o estudo “Potencial Técnico, Econômico e de mercado da Resposta da Demanda com foco no setor industrial”

27/11/2023 - O estudo, que visa contribuir para a modernização do setor elétrico brasileiro, será lançado dia 01 de dezembro, às 9h, Windsor Guanabara Hotel, no Rio de Janeiro. Com as mudanças no padrão de consumo nos últimos anos, vem se buscando alternativas para manter o equilíbrio entre oferta e demanda de energia. Nesse contexto, a estratégia da Resposta da Demanda propõe incentivar os grandes consumidores de energia a deslocarem sua demanda para períodos alternativos, evitando assim o estresse do sistema elétrico.

EPE participa da Semana Europeia do Hidrogênio

24/11/2023 - A Semana Europeia do Hidrogênio, uma parceria entre a Comissão Europeia, a “Hydrogen Europe” e a “Clean Hydrogen Partnership”, e é o maior evento anual dedicado ao Hidrogênio. No fórum, se reúnem decisores políticos e partes interessadas no setor do hidrogênio, para debater os mais recentes desenvolvimentos, desafios e oportunidades no setor.

Rafael Mello participa de Fórum de Energias Renováveis do SEBRAE 2023

24/11/2023 - O fórum é promovido pelo Polo SEBRAE de Energias Renováveis, que reúne empreendedores, especialistas e parceiros do setor para discutir as principais temáticas e tendências relacionadas a energias limpas.

EPE publica relatório para com a avaliação dos benefícios de interligação de Sistemas Isolados do Amazonas

21/11/2023 - Com o objetivo de buscar alternativas para o atendimento aos Sistemas Isolados do Amazonas, visando maior eficiência econômica e energética, bem como a mitigação dos impactos ambientais, conforme disposto no Decreto 7246/2010, a EPE conduziu estudo em conjunto com a distribuidora Amazonas Energia para avaliar os benefícios econômicos da interligação de Sistemas Isolados.