EPE discute investimento para mercado de gás no XIV Congresso Brasileiro de Regulação da ABAR

Publicado em 28 de novembro de 2025

WhatsApp Image 2025-11-27 at 15.54.30.jpeg

No dia 27 de novembro, a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) participou do painel "Investimento em infraestrutura de redes para desenvolvimento do mercado de gás", realizado durante o Congresso Brasileiro de Regulação (ABAR 2025). A diretora de Estudos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, Heloisa Borges, representou a empresa no debate, que reuniu autoridades públicas, agentes do setor e representantes da regulação e dos usuários do sistema de transporte de gás natural.

O painel teve como foco os desafios e oportunidades para viabilizar investimentos em infraestrutura de redes, elemento essencial para a consolidação de um mercado de gás competitivo, seguro e integrado no Brasil, com debates voltados à redução de riscos regulatórios, atração de capital privado e ampliação da base de consumidores.

Durante sua participação, Heloisa destacou as diretrizes e os avanços do Plano Nacional Integrado das Infraestruturas de Gás Natural e Biometano (PNIIGB), elaborado pela EPE no âmbito do Decreto nº 12.153/2024, ressaltando o papel do planejamento energético como instrumento estruturante da expansão do setor.

O PNIIGB organiza, de forma integrada, as alternativas para a expansão das infraestruturas de escoamento, processamento, estocagem, transporte, distribuição de GNC e GNL, além da inserção do biometano na rede. O plano mapeia mais de R$ 34 bilhões em investimentos potenciais, envolvendo projetos de reforço da malha, interiorização do gás, integração regional, escoamento do pré-sal e hubs de biometano.

"Planejamento, coordenação e regulação estável são as bases para que a infraestrutura de gás avance no Brasil. O PNIIGB parte desse tripé e busca, através de uma análise integrada, destravar investimentos, reduzir riscos e fortalecer a segurança energética e a transição justa", afirmou a diretora.

O debate também reforçou o papel da infraestrutura de gás como vetor de desenvolvimento econômico, segurança do abastecimento e apoio à transição energética, especialmente diante da ampliação da produção nacional, da integração com o biometano e da redução da dependência de fontes externas.

O painel foi moderado por Pietro Mendes (ANP) e contou com a participação de representantes do Ministério de Minas e Energia, ATGás, Abegás e Conselho de Usuários do Sistema de Transporte de Gás Natural, ampliando o diálogo entre poder público, reguladores, mercado e consumidores.


Notícias Relacionadas

Mineralização de carbono é tema de nova publicação da EPE

14/07/2026 - A publicação apresenta os fundamentos da mineralização de carbono, processo que converte o dióxido de carbono (CO₂) em minerais estáveis por meio de reações naturais aceleradas em determinadas formações geológicas. O documento explora os mecanismos que tornam essa rota uma alternativa de armazenamento permanente de carbono, descreve experiências internacionais em andamento e discute as perspectivas para sua aplicação no Brasil.

EPE recebe representante de Moçambique para reunião sobre planejamento energético

14/07/2026 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) recebeu, nesta quinta-feira, 10 de julho, Daniel Viriato Guambe, diretor nacional do Gabinete de Estudos Económicos e Estratégicos (GEEE) do Ministério dos Recursos Minerais e Energia (MIREME) da República de Moçambique. Pela EPE, participou da reunião Gustavo Naciff de Andrade, assessor da Presidência.

EPE recebe prêmio por excelência em planejamento energético durante o EVEx Brasil 2026

03/07/2026 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) foi homenageada durante o EVEx Brasil 2026 com o prêmio "Vanguarda em Planejamento e Inteligência Setorial", reconhecimento concedido a instituições que se destacam pela excelência técnica, inovação e contribuição para o desenvolvimento do setor energético. A premiação ocorreu durante o evento realizado nos dias 1º e 2 de julho em João Pessoa (PB). Com o tema "Pulsar Ibero-Americano: O Ritmo da Nova Energia", o evento reuniu autoridades, especialistas e representantes do setor energético do Brasil e de outros países para discutir os principais desafios e oportunidades da transição energética.

EPE publica Rodadas de Licitação no Mundo em 2026

03/07/2026 - O documento reúne informações sobre rodadas realizadas em 2025 e iniciativas em andamento ou previstas para 2026 em diferentes países, destacando como as ofertas de áreas exploratórias representam estratégias de segurança energética, atração de investimentos e reposição de reservas.

Primeiro caderno do PDE 2036 reúne contexto, perspectivas e premissas para o setor energético

03/07/2026 - O Ministério de Minas e Energia (MME) e a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) publicaram, nesta sexta-feira (3/7), o Caderno de Contexto, Perspectivas e Premissas, primeira publicação do Plano Decenal de Expansão de Energia 2036 (PDE 2036).