Apresentação do Estudo Ambiental da Área Sedimentar Terrestre do Solimões

​No dia 18/08/2020, foi apresentado o Estudo Ambiental da Área Sedimentar Terrestre do Solimões (EAAS Solimões), elaborado pelo Consórcio Piatam-Coppetec, contratado pela EPE. Estiveram presentes ao evento online 70 convidados, pertencentes à EPE, ao Consórcio e às seguintes instituições: MME, MMA, ANP, Ibama, ICMBio e ANA.

O EAAS Solimões teve como objetivo subsidiar a oferta de áreas para exploração e produção de petróleo e gás natural e o licenciamento ambiental de futuras atividades petrolíferas na região. Para tal, seus principais resultados foram a classificação da região de maior potencialidade petrolífera na bacia sedimentar do Solimões, sudoeste do estado do Amazonas, quanto à aptidão para E&P de petróleo e gás natural, respeitando o meio ambiente e a diversidade sociocultural regional, além de diretrizes estratégicas, recomendações ao licenciamento e planos de ação para a região.

A elaboração do EAAS integra o processo de Avaliação Ambiental de Área Sedimentar (AAAS), instituído pela Portaria MME MMA 198/2012, que inclui o acompanhamento do estudo por um grupo interministerial denominado Comitê Técnico de Acompanhamento (CTA).

Saiba mais sobre AAAS e obtenha acesso aos arquivos do estudo e das apresentações do dia 18/08/2020


Notícias Relacionadas

Boletim Anual de Transmissão 2023

04/04/2024 - A EPE realizou em 2023 análises técnico-econômicas e socioambientais que resultaram na recomendação de diversos novos empreendimentos de transmissão de eletricidade. Essas futuras instalações irão agregar maior confiabilidade ao Sistema Interligado Nacional, aumentando a qualidade no atendimento elétrico aos consumidores brasileiros.

Licenciamento ambiental da Usina Hidrelétrica Castanheira

27/03/2024 - No dia 18/3/24 a Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso (SEMA-MT) publicou o arquivamento do licenciamento ambiental da Usina Hidrelétrica Castanheira. A decisão encerra um processo que se estendia desde 2012, e causa apreensão no setor elétrico.

EPE promoveu um evento sobre o lançamento da Nota Técnica “Análise das experiências Estatais internacionais relativas à pobreza e justiça energética: Definições, indicadores, medidas e governança”

15/03/2024 - O evento do lançamento da Nota Técnica marca o vigésimo aniversário da lei de autorização da criação da empresa. A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) promoveu um evento do lançamento da Nota Técnica, nesta sexta-feira,15, que foi escolhido para marcar o vigésimo aniversário da lei que autorizou a criação da EPE, com abertura feita pelo presidente da EPE Thiago Prado; Com participação do Consultor técnico Arnaldo dos Santos, Analista Vinicius Rosenthal da superintendência de Meio Ambiente, Diretor de Estudos Econômicos-Energéticos e Ambientais Thiago Ivanoski, superintendente de Meio Ambiente Elisangela Medeiros, superintendente de Estudo Econômicos Energéticos Carla Achão, com participação virtual da Assessora especial do Ministro de Minas e Energia Mariana de Assis e Diretor do departamento de Universalização e Políticas sociais de Energia Elétrica do MME André Luiz Dias de Oliveira.

EPE divulga caderno "Desmistificando – Inventários Nacionais x Inventários Corporativos: Relações entre NDC brasileira e o licenciamento prévio de termelétricas"

03/01/2024 - O Caderno Desmistificando – Inventários nacionais x Inventários Corporativos: Relações entre NDC brasileira e o licenciamento prévio de termelétricas tem por objetivo delinear alguns conceitos importantes nessa discussão, eliminar mitos e propor um bom encaminhamento para a definição de exigências relacionadas às emissões de GEE por termelétricas no licenciamento prévio, de forma que tais medidas sejam razoáveis e possíveis de serem cumpridas pelas empresas que atuam em projetos termelétricos e ao final, possam contribuir para um cenário de menor emissão do país no futuro.

Diretor da EPE participa de reunião de Grupo de Trabalho Técnico da Agência Internacional de Energia Atômica sobre nuclear em sistemas energéticos de baixo carbono

14/12/2023 - O Grupo de Trabalho Técnico sobre Energia Nuclear em Sistemas de Energia de Baixo Carbono (TWG-NPLCES) é um grupo de especialistas internacionais que prestam aconselhamento e apoio à implementação do programa da AIEA na área da energia nuclear em sistemas de energia de baixo carbono, refletindo questões econômicas, ambientais e climáticas relacionadas ao planejamento energético.