Emissões de gases de efeito estufa em reservatórios hidrelétricos

As usinas hidrelétricas, historicamente, sempre foram vistas como uma das principais opções de geração de energia renovável com baixas emissões. Todavia, ultimamente cresceram os questionamentos de que as emissões atribuídas a uma usina hidrelétrica poderiam ser expressivas ao se contabilizar aquelas associadas aos reservatórios. Tais questionamentos impulsionaram uma gama de estudos a fim de se aprofundar sobretudo na dinâmica do carbono em reservatórios hidrelétricos, a partir de métodos de medição das emissões nos diversos processos observados. Diante desse contexto, é fundamental compreender melhor os desafios e incertezas relacionados ao tema, dada a própria natureza complexa que envolve o balanço de carbono de reservatórios.

A Nota Técnica Emissões de GEE em reservatórios hidrelétricos tem como objetivo apresentar um panorama do estado atual de conhecimento do tema a fim de discutir as questões fundamentais e apresentar como o tema é percebido pelas principais instituições que atuam na área de energia e de mudanças climáticas em nível internacional e nacional. Em outra escala, foram explicados os processos de emissões de GEE em reservatórios e suas variáveis relevantes, assim como metodologias utilizadas para a medição. Também foram discutidos os resultados de estudos que chegaram a um balanço de emissões de reservatórios e suas conclusões e as medidas de mitigação frequentemente adotadas. 

Clique aqui para acessar a NT

Notícias Relacionadas

Técnicos e executivos da EPE presentes no ENASE 2022

09/06/2022 - Técnicos e executivos da EPE estiveram presente no ENASE 2022 - Encontro Nacional de Agentes do Setor Elétrico, realizado nos dias 8 e 9 de junho, no Centro de Convenções ExpoMAG. O evento é um dos principais fóruns para debate sobre os desafios e o futuro do setor elétrico brasileiro.

EPE lança Relatório Síntese do Balanço Energético Nacional 2022, com informações consolidadas do setor energético no Brasil no ano de 2021

31/05/2022 - A EPE publica hoje, 31 de maio de 2022, a nova edição do Relatório Síntese do Balanço Energético Nacional. Esse relatório traz uma visão consolidada dos dados sobre as transformações do setor energético brasileiro em 2021, isto é, quanta energia foi consumida, quais os setores demandaram energia, como evoluiu a oferta de fontes energéticas e emissões de gases de efeito estufa associadas à produção e uso de energia no Brasil.

EPE lança “BiodivEPE - Biodiversidade no planejamento de projetos de energia”

23/05/2022 - A Empresa de Pesquisa Energética - EPE lança a BiodivEPE - Biodiversidade no planejamento de projetos de energia. Uma ferramenta interativa elaborada com recursos de SIG - Sistema de Informações Geográficas.

EPE publica Nota Técnica que apresenta a análise socioambiental dos empreendimentos incluídos no ciclo 2021/2022 do Plano Indicativo de Oleodutos

03/05/2022 - A Nota Técnica apresenta a análise socioambiental dos empreendimentos incluídos no ciclo 2021/2022 do Plano Indicativo de Oleodutos (PIO). No documento são descritos os principais elementos socioambientais presentes nas áreas referenciais estabelecidas para os terminais e nas regiões de passagem dos traçados e corredores de estudo definidos para os oleodutos.

EPE publica a Nota Técnica sobre a Produção e Consumo de Hidrogênio em Refinarias no Brasil

02/05/2022 - O hidrogênio é o elemento mais abundante do universo; entretanto, raramente é encontrado em sua forma elementar na Terra, onde deve ser produzido a partir de uma matéria-prima contendo-o, mediante o consumo de energia. A produção de hidrogênio através de combustíveis fósseis apresenta-se como o principal processo para obtenção deste energético.