Procedimento Competitivo Simplificado de 2021: EPE publica orientações para cadastramento

Atualização: O prazo para cadastramento dos projetos na EPE com vistas à participação no Procedimento Competitivo Simplificado será até às 23:59h do dia 29 de setembro de 2021. 

O Ministério de Minas e Energia (MME) publicou na edição extra do Diário Oficial da União (DOU), desta sexta-feira (17/9), a Portaria Normativa nº 24/GM/MME/2021 com as diretrizes para realização do Procedimento Competitivo Simplificado de 2021. A notícia completa sobre esse procedimento pode ser encontrada na página do MME.

Poderão participar da competição empreendimentos novos e existentes que não tenham entrado em operação comercial até a data de publicação do edital, nos termos do art. 2º, §§ 7º-A e 7º-B, da Lei nº 10.848, de 2004. Ainda conforme a Portaria de Diretrizes, os empreendimentos existentes poderão participar desde que a energia proveniente da usina: a) não seja objeto de Contratos de Venda de Energia, registrados na Câmara de Comercialização de Energia Elétrica - CCEE, vigentes durante o período de suprimento previsto no art. 3º, § 1º; e b) não tenha sido negociada em Leilões regulados com período de suprimento coincidente com aquele previsto no § 1º do Art. 3º.

Está prevista ainda a diferenciação dos projetos em dois produtos, sendo um abrangendo empreendimentos eólicos, solares e termelétricos à biomassa, na modalidade por quantidade de energia elétrica, e outro produto abrangendo empreendimentos termelétricos a gás natural, a óleo combustível e a óleo diesel, na modalidade por disponibilidade de energia elétrica.

Os empreendedores interessados deverão cadastrar as informações dos projetos no Sistema AEGE até às 23:59h do dia 29 de setembro de 2021. Para fins de cadastramento dos empreendimentos na EPE não será necessária a apresentação de nenhum documento, bastando o preenchimento completo da Ficha de Dados no AEGE. Destaca-se que os campos da Ficha de Dados do Sistema foram simplificados para esse certame, sendo solicitado o preenchimento apenas das informações essenciais dos projetos. Excepcionalmente para o Procedimento Competitivo Simplificado de 2021, não se aplicam as exigências da Portaria nº 102/GM/MME, de 22 de março de 2016. A apresentação da documentação dos projetos deverá ser realizada conforme estabelecido na Portaria Normativa nº 24/GM/MME/2021, em fase posterior ao cadastramento.

O Manual do AEGE para Empreendedores orienta os agentes no processo de adesão das empresas ao Sistema, cadastramento dos projetos e preenchimento das informações.

Todas as dúvidas sobre o Procedimento Competitivo Simplificado e cadastramento dos empreendimentos poderão ser encaminhadas para aege@epe.gov.br

Portaria Normativa nº 24/GM/MME/2021, de 17 de setembro de 2021

Notícias Relacionadas

Relatório do Estudo de Suprimento às Regiões de Açailândia, Buriticupu, Vitorino Freire e Dom Eliseu

19/10/2021 - O Relatório R1 EPE-DEE-RE-022/2021-rev0 recomenda um conjunto de reforços estruturais para atendimento às regiões de Açailândia, Buriticupu e Vitorino Freire, no estado do Maranhão e Dom Eliseu no estado do Pará. O suprimento elétrico dessas regiões é realizado atualmente por sistemas com características radiais, com elevada extensão e que se originam das subestações de fronteira de Imperatriz, Miranda II, Marabá e Peritoró.

Presidente da EPE participa do ENASE 2021

15/10/2021 - O presidente da EPE, Thiago Barral, participou da 18ª edição do ENASE 2021 – Encontro Nacional dos Agentes do Setor Elétrico. Este ano, o tema foi “O Setor Elétrico Brasileiro e a Transição Energética: Desafios e Oportunidades”. Em formato virtual, o evento trouxe a oportunidade de falar sobre o contexto de escassez hídrica e o futuro das hidrelétricas, o papel das fontes renováveis e das termelétricas, os custos para o consumidor e a reforma e abertura do mercado.

EPE publica Projeções dos Preços dos Combustíveis Líquidos para Atendimento aos Sistemas Isolados e Usinas da Região Sul em 2022.

14/10/2021 - A EPE elaborou Nota Técnica com os cálculos e as premissas que embasaram as projeções, para o ano de 2022, dos preços dos combustíveis líquidos usados na geração de energia elétrica em Sistemas Isolados e usinas da Região Sul, a fim de dar suporte à Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) nas estimativas de previsão orçamentária da Conta de Consumo de Combustíveis (CCC).

Caso Base do Procedimento Competitivo Simplificado de 2021 - Cálculo das Garantias Físicas

08/10/2021 - A Empresa de Pesquisa Energética – EPE disponibiliza, na área de leilões de energia, o caso base com os arquivos de dados para o modelo NEWAVE, utilizados no cálculo das Garantias Físicas de Energia dos empreendimentos com previsão de despacho centralizado, para participação no Procedimento Competitivo Simplificado de 2021.

EPE publica Informe com metodologia de cálculo dos parâmetros COP e CEC para o Procedimento Competitivo Simplificado de 2021

08/10/2021 - A Empresa de Pesquisa Energética - EPE disponibiliza o Informe Técnico nº EPE-DEE-IT-118/2021 com a metodologia a ser considerada no cálculo dos parâmetros de competitividade associados ao Valor Esperado do Custo de Operação - COP e ao Valor Esperado do Custo Econômico de Curto Prazo - CEC, exclusivamente, para o Procedimento Competitivo Simplificado de 2021, cujas diretrizes foram estabelecidas na Portaria MME nº 24, de 17 de setembro de 2021.