Thiago Ivanoski e Reinaldo Garcia são eleitos diretores da DEA e DEE

Foram eleitos os novos diretores da DEA e DEE, na última sexta, 24, na 250ª reunião do Conselho de Administração da EPE.

Thiago Ivanoski (DEA) é pós-graduado em Administração Pública pela ENAP e em Engenharia Econômica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ; cursou também MBA em Finanças pelo IBMEC e é graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Bahia – UFBA. Ingressou na EPE em 2008, onde atuou como Superintendente-Adjunto na Superintendência de Projetos de Geração entre 2018 e 2019, Consultor Técnico entre 2013 e 2018 e Analista de Pesquisa Energética entre 2008 e 2013. Dentre outras atividades, trabalha na avaliação técnica de projetos de geração provenientes de todas as fontes energéticas (hidrelétrica, gás natural, eólica, solar, biomassa, nuclear, carvão, etc.), inclusive na habilitação técnica e no cálculo de preços-teto dos leilões de energia elétrica (inclusive nos sistemas isolados), no desenvolvimento de estudos de viabilidade, inventário e otimização de hidrelétricas, na elaboração do Plano Decenal de Expansão de Energia – PDE e na elaboração de diversos estudos técnicos que visam subsidiar o planejamento do setor energético do Brasil.

Reinaldo da Cruz Garcia (DEE) é um Engenheiro Eletricista, Mestre em Sistemas de Potência pela Universidade de Brasília (UnB), especializado em Regulação dos Serviços Públicos de Energia Elétrica e Gás pela USP e Unicamp. Sua trajetória na Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), passando também pela ONS e MME, e na Empresa de Pesquisa Energética (EPE) entre 2009 e 2011 como Analista de Pesquisa Energética. Recentemente, ele ocupou o cargo de Diretor de Programas da Secretaria Executiva do Ministério de Minas e Energia, tendo atuado nos processos e programas de governo associados às pastas das Secretarias Nacional de Transição Energética e Planejamento, de Energia Elétrica, de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, e de Geologia, Mineração e Transformação Mineral.

A posse dos novos Diretores deve ocorrer após todos os trâmites, em até 30 dias.

Notícias Relacionadas

Boletim interativo da Energia Eólica e atualização dos dados abertos do Sistema AMA

23/02/2024 - O Boletim da Energia Eólica é publicado desde junho de 2014, apresentando índices mensais que caracterizam o recurso eólico no país a partir de dados do Sistema AMA (Sistema de Acompanhamento de Medições Anemométricas).

Sistema AMA – Atualização da Lista de Equipamentos Aceitos

09/02/2024 - A EPE publica a atualização dos Equipamentos aceitos no Sistema AMA – Sistema de Acompanhamento de Medições Anemométricas. Novos equipamentos que constam da lista já podem ser cadastrados no Sistema.

EPE e MME divulgam a programação de estudos de planejamento da transmissão para 2024

07/02/2024 - Programação prevê 30 levantamentos que contemplarão todas as regiões do Brasil, incluindo conexão de cargas de hidrogênio.

Resenha Mensal: temperaturas elevadas impulsionam o consumo de eletricidade em dezembro e bate recorde histórico pelo terceiro mês consecutivo

31/01/2024 - A mais recente edição da Resenha mostra que o consumo nacional de energia elétrica foi de 47.170 GWh em dezembro de 2023, alta de 9,1% em comparação com dezembro de 2022, o terceiro recorde consecutivo de consumo em toda a série histórica, desde 2004. Assim como em outubro e novembro, impulsionados pelas ondas de calor, os consumos das classes residencial e comercial registraram taxas de expansão de dois dígitos.

EPE publica o Planejamento do Atendimento aos Sistemas Isolados – Ciclo 2023

25/01/2024 - O Planejamento do Ciclo 2023 avaliou 196 localidades que fazem parte dos Sistemas Isolados, a previsão de interligação desses sistemas ao SIN, as projeções de crescimento do mercado consumidor dessas localidades, os índices de perdas, bem como as necessidades futuras de atendimento até 2028.