EPE destaca papel estratégico do planejamento energético em simpósio da Escola Superior de Guerra

​Publicado em 8 de maio de 2025

ESG_5mai2025_2.jpg

A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) participou, no dia 5 de maio, como conferencista do simpósio “Inovação Energética: Rumo a um Futuro Sustentável”, promovido pela Escola Superior de Guerra (ESG). O evento integra a programação do Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia (CAEPE 2025), que reúne representantes civis e militares do Brasil e de nações amigas para debater temas estratégicos nacionais.

Representando a EPE, o assessor da presidência Gustavo Naciff de Andrade apresentou os principais avanços e desafios do setor energético brasileiro, com ênfase no papel do planejamento energético como função de Estado e alicerce para garantir segurança, desenvolvimento sustentável e justiça energética no contexto da transição energética.

Durante a apresentação, destacou-se o ponto de partida privilegiado do Brasil: uma matriz energética altamente renovável e com baixa intensidade de emissões, fruto de políticas públicas consistentes e da expansão de fontes como a solar e a eólica. Ainda assim, o processo de transição apresenta desafios relevantes, como o atendimento a novas cargas energointensivas (como data centers e plantas de hidrogênio), a ampliação do acesso à energia, a redução das desigualdades e o financiamento da inovação.

Também foram abordadas as transformações em curso nas cadeias globais de valor da energia e as oportunidades estratégicas que se abrem para o Brasil, especialmente pela disponibilidade de recursos naturais e pelo potencial de expansão em setores-chave como hidrogênio, biocombustíveis e minerais críticos.

Ao citar referências da Agência Internacional de Energia (IEA), da Agência Internacional de Energia Renovável (Irena) e da declaração dos líderes do G20, Gustavo reforçou que o planejamento energético vem sendo reconhecido internacionalmente como peça central para viabilizar a transição energética, atrair investimentos e reduzir riscos. Finalizou ressaltando que a transição é um processo contínuo, e que o fortalecimento institucional da capacidade de planejar será cada vez mais decisivo para o futuro energético do país.

ESG_5mai2025.jpg

ESG_5mai2025_3.jpg

Notícias Relacionadas

EPE lança versão em inglês do Caderno de Minerais críticos e estratégicos para a transição energética

29/04/2025 - A tradução visa ampliar o alcance internacional do estudo, que destaca os desafios e oportunidades para a mineração e o suprimento desses insumos, com base em projeções do Plano Decenal de Energia 2034.

Abertas as inscrições para participação presencial nos workshops sobre as planilhas de dados da Chamada Pública de Informações para o PNIIGB

28/04/2025 - Entre os dias 5 e 8 de maio, a EPE vai receber os diversos agentes do setor de gás natural e biometano em seu escritório do Rio de Janeiro para o esclarecimento de dúvidas relacionadas ao preenchimento dos dados.

EPE publica notas técnicas de cálculo e revisão de garantia física

28/04/2025 - A EPE publica as notas técnicas de cálculo e revisão referentes às garantias físicas definidas pelo MME nos últimos três meses, assim como a base de garantias físicas vigentes atualizada.

Lançamento do Painel de Resultados do Plano Decenal de Expansão de Energia 2034

25/04/2025 - A ferramenta interativa com resultados do PDE 2034 busca ampliar a transparência e participação da sociedade no planejamento energético.