Resenha Mensal: o consumo de energia elétrica, em maio, totalizou 36.051 GWh

Em maio de 2020, o consumo de energia elétrica no Brasil totalizou 36.051 GWh, demostrando recuo de 11% sobre igual mês de 2019. O consumo acumulado em 12 meses alcançou 474.037 GWh, registrando uma variação negativa de 1,1%.

Todas as regiões do país apresentaram retração no consumo de eletricidade durante o mês de maio, com destaque para as regiões Sudeste (-13,7%), Nordeste (-11,2%) e Sul (-10,2%). Confirmam o efeito generalizado na economia do país devido ao avanço da COVID-19, as reduções no consumo observadas no período nas regiões Centro-Oeste (-3,9%) e Norte (-1,1%), que no mês anterior ainda apresentavam crescimento no consumo.

As classes Industrial (-13,7%) e Comercial (-25,1%) acentuaram o declínio da demanda nacional de energia elétrica, mostrando quedas ainda superiores às observadas em abril. A classe Industrial registrou o pior maio de toda a série histórica, monitorada pela EPE desde 2004, para o consumo nesta classe, com recuo disseminado entre vários segmentos industriais. As maiores baixas no consumo do mês de maio ocorreram no setor automotivo (-54,1%) e têxtil (-43,7%), reflexo do impacto da forte diminuição das vendas nos respectivos setores. Medidas mais restritivas adotadas em diversos estados da federação para combater a pandemia da COVID-19 afetaram o consumo das classes Industrial e Comercial em maio; tais como o fechamento de parte do comércio, da indústria e da prestação de serviço.

A queda da renda, o aumento do desemprego e a insegurança financeira foram fatores que impactaram no resultado negativo da taxa de consumo de energia elétrica das classes Comercial e Residencial. A classe Residencial apresentou redução de consumo de 1,4% em maio, em relação ao mesmo mês do ano anterior, promovida pela queda registrada na região Sudeste (-5,2%), que teve no clima mais ameno um dos fatores responsáveis pelo seu desempenho. Embora, o Sudeste tenha sido a única região com recuo no consumo residencial no período, a mesma responde por quase 50% do consumo residencial nacional e, consequentemente, exerce grande influência no total desta Classe.

Quanto a modalidade de contratação de energia, ambos os mercados apresentaram baixa no consumo de eletricidade em maio, com redução de 11,2% entre os consumidores cativos e de 10,6% entre os consumidores livres.

Clique nos links para acessar a Resenha Mensal  e ouvir o nosso Podcast com a Analista de Pesquisa Energética Lena Santini Souza Menezes Loureiro

Redes Sociais.png


Notícias Relacionadas

Presidente da EPE participa da webinar “ENERGY TechTalks: a tecnologia construindo o setor elétrico do futuro”

03/07/2020 - Na última quarta-feira, dia 01 de julho, o presidente da EPE, Thiago Barral, participou como debatedor na webinar “ENERGY TechTalks: a tecnologia construindo o setor elétrico do futuro”.

EPE lança a Décima Primeira Edição da Análise de Conjuntura dos Biocombustíveis - Ano 2019

03/07/2020 - A décima primeira edição da Análise de Conjuntura dos Biocombustíveis apresenta fatos relevantes do mercado de biocombustíveis ocorridos em 2019. Este ano foi marcado pelos recordes históricos de produção de etanol e biodiesel e pelas importantes ações na implementação do RenovaBio.

EPE prorroga o trabalho remoto até 31 de dezembro.

01/07/2020 - A EPE informa que prorrogou o regime de trabalho remoto em caráter excepcional até 31/12/2020, em razão da evolução dos casos de Covid-19. A decisão foi tomada em reunião de Diretoria Executiva no dia 29 de junho de 2020, após avaliação de custos, riscos e benefícios de um retorno em mais curto prazo.

Diretora da EPE participa, como palestrante, da Webinar “Perspectivas para o Mercado de Combustíveis no Brasil pós-Covid-19”

30/06/2020 - Iniciativa da FGV Energia, a webinar tratou sobre as perspectivas para o Mercado de Combustíveis no Brasil pós-Covid-19 e ocorreu na última segunda-feira, dia 29/06. A diretora de Estudos sobre o Petróleo, Gás e Biocombustíveis da EPE, Heloísa Borges, foi uma das palestrantes, junto com diversos outros especialistas da área.

Diretora de Estudos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis da EPE participa do EPBR Offshore Week - Workshop | Os caminhos para o gás offshore no Brasil, com EPE

27/06/2020 - Na última quarta-feira, dia 24/06, a diretora de Estudos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis da EPE, Heloísa Borges Esteves, participou do Workshop “EPBR Offshore Week – Os caminhos para o gás offshore no Brasil”.