Webinar apresenta “Estudo de Atendimento à Região de Matopiba”

​Evento online abordará alternativas de ampliação da capacidade de transmissão de energia elétrica para atendimento da região oeste da Bahia, sudeste do Tocantins, sul do Maranhão e sudoeste do Piauí, inseridos na área denominada Matopiba.

Ministério de Minas e Energia (MME) realiza, no dia 13 de setembro, às 15h, webinar para apresentar o Estudo de Atendimento à Região de Matopiba, que detalha o planejamento sobre a expansão de linhas de transmissão de energia elétrica na região. O evento será transmitido pelo canal do MME no YouTube e os participantes poderão enviar perguntas em tempo real.

Por meio do estudo, a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) analisou as alternativas de ampliação da capacidade de transmissão de energia elétrica para o atendimento da região oeste da Bahia, sudeste do Tocantins, sul do Maranhão e sudoeste do Piauí, inseridos na área denominada Matopiba. O estudo considera a projeção de crescimento de carga das distribuidoras Neoenergia Coelba, Energisa Tocantins, Equatorial Maranhão e Equatorial Piauí no período de 2026 a 2036. Para a projeção de mercado das distribuidoras, foi considerado o potencial de irrigação da região de Matopiba nesse horizonte.

Além das distribuidoras, participaram da elaboração do estudo o Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR), o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), a Associação dos Agricultores e Irrigantes da Bahia (AIBA) e a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

O webinar contará com a participação de representantes da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento do MME, da Diretoria de Estudos de Energia Elétrica da EPE, da Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Sustentável e Irrigação do MAPA e da Secretaria Nacional de Mobilidade e Desenvolvimento Regional e Urbano do MDR.

Acesse o "Estudo de Atendimento à Região de Matopiba".

Confira a programação:

a6328bee-49f8-4207-98df-28e1bed05d1b.jpeg




Notícias Relacionadas

Boletim interativo da Energia Eólica e atualização dos dados abertos do Sistema AMA

23/02/2024 - O Boletim da Energia Eólica é publicado desde junho de 2014, apresentando índices mensais que caracterizam o recurso eólico no país a partir de dados do Sistema AMA (Sistema de Acompanhamento de Medições Anemométricas).

Sistema AMA – Atualização da Lista de Equipamentos Aceitos

09/02/2024 - A EPE publica a atualização dos Equipamentos aceitos no Sistema AMA – Sistema de Acompanhamento de Medições Anemométricas. Novos equipamentos que constam da lista já podem ser cadastrados no Sistema.

EPE e MME divulgam a programação de estudos de planejamento da transmissão para 2024

07/02/2024 - Programação prevê 30 levantamentos que contemplarão todas as regiões do Brasil, incluindo conexão de cargas de hidrogênio.

Resenha Mensal: temperaturas elevadas impulsionam o consumo de eletricidade em dezembro e bate recorde histórico pelo terceiro mês consecutivo

31/01/2024 - A mais recente edição da Resenha mostra que o consumo nacional de energia elétrica foi de 47.170 GWh em dezembro de 2023, alta de 9,1% em comparação com dezembro de 2022, o terceiro recorde consecutivo de consumo em toda a série histórica, desde 2004. Assim como em outubro e novembro, impulsionados pelas ondas de calor, os consumos das classes residencial e comercial registraram taxas de expansão de dois dígitos.

EPE publica o Planejamento do Atendimento aos Sistemas Isolados – Ciclo 2023

25/01/2024 - O Planejamento do Ciclo 2023 avaliou 196 localidades que fazem parte dos Sistemas Isolados, a previsão de interligação desses sistemas ao SIN, as projeções de crescimento do mercado consumidor dessas localidades, os índices de perdas, bem como as necessidades futuras de atendimento até 2028.