Status do SIEMAS Bem-Estar

​Em agosto de 2022 foram realizadas cinco Oficinas Virtuais, uma para cada região do Brasil, contando com a participação de cerca de 90 pessoas, entre representantes do governo, empresas de energia, agências reguladoras, associações, setor de transportes, órgãos de meio ambiente, pesquisadores, fundação e terceiro setor.

Essas Oficinas Virtuais foram realizadas com o objetivo de obter subsídios, validar e complementar as informações e indicadores identificados e disponibilizados previamente aos participantes, permitindo o debate entre especialistas, partes interessadas e pesquisadores(as). Por meio da coleta das contribuições foi possível aperfeiçoar e validar a lista de indicadores para compor a base de dados e indicadores socioeconômicos e ambientais de energia e bem-estar, que está sendo utilizada para a continuidade do projeto.

Paralelamente a EPE formulou a Nota Técnica EPE/DEA/SMA 01/2024, intitulada "Análise de experiências estatais internacionais relativas à Pobreza e Justiça Energética: Definições, Indicadores, Medidas e Governança", na qual apresenta uma análise das principais experiências estatais internacionais de planejamento e monitoramento relativos à pobreza energética e à justiça energética. O documento se baseia em definições de órgãos oficiais, indicadores sociais, econômicos e ambientais, planos de governo e metas estabelecidas para redução da pobreza energética e promoção da justiça energética.