Webinar Refinarias de Pequeno Porte no Brasil

FOTO WEBINAR REFINARIAS HELOISA E BARRAL.jpeg


A Empresa de Pesquisa Energética - EPE promoveu, na última quinta-feira, 22/10, o webinar: Refinarias de Pequeno Porte no Brasil. O evento contou com a participação do Presidente da EPE, Thiago Barral; Cristhine Samorini, Presidente da FINDES; Marcio Félix, Vice-presidente da ONIP; José Mauro Coelho, Secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do MME e Karine Fragoso, Diretora de Petróleo, Gás e Naval da FIRJAN. O webinar foi mediado por Heloisa Borges, Diretora de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis da EPE, e teve a apresentação da nota técnica EPE "Análises sobre refinaria de pequeno porte no Brasil: o caso do Espírito Santo", por parte do Superintendente Adjunto de derivados de petróleo e biocombustíveis, Marcelo Cavalcanti. 

Após a apresentação da nota técnica da EPE, indicando diferentes trajetórias de análise de viabilidade do investimento em refino de pequeno porte no ES, foram destacados desafios e caminhos para melhorar a atratividade do segmento. Os participantes ressaltaram a importância deste segmento para o setor, e destacaram a relevância dos investimentos para o desenvolvimento energético do Brasil. Além disso, foi mencionada a interface desta temática com dois dos programas governamentais do setor de energia: o REATE2020 e o Abastece Brasil, ambos coordenados pelo Ministério de Minas e Energia e com a participação da EPE e outras instituições públicas. 

Conforme destacou Thiago Barral, a Petrobras vem se reposicionando estrategicamente em relação ao segmento de refino no Brasil abrindo uma oportunidade para entrada de novos agentes nesse mercado: esse modelo de refinarias de pequeno porte cria mais condições para comercialização desse óleo produzido onshore, agregado ao programa governamental REATE, ampliando o número de agentes na indústria. O Reate2020 também foi destacado por Márcio Félix, que lembrou que o programa colocou a produção brasileira de óleo e gás onshore no caminho do sucesso. 

Cristhine Samorini e Karine Fragoso destacaram a qualidade dos estudos da EPE, a importância dos setores de petróleo e gás natural para a economia capixaba e fluminense, respectivamente e a relevância dos estudos da EPE para nortear a tomada de decisão de investimento no setor. 

José Mauro ressaltou que a questão das mini refinarias é um tema que está na pauta do governo e que percorre todo o Brasil. Há perspectivas de investimentos em mini refinarias em vários estados como no Rio de Janeiro, Sergipe, Espírito Santo, Bahia, e vários outros que já começam a tratar de uma forma muito concreta o tema, querendo atrair investimentos para a construção de refinarias de pequeno porte.

Como concluiu a Diretora Heloisa Borges, as pequenas refinarias podem dinamizar o setor de abastecimento apostando em um nicho regional, atendendo demandas específicas, comercialmente viáveis, de modo associado ao REATE, o que é muito positivo para o setor. 

O evento está disponível e pode ser acessado clicando aqui.

Notícias Relacionadas

EPE, ONS e CCEE divulgam Previsão de Carga para o Planejamento Anual da Operação Energética - Ciclo 2021 (2021-2025)

01/12/2020 - A Empresa de Pesquisa Energética – EPE o Operador Nacional do Setor Elétrico – NOS e a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE divulgam os dados da Previsão de carga para o Planejamento Anual da Operação Energética - Ciclo 2021 (2021-2025). Para o período 2021-2025, a previsão é de um crescimento médio da carga de 3,6% por ano. Em 2021, a carga tem previsão de aumento 3,4% no SIN, considerando uma elevação do PIB de 3,3%, influenciado pelo carregamento estatístico de 2020.

EPE realiza a webinar: Plano Indicativo de Gasodutos de Transporte

01/12/2020 - A Empresa de Pesquisa Energética – EPE realizou ontem, dia 30 de novembro, a webinar “Plano Indicativo de Gasodutos de Transporte”. O evento contou a apresentação do estudo publicado pela EPE sobre a área e um debate enriquecedor com profissionais de referência em energia. A webinar foi transmitida ao vivo no canal no Youtube da EPE.

EPE faz divulgação de novo caderno do PDE 2030

01/12/2020 - No novo caderno do PDE 2030 constam as previsões de preços e demanda de gás natural no horizonte decenal, considerando os resultados observados e também os aprimoramentos esperados com o programa Novo Mercado de Gás, bem como a retomada do crescimento do setor industrial brasileiro após a pandemia.

EPE participa do evento Energy Virtual Experience, Evex – O Plano Nacional 2050 do Brasil

30/11/2020 - O presidente da EPE, Thiago Barral, participou como palestrante na última quinta-feira, dia 26 de novembro, do evento virtual “Energy Virtual Experience 2020”, na experiência interativa MasterClass.

Resenha Mensal: O consumo de energia elétrica no Brasil em outubro de 2020 apresentou avanço de 3,5% em relação ao mesmo mês de 2019.

30/11/2020 - O consumo de energia elétrica no Brasil em outubro de 2020 totalizou 42.426 GWh, representando avanço de 3,5% em relação ao mesmo mês de 2019. Trata-se do terceiro avanço consecutivo em 2020, com a maior taxa mensal, desde fevereiro de 2019, e maior consumo total mensal da série histórica, iniciada em 2004. Já o consumo acumulado em 12 meses alcançou 473.774 GWh, demonstrando uma variação negativa de 1,2%, entretanto uma queda mais suave do que a anotada em setembro.