Procedimento Competitivo Simplificado de 2021: EPE publica orientações para cadastramento

Atualização: O prazo para cadastramento dos projetos na EPE com vistas à participação no Procedimento Competitivo Simplificado será até às 23:59h do dia 29 de setembro de 2021. 

O Ministério de Minas e Energia (MME) publicou na edição extra do Diário Oficial da União (DOU), desta sexta-feira (17/9), a Portaria Normativa nº 24/GM/MME/2021 com as diretrizes para realização do Procedimento Competitivo Simplificado de 2021. A notícia completa sobre esse procedimento pode ser encontrada na página do MME.

Poderão participar da competição empreendimentos novos e existentes que não tenham entrado em operação comercial até a data de publicação do edital, nos termos do art. 2º, §§ 7º-A e 7º-B, da Lei nº 10.848, de 2004. Ainda conforme a Portaria de Diretrizes, os empreendimentos existentes poderão participar desde que a energia proveniente da usina: a) não seja objeto de Contratos de Venda de Energia, registrados na Câmara de Comercialização de Energia Elétrica - CCEE, vigentes durante o período de suprimento previsto no art. 3º, § 1º; e b) não tenha sido negociada em Leilões regulados com período de suprimento coincidente com aquele previsto no § 1º do Art. 3º.

Está prevista ainda a diferenciação dos projetos em dois produtos, sendo um abrangendo empreendimentos eólicos, solares e termelétricos à biomassa, na modalidade por quantidade de energia elétrica, e outro produto abrangendo empreendimentos termelétricos a gás natural, a óleo combustível e a óleo diesel, na modalidade por disponibilidade de energia elétrica.

Os empreendedores interessados deverão cadastrar as informações dos projetos no Sistema AEGE até às 23:59h do dia 29 de setembro de 2021. Para fins de cadastramento dos empreendimentos na EPE não será necessária a apresentação de nenhum documento, bastando o preenchimento completo da Ficha de Dados no AEGE. Destaca-se que os campos da Ficha de Dados do Sistema foram simplificados para esse certame, sendo solicitado o preenchimento apenas das informações essenciais dos projetos. Excepcionalmente para o Procedimento Competitivo Simplificado de 2021, não se aplicam as exigências da Portaria nº 102/GM/MME, de 22 de março de 2016. A apresentação da documentação dos projetos deverá ser realizada conforme estabelecido na Portaria Normativa nº 24/GM/MME/2021, em fase posterior ao cadastramento.

O Manual do AEGE para Empreendedores orienta os agentes no processo de adesão das empresas ao Sistema, cadastramento dos projetos e preenchimento das informações.

Todas as dúvidas sobre o Procedimento Competitivo Simplificado e cadastramento dos empreendimentos poderão ser encaminhadas para aege@epe.gov.br

Portaria Normativa nº 24/GM/MME/2021, de 17 de setembro de 2021

Notícias Relacionadas

EPE promove o lançamento do estudo “Potencial Técnico, Econômico e de mercado da Resposta da Demanda com foco no setor industrial”

01/12/2023 - Ocorreu hoje, 1, o evento de lançamento do estudo “Potencial Técnico, Econômico e de mercado da Resposta da Demanda com foco no setor industrial”, no Rio de Janeiro. Na apresentação do estudo, foram abordados os temas “A resposta da demanda no mundo”, “O benefício da resposta da demanda para o SEB”, “Adequação dos processos industriais e o potencial da resposta da demanda no SEB”, e “Desafios e oportunidades para implementação da resposta da demanda

Resenha Mensal: consumo de eletricidade cresce 5,2% em outubro de 2023

30/11/2023 - A mais recente edição da Resenha mostra que o consumo nacional de energia elétrica foi de 45.920 GWh em outubro de 2023, o maior consumo de toda a série histórica desde 2004, alta de 8,1% em comparação com mesmo mês de 2022, a maior taxa de crescimento desde julho de 2021.

Participação da EPE na COP 28

30/11/2023 - A 28ª Conferência de Mudanças Climáticas (COP 28) promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU), está prevista para acontecer de 30 de novembro a 12 de dezembro de 2023, no Expocity Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

EPE publica Nota Técnica sobre o tema da Flexibilidade Operativa, onde apresenta uma proposta de metodologia para estimar os requisitos e recursos de flexibilidade no SIN

29/11/2023 - Os estudos de planejamento da expansão apontam que a participação das tecnologias renováveis variáveis irá crescer nos próximos anos e, consequentemente, a variabilidade na produção de energia também pode aumentar. Com isso, o monitoramento de mais uma dimensão na análise de adequação da expansão torna-se necessário: a flexibilidade operativa.

Giovani Machado participa da Seminário Hidrogênio Verde no Brasil

29/11/2023 - Ocorreu no dia 27, o Seminário Hidrogênio Verde no Brasil, em São Paulo. O evento contou com a participação de Giovani Machado (DEA) em uma palestra.