Balanço Energético Nacional 2020 – Ano base 2019

​O Relatório final do Balanço Energético Nacional 2020– Ano base 2019 apresenta as estatísticas nacionais do setor de energia, além de gráficos com um período temporal mais longo com o objetivo de facilitar a sua análise sobre a evolução da oferta, da transformação e do consumo de energia no Brasil.

Em 2019, a oferta interna de energia registrou um acréscimo de 1,4% em relação ao ano anterior. O incremento das fontes eólica e solar na geração de energia elétrica e o avanço da oferta de biomassa da cana e biodiesel contribuíram para que a matriz energética brasileira se mantivesse em um patamar renovável muito superior ao observado no resto do mundo.

imagem1.jpg

As políticas públicas adotadas nos últimos anos favoreceram a entrada de fontes renováveis a exemplo do biodiesel cujo consumo cresce ano após ano no Brasil.

imagem2.jpg

A oferta interna de energia elétrica cresceu 2,3% em relação a 2018. A hidráulica, principal fonte de geração no país, em conjunto com as demais renováveis representaram 83% de toda a geração Nacional. A matriz elétrica apresenta assim uma alta participação de fontes renováveis.

imagem3.jpg

Em 2019, a geração eólica ultrapassou a geração de eletricidade à biomassa. Em 2015 já havia ultrapassado a geração nuclear.

imagem4.jpg

Destaque para   Mini micro geração distribuída, que tem registrado uma forte penetração no país. A solar fotovoltaica em 2019 atingiu 1.659 GWh e 1.992 MW de geração e potência instalada respectivamente.

imagem5.jpg

A participação das fontes renováveis na matriz energética nacional contribui para o perfil de baixa emissão per capita quando comparado com EUA, China e União Europeia.

imagem6.jpg

Estas e outras informações você encontra no Relatório Final do Balanço Energético Nacional 2020– Ano base 2019 e no Relatório Síntese.

Confira acessando a página da EPE.


Notícias Relacionadas

EPE e Finep unem estratégia e inovação em segundo dia de Capacitação em Transição Energética

07/02/2025 - “Sinergia” foi o sentimento que predominou no segundo dia da Capacitação em Transição Energética, realizada pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE) em parceria com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). Após um primeiro encontro na semana passada, no qual foram apresentados cadernos da EPE sobre combustíveis na transição, equipes de ambas as empresas voltaram a se reunir no auditório da Finep na quarta-feira, 5 – dessa vez, para a Finep tratar de sua atuação mais recente e de sua carteira de projetos e para a EPE, por sua vez, abordar resiliência energética e seus planos de longo prazo.

PNE 2055 - MME e EPE traçam cenários do planejamento energético para uma transição energética justa e inclusiva

06/01/2025 - De olho no planejamento energético brasileiro para os próximos 30 anos, o Ministério de Minas e Energia (MME) e a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) lançaram, nesta segunda-feira (6/01) , o primeiro caderno do Plano Nacional de Energia (PNE) 2055. O estudo avalia as principais tendências e incertezas para o horizonte, além de reunir os cenários energéticos qualitativos que são insumos tanto para a construção da nova edição do PNE 2055, quanto para o Plano Nacional de Transição Energética (Plante).

EPE, ONS e CCEE Divulgam Previsão de Carga para o PLAN 2025-2029

03/12/2024 - O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) e a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) divulgam, nesta terça-feira (03), as Previsões de Carga para o Planejamento Anual da Operação Energética - 2025-2029. A perspectiva é de uma expansão média de 3,3% da carga do Sistema Interligado Nacional – SIN no período.

Resenha Mensal: o consumo de eletricidade cresce 4,1% em setembro, indústria lidera a alta. Os últimos três meses foram de recordes no consumo industrial. Residências e Comércio também consomem mais

30/10/2024 - A mais recente edição da Resenha mostra que o consumo nacional de energia elétrica foi de 46.281 GWh em setembro de 2024, alta de 4,1% comparado a setembro de 2023. A indústria lidera a alta no consumo com taxa interanual de 5,8% em setembro de 2024. Consumo residencial e comercial também crescem. O consumo acumulado nos últimos 12 meses foi de 557.906 GWh, alta de 7,2% na comparação com igual período anterior.

EPE participa de conferências sobre energia nos EUA

22/10/2024 - ​Pelo segundo ano seguido, a Diretora de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis da EPE, Heloisa Borges, participou da "La Jolla Energy Conference", realizada em La Jolla, na Califórnia (EUA), nos dias 16 e 17 de outubro.