EPE divulga Processo Seletivo para Bolsas na modalidade Desenvolvimento Tecnológico e Inovação - DTI III

​No âmbito do Acordo EPE-PTI estamos em fase de divulgação dos editais para contratação de quatro bolsistas diretamente pela Fundação PTI, com alocação em duas frentes específicas, conforme informações gerais que podem ser acessadas nos links a seguir e também um resumo que pode ser acessado clicando na imagem abaixo:


Mercado de Energia


Bolsa 1 



Bolsa 2



Hidrogênio


Bolsa 1 



Bolsa 2




Notícias Relacionadas

EPE promove o lançamento do estudo “Potencial Técnico, Econômico e de mercado da Resposta da Demanda com foco no setor industrial”

01/12/2023 - Ocorreu hoje, 1, o evento de lançamento do estudo “Potencial Técnico, Econômico e de mercado da Resposta da Demanda com foco no setor industrial”, no Rio de Janeiro. Na apresentação do estudo, foram abordados os temas “A resposta da demanda no mundo”, “O benefício da resposta da demanda para o SEB”, “Adequação dos processos industriais e o potencial da resposta da demanda no SEB”, e “Desafios e oportunidades para implementação da resposta da demanda

Resenha Mensal: consumo de eletricidade cresce 5,2% em outubro de 2023

30/11/2023 - A mais recente edição da Resenha mostra que o consumo nacional de energia elétrica foi de 45.920 GWh em outubro de 2023, o maior consumo de toda a série histórica desde 2004, alta de 8,1% em comparação com mesmo mês de 2022, a maior taxa de crescimento desde julho de 2021.

Participação da EPE na COP 28

30/11/2023 - A 28ª Conferência de Mudanças Climáticas (COP 28) promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU), está prevista para acontecer de 30 de novembro a 12 de dezembro de 2023, no Expocity Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

EPE publica Nota Técnica sobre o tema da Flexibilidade Operativa, onde apresenta uma proposta de metodologia para estimar os requisitos e recursos de flexibilidade no SIN

29/11/2023 - Os estudos de planejamento da expansão apontam que a participação das tecnologias renováveis variáveis irá crescer nos próximos anos e, consequentemente, a variabilidade na produção de energia também pode aumentar. Com isso, o monitoramento de mais uma dimensão na análise de adequação da expansão torna-se necessário: a flexibilidade operativa.

Giovani Machado participa da Seminário Hidrogênio Verde no Brasil

29/11/2023 - Ocorreu no dia 27, o Seminário Hidrogênio Verde no Brasil, em São Paulo. O evento contou com a participação de Giovani Machado (DEA) em uma palestra.