Estatísticas do Mercado de Energia Elétrica

A EPE coleta e classifica a carga para as principais classes e segmentos, além do número de consumidores, basicamente por meio de dois sistemas: SAM (Sistema de Acompanhamento do Mercado) e SIMPLES (Sistema de Informações de Mercado para o Planejamento do Setor Elétrico).

O Anuário Estatístico de Energia Elétrica apresenta os dados relacionados ao consumo de energia elétrica na rede de distribuição. O documento resulta do processo de compilação de dados coletados e consolidados pela EPE anualmente. As estatísticas consolidam as informações publicadas da Resenha Mensal do Mercado de Energia Elétrica. O Anuário é o resultado do trabalho cooperativo com os agentes do mercado de energia, realizado no âmbito da Comissão Permanente de Análise e Acompanhamento do Mercado de Energia Elétrica (COPAM), sob a coordenação da EPE.

A EPE desenvolveu o Sistema de Acompanhamento de Medições Anemométricas - AMA, aplicativo computacional para fins de registro das medições anemométricas e climatológicas fornecidas pelos parques eólicos vencedores dos leilões de compra de energia elétrica promovidos pelo Governo Federal através do Ministério de Minas e Energia.  Tais medições constituem uma base de dados permanente e referencial para estudos relativos à energia eólica e para o desenvolvimento de instrumental técnico voltado ao planejamento, à operação e à integração de parques eólicos ao sistema elétrico nacional.