A Empresa de Pesquisa Energética (EPE), comunica a nomeação de Angela Livino como presidente interina da EPE.

​Na última sexta-feira, 10/02/2023, o Conselho de Administração da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) nomeou Angela Livino como presidente interina da instituição.

Ao longo de seus 17 anos na EPE, Angela atuou em diferentes áreas. Ingressou como Assessora na EPE em agosto de 2005, no denominado quadro inicial de empregados da EPE. Posteriormente, foi admitida por meio de concurso público como Analista de Pesquisa Energética em agosto de 2010 e em fevereiro de 2014 foi designada como Superintendente Adjunta da Superintendência de Planejamento da Geração. Em janeiro de 2017 passou a ser lotada na Presidência, atuando inicialmente como Assessora da Presidência, e em maio de 2019 como Chefe de Gabinete da Presidência. Desde maio de 2020 ela assumiu a Diretoria de Gestão Corporativa e TI da EPE. 

Na EPE, Angela também coordenou e desenvolveu diversos estudos de planejamento da geração. Atuou na coordenação do grupo de metodologia para validação dos modelos computacionais utilizados para o planejamento e programação do sistema elétrico (CPAMP) e teve importante envolvimento na dinâmica dos leilões de energia nova desde 2005.

Antes da EPE, foi engenheira da Gerência de Planejamento da Operação do Operador Nacional do Sistema Elétrico - ONS de 2001 a 2005 e de 1997 a 2001 e foi Pesquisadora Contratada, Bolsista de Mestrado e Estagiária do Programas de Estudos Energéticos do Centro de Pesquisa de Energia Elétricas da Eletrobras - CEPEL.

Angela é graduada em Engenharia Civil pela UFRJ, possui Mestrado e Doutorado em Engenharia Civil com especialização em recursos hídricos e meio ambiente pela COPPE/UFRJ. Fez doutoramento sanduíche na Universidade de Harvard no Programa de Sustentabilidade da Harvard Kennedy School of Goverment, tendo sido Bolsista da Fulbright/CAPES neste mesmo período e seguiu como pesquisadora associada da mesma Universidade até 2016. Até março de 2020, Angela também atuou como Consultora Técnica da Universidade da Flórida em rede interdisciplinar que estuda barragens amazônicas.

Angela é a primeira mulher a assumir a presidência e permanecerá no cargo até a posse do(a) novo(a) presidente pelo Conselho de Administração, sem prejuízo das suas atribuições como Diretora de Gestão Corporativa.

Angela 2 181x190-100.jpg


 


Notícias Relacionadas

Posse do novo presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Thiago Prado

29/09/2023 - O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, participou nesta sexta-feira (25/9), no Rio de Janeiro, da posse do novo presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Thiago Prado.

Lançamento do Fact Sheet sobre Captura e armazenamento de carbono biogênico: Bio-CCS.

25/09/2023 - O Fact Sheet sobre Bio-CCS compila informações relevantes, de forma visual e sintética, para introduzir os principais conceitos sobre o tema. A captura e armazenamento de CO2 de origem na biomassa (Bio-CCS) é uma das possibilidades de atendimento ao Acordo de Paris e contribuir para conter o aquecimento global abaixo de 2ºC em relação aos níveis pré-industriais, além de compensar a emissão de setores de difícil descarbonização.

Thiago Prado foi eleito do Presidente da EPE

19/09/2023 - ​O engenheiro Thiago Guilherme Ferreira Prado, de 43 anos, foi eleito sexta-feira, 15/09/2023, na 246ª reunião do Conselho de Administração, Presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE).

Presidente interina da EPE participa do 15º Fórum Latino-Americano de Smart Grid

15/09/2023 - Ocorreu nos dias 11 e 12 de setembro, em São Paulo, o 15º Fórum Latino-Americano de Smart Grid com o tema "As tecnologias avançadas de integração e gestão de energia, conectividade e demais serviços nas redes elétricas e nas edificações e casas inteligentes". O evento contou com a participação da presidente interina da EPE, Angela Livino.

Boletim Trimestral de Consumo de Eletricidade – ANO IV – Nº14

14/09/2023 - Nesta edição, o comportamento nas classes de consumo comercial, industrial e residencial, de abril a junho de 2023, é analisado no contexto da conjuntura econômica e da dinâmica do mercado de eletricidade no Brasil e em suas regiões