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Planejamento Estratégico da EPE (ciclo 2020-2023) - Ano 2020
Plano de Negócios 2020: Planejamento Estratégico Institucional (Ciclo 2020-2023)
Balanço de 2020
O ano de 2019 pode ser considerado um marco para a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) em termos de aprimoramento dos instrumentos de Gestão Estratégica. Com o intuito de se elaborar uma proposta de Plano de Negócios para o exercício de 2020 a ser submetida ao Conselho de Administração para aprovação na reunião ordinária de dezembro de 2019, conforme determina o § 1º do Art. 23 da Lei nº 13.303, de 30 de junho de 2016, a Diretoria Executiva iniciou, no começo do segundo semestre de 2019, as ações necessárias com vistas à construção de um novo ciclo quadrienal do Planejamento Estratégico Institucional, a vigorar de 2020 a 2023, o qual foi denominado de Planejamento Estratégico Institucional (PEI) 2020-2023, seguindo o mesmo período quadrienal do Plano Plurianual (PPA) 2020-2023, bem como do planejamento estratégico do Ministério de Minas e Energia (MME), que também se encontrava no ciclo 2020-2023.
Este processo iniciou-se em julho de 2019, com a deliberação da Diretoria Executiva pela aprovação de uma nova minuta de Regimento Interno do Comitê Executivo de Gestão Estratégica (CGE-X), assim como a recomposição, quase total, dos seus membros, trazendo mais agilidade e eficácia às suas ações. A este comitê, a Diretoria Executiva deu a missão de construir uma proposta de novo ciclo do PEI, onde poderiam ser revisitados os parâmetros que definiam a identidade empresarial da empresa, tais como os Valores Organizacionais, a Missão e a Visão, assim como os objetivos estratégicos. Coube também, a este comitê, a missão de identificar os indicadores de desempenho mais apropriados para o monitoramento e avaliação dos resultados.
Abriu-se, assim, ao longo do segundo semestre de 2019, um amplo processo de debates, trocas de ideias e busca de consensos em todos os níveis hierárquicos da empresa acerca das estratégias mais adequadas para a EPE nos anos subsequentes. Desde os cargos de nível médio aos membros do Conselho de Administração, todos os colaboradores da EPE tiveram a oportunidade de discutir e identificar os principais desafios da empresa, os pontos fortes e fracos internos e as oportunidades e ameaças externas que poderiam afetar a empresa neste período do ciclo.
Este trabalho, conduzido pelo CGE-X, recebeu todo o suporte e apoio da Diretora Executiva e contou com a facilitação, por meio de oficinas de trabalho com todas as lideranças da empresa, da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), instituição de referência no conhecimento acadêmico em temas relativos à Gestão e Administração, trazendo maior embasamento técnico ao trabalho e a neutralidade na busca de consensos.
Além disso, os membros do CGE-X foram incentivados a realizar pré-oficinas com os colaboradores de suas respectivas áreas com o objetivo de construir um diagnóstico organizacional que seria debatido nos encontros promovidos pela Enap. Nestes, foram rediscutidos o negócio, a missão, a visão, os valores organizacionais e os objetivos estratégicos, assim como as iniciativas, os indicadores e as metas estratégicas, visando reforçar a capacidade interna e aperfeiçoar a gestão e a operação organizacional.
Visando à transparência e ao desenvolvimento de um trabalho colaborativo, durante a construção do PEI 2020-2023 foram realizadas diversas apresentações dos resultados preliminares do trabalho que estava sendo realizado nas reuniões tanto do Conselho de Administração, quanto de Diretoria Executiva e de Gestão com as lideranças da empresa. Além disso, foram realizadas palestras abertas no auditório da EPE para os empregados, assim como foi criada uma página na intranet da empresa, onde todos os colaboradores puderam acompanhar o processo, interagir e contribuir por meio de diversas pesquisas.
Assim, a missão, a visão, os valores organizacionais, o propósito, os objetivos estratégicos, os indicadores e as respectivas metas estratégicas do ciclo 2020-2023 foram estabelecidos visando a qualidade do assessoramento direto ao MME, a promoção de uma transição energética brasileira aderente às potencialidades, fragilidades e vantagens competitivas do país no cenário energético nacional/regional e internacional, a implementação de processos de planejamento cada vez mais integrados e a redução das assimetrias de informação no mercado, reduzindo, assim, os custos de transação e as incertezas e promovendo um ambiente de maior confiança para investimentos no setor energético brasileiro, com novos entrantes e maior competição. O fortalecimento dos processos de conformidade também está presente na estratégia.
