Procedimento Competitivo Simplificado de 2021: EPE publica orientações para cadastramento

Atualização: O prazo para cadastramento dos projetos na EPE com vistas à participação no Procedimento Competitivo Simplificado será até às 23:59h do dia 29 de setembro de 2021. 

O Ministério de Minas e Energia (MME) publicou na edição extra do Diário Oficial da União (DOU), desta sexta-feira (17/9), a Portaria Normativa nº 24/GM/MME/2021 com as diretrizes para realização do Procedimento Competitivo Simplificado de 2021. A notícia completa sobre esse procedimento pode ser encontrada na página do MME.

Poderão participar da competição empreendimentos novos e existentes que não tenham entrado em operação comercial até a data de publicação do edital, nos termos do art. 2º, §§ 7º-A e 7º-B, da Lei nº 10.848, de 2004. Ainda conforme a Portaria de Diretrizes, os empreendimentos existentes poderão participar desde que a energia proveniente da usina: a) não seja objeto de Contratos de Venda de Energia, registrados na Câmara de Comercialização de Energia Elétrica - CCEE, vigentes durante o período de suprimento previsto no art. 3º, § 1º; e b) não tenha sido negociada em Leilões regulados com período de suprimento coincidente com aquele previsto no § 1º do Art. 3º.

Está prevista ainda a diferenciação dos projetos em dois produtos, sendo um abrangendo empreendimentos eólicos, solares e termelétricos à biomassa, na modalidade por quantidade de energia elétrica, e outro produto abrangendo empreendimentos termelétricos a gás natural, a óleo combustível e a óleo diesel, na modalidade por disponibilidade de energia elétrica.

Os empreendedores interessados deverão cadastrar as informações dos projetos no Sistema AEGE até às 23:59h do dia 29 de setembro de 2021. Para fins de cadastramento dos empreendimentos na EPE não será necessária a apresentação de nenhum documento, bastando o preenchimento completo da Ficha de Dados no AEGE. Destaca-se que os campos da Ficha de Dados do Sistema foram simplificados para esse certame, sendo solicitado o preenchimento apenas das informações essenciais dos projetos. Excepcionalmente para o Procedimento Competitivo Simplificado de 2021, não se aplicam as exigências da Portaria nº 102/GM/MME, de 22 de março de 2016. A apresentação da documentação dos projetos deverá ser realizada conforme estabelecido na Portaria Normativa nº 24/GM/MME/2021, em fase posterior ao cadastramento.

O Manual do AEGE para Empreendedores orienta os agentes no processo de adesão das empresas ao Sistema, cadastramento dos projetos e preenchimento das informações.

Todas as dúvidas sobre o Procedimento Competitivo Simplificado e cadastramento dos empreendimentos poderão ser encaminhadas para aege@epe.gov.br

Portaria Normativa nº 24/GM/MME/2021, de 17 de setembro de 2021

Notícias Relacionadas

EPE lança versão em inglês do Caderno de Minerais críticos e estratégicos para a transição energética

29/04/2025 - A tradução visa ampliar o alcance internacional do estudo, que destaca os desafios e oportunidades para a mineração e o suprimento desses insumos, com base em projeções do Plano Decenal de Energia 2034.

Abertas as inscrições para participação presencial nos workshops sobre as planilhas de dados da Chamada Pública de Informações para o PNIIGB

28/04/2025 - Entre os dias 5 e 8 de maio, a EPE vai receber os diversos agentes do setor de gás natural e biometano em seu escritório do Rio de Janeiro para o esclarecimento de dúvidas relacionadas ao preenchimento dos dados.

EPE publica notas técnicas de cálculo e revisão de garantia física

28/04/2025 - A EPE publica as notas técnicas de cálculo e revisão referentes às garantias físicas definidas pelo MME nos últimos três meses, assim como a base de garantias físicas vigentes atualizada.

Lançamento do Painel de Resultados do Plano Decenal de Expansão de Energia 2034

25/04/2025 - A ferramenta interativa com resultados do PDE 2034 busca ampliar a transparência e participação da sociedade no planejamento energético.