Procedimento Competitivo Simplificado: EPE publica Garantias Físicas dos Projetos Termelétricos a Gás Natural, Óleo Combustível e Óleo Diesel

Em cumprimento ao art. 10 da Portaria Normativa nº 24/GM/MME, a EPE divulga o Informe Técnico EPE-DEE-IT-128/2021 com as garantias físicas de energia dos empreendimentos termelétricos a gás natural, óleo diesel e óleo combustível, candidatos a participar do Procedimento Competitivo Simplificado de 2021.  

Os valores também foram publicados em edição extraordinária do Diário Oficial da União no dia 21/10/2021, por meio da Portaria EPE/DEE/ Nº 5/2021, de 21 de outubro de 2021.

Destacamos ainda que o Valor Esperado do Custo de Operação (COP) e Valor Esperado do Custo Econômico de Curto Prazo (CEC) dos empreendimentos termelétricos estarão disponíveis aos titulares dos projetos por meio do Sistema AEGE. Para consultar os referidos parâmetros, o agente deverá acessar a Ficha de Dados do projeto no Sistema AEGE e verificar os valores exibidos na Guia Leilão/Validação e Finalização. 

É importante salientar que a Portaria Normativa nº 24/GM/MME não prevê a realização de processo de habilitação técnica dos projetos cadastrados para o Procedimento Competitivo Simplificado. Nesse sentido, o cálculo das garantias físicas de energia considerou os parâmetros declarados pelos representantes das usinas, sem qualquer verificação documental que pudesse garantir a coerência e a exatidão dos valores apresentados. 

Eventuais dúvidas sobre o Procedimento Competitivo Simplificado poderão ser encaminhadas para aege@epe.gov.br

O Informe Técnico com os valores de garantia física pode ser acessado a partir da relação de arquivos nesse link.

O link abaixo permite o acesso direto à Portaria pelo Diário Oficial da União: 

Portaria EPE/DEE/ Nº 5/2021, de 21 de outubro de 2021


Notícias Relacionadas

EPE lembra que óleo e gás natural estarão presentes na matriz energética mundial e do Brasil em 2050

25/04/2024 - Na avaliação da empresa, vinculada ao MME, contribuição do setor é decisiva para uma transição justa, equilibrada e inclusiva, para arrecadação dos recursos ao desenvolvimento sustentável e direcionamento dos investimentos

EPE Participa do evento T&D Energy 2024

22/04/2024 - A EPE participou do evento T&D Energy, que ocorreu nos dias 17 e 18 de abril de 2024, em São Paulo, com a presença de empresas da área de distribuição, transmissão e geração de energia, além de representantes da indústria e do mercado de energia elétrica.

Workshop sobre a 1ª Revisão Quadrimestral das Previsões de Carga para o PLAN 2024-2028

08/04/2024 - A Empresa de Pesquisa Energética – EPE, o Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS e a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE e promovem na próxima quarta-feira, dia 10 de abril, das 10h às 12h um Workshop para apresentação dos resultados da 1ª Revisão Quadrimestral das Previsões de Carga para o Planejamento Anual da Operação Energética – PLAN 2024-2028.

EPE, ONS e CCEE divulgam primeira revisão quadrimestral da previsão de carga

05/04/2024 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Operador Nacional do Setor Elétrico (ONS), a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) divulgam, nesta sexta-feira (05), os dados da 1ª Revisão Quadrimestral das Previsões de Carga para o Planejamento Anual da Operação Energética - 2024-2028. Para o ano, o aumento previsto é de 3,8% na carga, atingindo o valor 78.814 MW médios.

Boletim Anual de Transmissão 2023

04/04/2024 - A EPE realizou em 2023 análises técnico-econômicas e socioambientais que resultaram na recomendação de diversos novos empreendimentos de transmissão de eletricidade. Essas futuras instalações irão agregar maior confiabilidade ao Sistema Interligado Nacional, aumentando a qualidade no atendimento elétrico aos consumidores brasileiros.