Tal revisão teve por objetivo levar a EPE a atingir patamares cada vez mais elevados de excelência em sua atuação, de modo a reforçar a visão perante a sociedade como uma referência em estudos e pesquisas que contribuem para a formulação, implementação e avaliação das políticas públicas e do planejamento e desenvolvimento energético do país.
Com isso, os atributos que definem a identidade empresarial da EPE para o ciclo 2020-2023 passaram a ser:
Negócio. Realização de estudos e pesquisas para subsidiar a formulação, implementação e avaliação da Política e do Planejamento Energético Brasileiro.
Missão. Realizar estudos e pesquisas de alta qualidade visando subsidiar o Planejamento, o Desenvolvimento e a Política Energética Nacional.
Visão. Ser uma organização proativa, inovadora e reconhecida por sua excelência técnica em estudos e pesquisas no Setor Energético.
Propósito. O futuro da energia começa na EPE.
Valores Organizacionais. Constituem-se como os norteadores das ações dos empregados e dirigentes da empresa:
Comprometimento. Alinhamo-nos à missão, visão e objetivos institucionais da Empresa, superando obstáculos e encarando os desafios como força motivadora para atingir o resultado efetivo para a sociedade brasileira.
Diálogo. Buscamos a prática do diálogo franco, respeitoso e profissional, num ambiente de convivência e estímulo a diferentes perspectivas, respeitando a opinião alheia e o direito democrático de expressão das pessoas e entidades que se relacionam com a instituição, como instrumento para a integração, inovação e relevância do nosso trabalho.
Ética. Em nossas ações, compromissos e relações em geral, consideramos essenciais a transparência, a impessoalidade, a integridade, a isonomia e a não discriminação como fundamentos para uma atuação visando um planejamento energético de excelência.
Inovação. Estamos permanentemente em busca de novas formas, práticas e atitudes que geram valor para a sociedade e que estejam alinhadas às transformações tecnológicas no setor energético e à gestão pública e corporativa.
Respeito ao Ser Humano. Em nossas atitudes valorizamos e respeitamos a dignidade, as necessidades e os direitos individuais e a diversidade, pois entendemos a pluralidade e a cidadania como chaves para uma rica troca de experiências entre os colaboradores e sociedade.
Da mesma forma, o Mapa Estratégico da EPE para o ciclo 2020-2023 traduziu os objetivos estratégicos perseguidos neste horizonte (Figura 1).
Figura 1. Mapa Estratégico da EPE (ciclo 2020-2023)
Assim, o Conselho de Administração aprovou o documento, intitulado de Plano de Negócios 2020: Planejamento Estratégico Institucional 2020-2023, na reunião de dezembro de 2019, cujos resultados deveriam ser acompanhados por este órgão estatutário por meio de indicadores qualitativos que demonstrassem a satisfação do Ministério de Minas e Energia (MME) com os produtos e serviços elaborados pela empresa, bem como o impacto desses indicadores no atingimento dos objetivos estratégicos vinculados às Perspectivas da Sociedade e dos Processos Finalísticos (S1, S2, PF1, PF2, PF3 e PF4).
Além disso, nesta mesma reunião, o Conselho de Administração determinou que a Diretoria Executiva elaborasse um Plano Tático à luz das diretrizes do PEI 2020-2023 e acompanhasse sua execução, por meio de indicadores que refletissem a evolução do escopo e do cronograma das ações (projetos e programas) estratégicas estabelecidas, com vistas ao monitoramento, assim como a identificação de mudanças necessárias de rota, o que deu origem ao Plano Diretor Institucional (PDI) 2020.
Por fim, cabe destacar que, seguindo a determinação do Conselho de Administração, foi realizada, ao final de 2020, uma Pesquisa de Satisfação e Imagem do Ministério de Minas e Energia (MME) com o assessoramento da EPE, cujos resultados foram bastante positivos. A pesquisa resultou uma nota global de 9,3, onde foram atribuídos os conceitos 9,5 para imagem, 9,3 para produtos e serviços, 9,2 para atendimento e 8,9 para contribuição para o Setor Energético. Vale ressaltar que as boas práticas indicam que um índice de satisfação superior a 8,0 é considerado desejável. Da mesma forma, tratam como excelência os índices superiores a 9,0.
Além disso, no que diz respeito aos objetivos estratégicos definidos no PEI 2020-2023, o resultado da pesquisa demonstrou que, na visão do MME, a EPE se encontrava nesta rota de alcance, estando, inclusive, próxima ao resultado de excelência. Ressalta-se, assim, que a continuidade das ações da empresa no âmbito dos Planos de Negócios Anuais subsequentes será responsável pela manutenção ou aumento dos níveis de satisfação obtidos.
