Audiências e Consultas Públicas

Aprimoramentos no Modelo de Mercado da Micro e Minigeração Distribuída (4MD)

O 4MD é um modelo desenvolvido em 2015 pela EPE com a finalidade de projetar a difusão da Micro e Minigeração Distribuída no Brasil. O Modelo vem ganhando importância dentro do setor elétrico brasileiro, fazendo parte do processo de trabalho de diferentes organizações públicas e privadas. 

Dada a importância do tema, a EPE desenvolveu esta nota técnica para apresentar a estrutura geral do 4MD, discutir algumas de suas limitações, possíveis aprimoramentos, e apresentar sensibilidades nos resultados a partir da alteração de alguns parâmetros. A partir disso, identificamos alguns questionamentos com o intuito de receber contribuições da sociedade. 

Documento base

Contribua através do e-mail contato.4md@epe.gov.br. Prazo: 10/02/2023

Contribuições Recebidas

Análise das contribuições


Estruturação de base de dados e indicadores socioeconômicos e ambientais de energia e bem-estar

Em dezembro de 2021, a EPE contratou, via licitação pública, a empresa Diversa Planejamento e Consultoria em Sustentabilidade para estruturação e modelagem de base de dados de indicadores socioeconômicos e ambientais de energia e bem-estar. O projeto denominado "Sistemas de Indicadores de Energia, Meio Ambiente e Sociedade" - SIEMAS Bem-estar - visa instrumentalizar a compreensão da relação entre energia e bem-estar social por meio da construção de uma ferramenta capaz de alimentar uma base de dados e indicadores que revelarão as formas e as escalas como esse fenômeno se manifesta no Brasil.

A partir de 01 de julho, a EPE inicia a fase de contribuição pública. O Documento Base reúne os principais conceitos e indicadores selecionados que irão subsidiar o desenvolvimento da ferramenta e no formulário será possível realizar as contribuições sobre quais indicadores deveriam compor a base de dados do SIEMAS Bem-estar.

Contamos com a sua colaboração! 

SIEMAS Bem-estar: Documento Base

Formulário de Contribuições - Até 19/08/2022

Status do projeto em 11/03/2024


Estruturação e Modelagem de Base de Dados de Indicadores e Estatísticas Socioambientais de Riscos Climáticos, Mitigação, e Adaptação às Mudanças Climáticas no Setor de Energia

Em novembro de 2021, a EPE contratou, por meio de licitação pública, a WayCarbon para estruturação e modelagem de base de dados de indicadores e estatísticas socioambientais de riscos climáticos, mitigação e adaptação às mudanças climáticas no setor de energia com duração de 15 meses. E, agora, EPE inicia fase contribuição pública do Documento Base que reúne os principais conceitos e indicadores selecionados que irão subsidiar o desenvolvimento da ferramenta. O formulário para coleta de contribuições ficará disponível até 15/08/2022. 

Documento Base

Formulário de Contribuições

Status do Projeto em 02/04/2024


Estudo Ambiental de Área Sedimentar do Solimões

O "EAAS preliminar" foi submetido à consulta pública pela internet durante105 dias e por meio de reuniões presenciais em quatro municípios da região de estudo. Colhidas as contribuições da consulta, o EAAS está sendo consolidado e finalizado.

As formas de participação social durante a elaboração do Estudo foram entrevistas, oficinas e reuniões com atores sociais identificados na região, além de consultas públicas por internet e presenciais. 

Saiba mais,clicando aqui.

Estudo Zoneamento Nacional de Recursos de Óleo e Gás

A EPE abriu em 16/03/2016 a consulta pública sobre o documento “Zoneamento Nacional de Recursos de Óleo e Gás - 2015”. O Zoneamento Nacional de Recursos de Óleo e Gás é um estudo contínuo realizado em ciclos pela EPE para apoiar o Ministério de Minas e Energia - MME na elaboração do planejamento energético do País. Seu objetivo geral é a obtenção de uma base de informações georreferenciadas que permita representar zonas geográficas, na forma de mapas, que explicitem a importância relativa das diversas áreas do país, sob o ponto de vista da possível contribuição do setor de petróleo e gás ao desenvolvimento econômico nacional. A consulta pública recebeu contribuições até o dia 14/04/2016.

A Consulta Pública foi realizada em atendimento à Portaria MME Nº 350, DE 10.10.2013 - DOU 11.10.2013, que determina a atualização bienal e disponibilização do estudo para consultas no sítio do Ministério de Minas e Energia - http://www.mme.gov.br, inclusive em Sistema de Informações Geoespaciais via Web – WEbGIS.

O estudo foi desenvolvido pela EPE, sob a coordenação do MME e com o apoio da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Oficinas técnicas para Diagnóstico Socioambiental

A Superintendência de Meio Ambiente (SMA) realiza reuniões públicas no âmbito dos estudos de Avaliações Ambientais Integradas (AAIs) e de viabilidade de usinas hidrelétricas. Mais recentemente, passou a realizar oficinas técnicas para o Diagnóstico Socioambiental dos Inventários Hidrelétricos de bacias hidrográficas. Clique aqui para conhecer as reuniões públicas já realizadas.