Emissões de gases de efeito estufa em reservatórios hidrelétricos

As usinas hidrelétricas, historicamente, sempre foram vistas como uma das principais opções de geração de energia renovável com baixas emissões. Todavia, ultimamente cresceram os questionamentos de que as emissões atribuídas a uma usina hidrelétrica poderiam ser expressivas ao se contabilizar aquelas associadas aos reservatórios. Tais questionamentos impulsionaram uma gama de estudos a fim de se aprofundar sobretudo na dinâmica do carbono em reservatórios hidrelétricos, a partir de métodos de medição das emissões nos diversos processos observados. Diante desse contexto, é fundamental compreender melhor os desafios e incertezas relacionados ao tema, dada a própria natureza complexa que envolve o balanço de carbono de reservatórios.

A Nota Técnica Emissões de GEE em reservatórios hidrelétricos tem como objetivo apresentar um panorama do estado atual de conhecimento do tema a fim de discutir as questões fundamentais e apresentar como o tema é percebido pelas principais instituições que atuam na área de energia e de mudanças climáticas em nível internacional e nacional. Em outra escala, foram explicados os processos de emissões de GEE em reservatórios e suas variáveis relevantes, assim como metodologias utilizadas para a medição. Também foram discutidos os resultados de estudos que chegaram a um balanço de emissões de reservatórios e suas conclusões e as medidas de mitigação frequentemente adotadas. 

Clique aqui para acessar a NT

Notícias Relacionadas

EPE recebe delegação da Dinamarca

28/10/2022 - No âmbito do Memorando de Entendimentos assinado entre Brasil e Dinamarca em 2021, com foco em fontes renováveis e transição energética, a EPE recebeu nesta quinta-feira a delegação composta por membros da Agência Dinamarquesa de Energia, do Consulado e da Embaixada da Dinamarca no Brasil.

EPE participa do Seminário “PD&I: A Transição Energética e o Papel das Empresas de Petróleo e Gás na Geração de Energia Eólica Offshore”

07/10/2022 - Gustavo Ponte, Superintendente Adjunto da Superintendência de Geração, representou a EPE no seminário “PD&I: A Transição Energética e o Papel da Energia Eólica e as Empresas de Petróleo e Gás”, no dia 04/10, às 9h, na Agência Nacional de Petróleo (ANP). Transmitido ao vivo no canal da ANP no YouTube, a proposta do evento era promover um debate sobre o papel das empresas de petróleo e gás na geração de energia eólica offshore, considerando a pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação (PD&I).

EPE participa de debate sobre projetos florestais no Rio Oil and Gas 2022

29/09/2022 - No segundo dia de Rio Oil and Gas (27/09), o Diretor de Estudos Econômico-Energéticos e Ambientais da EPE, Giovani Machado foi mediador do painel “Estratégias de Mitigação com Projetos Florestais – Melhor Custo Marginal de Abatimento para Indústria de Óleo e Gás e para Sociedade”, da arena ESG – um espaço do evento destinado a discussões sobre aspectos de Meio Ambiente, Segurança e Saúde da indústria de óleo e gás.

EPE participa do Wind Energy Hamburg, uma das maiores feiras focadas em energia eólica no mundo.

27/09/2022 - Gustavo Ponte, Superintendente Adjunto, e Bernardo Folly, Superintendente da DEE,  participou hoje (27/09/2022) do Wind Energy, em Hamburgo. Promovido pelo Banco Mundial, GWEC, IFC e ESMAP, o evento tem a proposta de trazer discussões sobre a eólica offshore.

EPE irá participar do Rio Oil and Gas 2022

23/09/2022 - Entre os dias 26 à 29 de setembro, a EPE participará ativamente do Rio Oil and Gas 2022, evento realizado no Boulevard Olímpico, na Zona Portuária do Rio de Janeiro, e com transmissão online.