É importante destacar que, em função de aprimoramentos nos instrumentos de Gestão Estratégica da EPE ocorridos em 2020, o ciclo 2020-2023 foi interrompido, dando origem à Estratégia de Longo Prazo: Planejamento Estratégico Institucional (Ciclo 2021-2025).
Plano Diretor Institucional 2020
Plano Diretor Institucional 2020Balanço do 3º Trimestre de 2020
Balanço de 2020
O Plano Tático de 2020, nomeado de Plano Diretor Institucional (PDI) 2020, foi o responsável por criar as condições para que as metas e os objetivos estratégicos estabelecidos no PEI 2020-2023 para o ano de 2020 fossem atingidos. Por se tratar de um planejamento mais específico, suas ações foram coordenadas e acompanhadas pelos membros da Diretoria Executiva e demais colaboradores que ocupavam cargos gerenciais na empresa, tais como Superintendentes, Superintendentes Adjuntos e demais cargos correlatos, onde se destacam a Chefia de Gabinete, as assessorias, a Assessoria de Comunicação Social, a Consultoria Jurídica, a Ouvidoria e a Área de Conformidade e Riscos.
O PDI 2020 ocupou-se, entre outras questões, com a alocação dos diversos tipos de recursos, sejam eles orçamentários ou humanos. Assim, ele integrou a estrutura da EPE para fazer frente aos desafios estratégicos, desdobrando os objetivos institucionais em departamentais.
Para o atingimento dos objetivos estratégicos aprovados no Plano de Negócios 2020 da EPE pelo Conselho de Administração para o ciclo 2020-2023 do PEI, a Diretoria Executiva definiu, assessorada pelo CGE-X, um conjunto de 37 ações – 15 programas e 22 projetos – que foram executadas ao longo do exercício de 2020, no âmbito do PDI 2020, conforme pode ser observado na Figura 2 a seguir.
Figura 2. Ações Estratégicas do Plano Diretor Institucional 2021Vale ressaltar que 2020 foi o primeiro ano do PEI 2020-2023 e, em muitos programas e projetos estratégicos do PDI 2020, os resultados atingidos ainda estão distantes daqueles pretendidos de serem alcançados com a execução plena do programa ou projeto estratégico. Para a maioria das ações, 2020 foi o ano de construção das bases que darão a sustentação das entregas previstas para os anos subsequentes. São etapas, fases e ações necessárias para o alcance dos resultados esperados, que terão forte impacto no alcance dos objetos e metas estratégicas.Vale ressaltar que o monitoramento e o controle das ações do PDI 2020 tornaram possível a avaliação do impacto de quaisquer atrasos e postergações de projetos e programas estratégicos para além do horizonte 2020, aferindo o resultado não só na ação, mas também no alcance dos objetivos estratégicos aos quais eles estejam vinculados.Conforme determinado pela Diretoria Executiva da EPE, o monitoramento do PDI 2020 foi realizado pelo CGE-X, que apresentou um balanço do exercício de 2020, avaliando a evolução física dos programas e projetos estratégicos do plano até o dia 31 de dezembro de 2020.Nas ações cuja previsão de realização até o fim do exercício de 2020 foi inferior a 100%, seus coordenadores apresentaram as justificativas para o fato, identificando os próximos passos e se haveria impacto – ou mesmo comprometeria – no alcance dos objetivos estratégicos do PEI 2020-2023.Esses resultados foram de suma importância para avaliar se o conjunto de programas e a carteira de projetos previstos no PDI 2020 contribuíram efetivamente para o alcance dos objetivos estratégicos e da visão da empresa.Por fim, o PDI 2020 apresentou um excelente resultado, com uma taxa média de execução das ações estratégicas de 94% até o dia 31 de dezembro de 2020. De um total de 37 programas e projetos estratégicos, 28 foram concluídos em 2020 e outros 6 estavam com nível de realização superior a 75%, um índice bastante elevado para mais de 89% das ações.Apesar de 3 projetos estarem com uma realização inferior a 75%, onde um deles está com um índice de 40%, este atraso não comprometia o alcance dos resultados estratégicos do PEI no horizonte 2020-2023. Afinal, todas as 9 ações que não foram concluídas em 2020 foram postergadas para serem finalizadas no início de 2021, exceto aquelas que dependiam de recursos financeiros, aguardando pela disponibilidade e priorização orçamentária.Vale registrar o esforço despendido pela gestão da EPE, que, mesmo diante de inúmeras dificuldades enfrentadas em 2020, não mediu esforços para a realização dos programas e projetos estratégicos, com vistas ao alcance dos objetivos e meta estratégica definida pelo Conselho de Administração da EPE, quando da aprovação do Plano de Negócios 2020.