Sistemas Isolados – Coleta de Informações para o Planejamento do Ciclo 2023

​A Portaria MME nº 59/2022 estabelece que os Agentes de Distribuição dos Sistemas Isolados devem elaborar suas propostas de planejamento para atendimento aos seus mercados consumidores e encaminhá-las à EPE até o dia 30 de junho de cada ano. A EPE é responsável pela avaliação técnica destas propostas a fim de subsidiar a aprovação do planejamento pelo Ministério de Minas e Energia (MME).

Nesse sentido, os Agentes de Distribuição devem observar as "Instruções para Apresentação de Proposta de Planejamento do Atendimento aos Sistemas Isolados", elaboradas pela EPE, e enviar suas propostas por meio do Sistema de Acompanhamento dos Sistemas Isolados – SASI, entre os dias 12 de maio de 2023 e 30 de junho de 2023.

As Instruções da EPE, o Guia Rápido do SASI e a Planilha de Informações de Planejamento utilizada para o carregamento dos dados no sistema estão disponibilizados abaixo:

Vídeo do Workshop de Planejamento – Ciclo 2023 

Apresentação do Workshop de Planejamento – Ciclo 2023 (Arquivo em anexo)

Instruções para Apresentação de Proposta de Planejamento do Atendimento aos Sistemas Isolados

Guia Rápido do SASI

Planilha de Informações de Planejamento – Ciclo 2023


Notícias Relacionadas

EPE Participou do Evento ENASE 2024

24/06/2024 - Nos dias 19 e 20 de junho, o setor elétrico brasileiro teve um encontro marcante durante o ENASE 2024, o Encontro Nacional de Agentes do Setor Elétrico. Realizado no luxuoso Hotel Windsor Oceânico, localizado na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, o evento é reconhecido como um dos principais eventos do calendário energético nacional. Esta edição, em particular, destacou-se pelo tema "Perspectivas para um mercado de energia em transformação", reunindo especialistas de renome e líderes do setor para debater e compartilhar suas visões sobre o futuro da energia no Brasil.

EPE Participou do evento Energy Summit 2024

21/06/2024 - Nos dias 17, 18 e 19 de junho, ocorreu pela primeira vez o evento Energy Summit 2024 no Rio de Janeiro, um evento global, sendo um dos principais ecossistemas do mundo em energia e sustentabilidade. É um ponto de conexão e discussão para os próximos passos da transição energética e sustentabilidade no mundo.

4° Workshop de apresentação de resultados do projeto “Análise Técnico-Econômica da Inserção de Sistema de Armazenamento por Baterias na Rede Básica”

21/06/2024 - No dia 19 de junho de 2024, foi realizado, no Auditório da EPE, o 4° Workshop de apresentação de resultados do projeto “Análise Técnico-Econômica da Inserção de Sistema de Armazenamento por Baterias na Rede Básica”, que está sendo desenvolvido no âmbito do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento da ANEEL, na área de Transmissão de Energia Elétrica.

Lançamento do Fact Sheet de CCS em Reservatórios Salinos

21/06/2024 - A seleção de sítios para armazenamento geológico de carbono é fundamental para a transição energética, a mitigação de impactos ambientais e o cumprimento das metas do Acordo de Paris. Projetos de captura e armazenamento de carbono (CCS) e captura, utilização e armazenamento de carbono (CCUS) tem como principais alvos, em todo o mundo, reservatórios de óleo e gás e reservatórios salinos profundos.

EPE divulga o Anuário Estatístico de Energia Elétrica 2024

20/06/2024 - A EPE divulga mais uma edição do Anuário Estatístico de Energia Elétrica. Nesta edição, são apresentados dados de geração e capacidade de geração de energia elétrica, consumo nos mercados cativo e livre para as diversas classes, demanda de eletricidade na ponta, preço, tarifas, emissões entre outras informações sobre a cadeia de energia elétrica no Brasil e no Mundo nos últimos 10 anos. Os destaques podem ser observados no informe executivo “FactSheet”.