Webinar Atlas da Eficiência Energética Brasil 2020 traz os resultados do país

A EPE apresentou nesta quinta (15), o webinar Atlas da Eficiência Energética Brasil 2020 com o objetivo de esmiuçar e discutir os principais resultados do Relatório de Indicadores deste ano.

A abertura foi realizada pelo Sr. Giovani Machado, Diretor da EPE, que conduziu para as apresentações dos palestrantes: Felipe Soares e Rogério Matos da EPE, Hugo Salamanca e Yannick da Agência Internacional de Energia (IEA) e Gonzalo Visedo do Sindicato Nacional da Indústria de Cimento (SNIC).

Neste webinar, os analistas da EPE apresentaram dados do ODEX, indicador que apura o progresso de eficiência energética no Brasil, além de outros resultados.

O país apresentou um ganho de eficiência energética de 14% em 2019, comparado a 2005, tendo destaque os setores residencial e de transportes, com avanços de 20% e 19%, respectivamente. 

Gonzalo Visedo e Hugo Salamanca abordaram sobre o progresso brasileiro e uma perspectiva global no setor de cimento. Para o consumo específico térmico, o País encontra-se em uma boa posição no cenário internacional, à frente da América do Norte e Europa e atrás de países como China, Japão e Índia, que hoje dispõem do parque industrial mais moderno do mundo. Para a emissão de CO2, o Brasil apresenta uma das menores taxas de intensidade de carbono por cimento.

O Webinar também apresentou os impactos na demanda e consumo de energia no Brasil e no mundo por conta da crise sanitária do COVID-19.

O encerramento foi realizado pela Sra. Samira Fernandes, Coordenadora Geral de Eficiência Energética do Ministério de Minas e Energia, que reforçou a contribuição deste estudo ao Ministério: “o conteúdo apurado no Atlas da Eficiência Energética no Brasil 2020 é um trabalho muito importante para direcionamento das políticas públicas para eficiência energética”, disse Samira.

A apresentação está disponível aqui e o evento já está no Canal da EPE no Youtube.

Confira!

Notícias Relacionadas

EPE participa da Clean Energy Ministerial e Mission Innovation

11/06/2021 - O Presidente da EPE, Thiago Barral, que atua como ponto focal do Brasil na CEM e MI, participou do evento de lançamento da campanha da Plataforma Biofuturo e de debate promovido sobre a elaboração e uso de cenários energéticos de longo prazo.

Participação da EPE no programa de mentoria "Energising Women to Advance the Energy Transition"

11/06/2021 - As colaboradas Fernanda Corrêa Ferreira, Juliana Velloso Durão, Mariana Lucas Barroso e Patrícia Messer Rosenblum foram selecionadas e estão participando do programa "Energising Women to Advance the Energy Transition Mentoring Programme" da Global Women's Network for The Energy Transition (GWNET), mesma instituição responsável pelo programa "The Women in Wind Global Leadership Program 2020" do qual a Chefe de Gabinete da presidência, Mariana Espécie, participou.

EPE disponibiliza a primeira versão da ferramenta para avaliação técnico-econômica de ônibus urbanos municipais a biometano

11/06/2021 - Ferramentas para a avaliação de alternativas tecnológicas não se resumem a estimular a adoção de novas tecnologias. Elas buscam identificar as principais variáveis envolvidas no uso de cada alternativa e permitem ao usuário verificar a sua viabilidade técnico-econômica, reduzindo assim a assimetria de informação envolvida no problema.

MME e EPE publicam primeiro Caderno do PDE 2031

10/06/2021 - A primeira etapa do PDE 2031 consiste em definir as premissas demográficas e econômicas que subsidiarão as projeções de demanda e oferta de energia no horizonte decenal. Construir cenários econômicos é um trabalho altamente complexo, sobretudo em um contexto de elevada incerteza decorrente da pandemia da Covid-19, que continua impactando a economia global e nacional.

Thiago Barral e Heloísa Borges se reúnem com o Governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, para discutir sobre o potencial de Petróleo e Gás Natural das Bacias do Paraná e Parecis

08/06/2021 - Na segunda-feira, 31/05, o Presidente da EPE, Thiago Barral, e a Diretora de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis da EPE, Heloisa Borges, conduziram uma reunião com o Governador do Estado de Mato Grosso, Mauro Mendes. O objetivo do encontro trata-se de uma iniciativa na identificação e quantificação do potencial de Petróleo e Gás Natural das Bacias terrestres do Parecis e Paraná e o mapeamento de potenciais oportunidades de investimento no país.