Participação da EPE na COP 28

​A 28ª Conferência de Mudanças Climáticas (COP 28) promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU), está prevista para acontecer de 30 de novembro a 12 de dezembro de 2023, no Expocity Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

A COP 28 contará com a participação de 197 países, de mais 200 líderes internacionais e, ainda, de representantes de vários segmentos para discutir e desenvolver soluções concretas para mitigar os efeitos do aquecimento global antes de 2030, a partir da utilização de fontes de energia limpa.

Tamanha é a importância da COP 28, que o evento é objeto de notícia em inúmeros canais de comunicação e mídias sociais no mundo todo, o que facilita a obtenção das principais informações a respeito, inclusive quanto aos representantes do Brasil.

A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) irá apoiar a delegação brasileira, em especial, o Ministério de Minas e Energia (MME) e o Ministério das Relações Exteriores (MRE) nas negociações dos temas do Acordo de Paris, bem como participará dos eventos organizados pelo MME no Pavilhão Brasil da COP 28 e de painéis agendados durante o evento.

A nossa representação na COP 28 está em linha com os objetivos estratégicos da companhia:

              •             Aprimorar a indicação de oportunidades de investimento no setor de energia, de forma integrada e isenta, visando a segurança energética nacional e o desenvolvimento sustentável (PF01).

              •             Reduzir a assimetria de informações, favorecendo as tomadas de decisão nos setores de energia (PF02).

              •             Contribuir para a inovação, a transição energética e o desenvolvimento de novos modelos de negócios no setor energético (PF03).

              •             Aprimorar o assessoramento ao Ministério de Minas e Energia e às entidades responsáveis pela formulação da Política Energética Nacional (PF04).

É a primeira vez que a Empresa terá apoio técnico presencial durante toda a COP28!

Nossa competência na conferência estará sustentada pela presença do Presidente Thiago Guilherme Ferreira Prado e das Diretoras Heloísa Borges Bastos EstevesAngela Regina Livino de Carvalho, esta em substituição ao Diretor Giovani Machado, impossibilitado de participar do evento.

A representação da EPE ganha destaque com o apoio técnico presencial durante toda a COP28: a Superintendente Adjunta de Meio Ambiente Glauce Maria Lieggio Botelho estará na Conferência de 28/11 a 13/12, acompanhando desde a rodada de discussões técnicas até a fase negocial.

Assim sendo, a participação ativa da EPE na COP 28 representa o reconhecimento da expertise da nossa empresa pelo governo brasileiro, bem como a nossa importância no cenário energético e de sustentabilidade mundial e, ainda, possibilita que a nossa empresa seja amplamente conhecida.


Notícias Relacionadas

Boletim interativo da Energia Eólica e atualização dos dados abertos do Sistema AMA

23/02/2024 - O Boletim da Energia Eólica é publicado desde junho de 2014, apresentando índices mensais que caracterizam o recurso eólico no país a partir de dados do Sistema AMA (Sistema de Acompanhamento de Medições Anemométricas).

Sistema AMA – Atualização da Lista de Equipamentos Aceitos

09/02/2024 - A EPE publica a atualização dos Equipamentos aceitos no Sistema AMA – Sistema de Acompanhamento de Medições Anemométricas. Novos equipamentos que constam da lista já podem ser cadastrados no Sistema.

EPE e MME divulgam a programação de estudos de planejamento da transmissão para 2024

07/02/2024 - Programação prevê 30 levantamentos que contemplarão todas as regiões do Brasil, incluindo conexão de cargas de hidrogênio.

Resenha Mensal: temperaturas elevadas impulsionam o consumo de eletricidade em dezembro e bate recorde histórico pelo terceiro mês consecutivo

31/01/2024 - A mais recente edição da Resenha mostra que o consumo nacional de energia elétrica foi de 47.170 GWh em dezembro de 2023, alta de 9,1% em comparação com dezembro de 2022, o terceiro recorde consecutivo de consumo em toda a série histórica, desde 2004. Assim como em outubro e novembro, impulsionados pelas ondas de calor, os consumos das classes residencial e comercial registraram taxas de expansão de dois dígitos.

EPE publica o Planejamento do Atendimento aos Sistemas Isolados – Ciclo 2023

25/01/2024 - O Planejamento do Ciclo 2023 avaliou 196 localidades que fazem parte dos Sistemas Isolados, a previsão de interligação desses sistemas ao SIN, as projeções de crescimento do mercado consumidor dessas localidades, os índices de perdas, bem como as necessidades futuras de atendimento até 2028.