Participação da EPE na COP 28

​A 28ª Conferência de Mudanças Climáticas (COP 28) promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU), está prevista para acontecer de 30 de novembro a 12 de dezembro de 2023, no Expocity Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

A COP 28 contará com a participação de 197 países, de mais 200 líderes internacionais e, ainda, de representantes de vários segmentos para discutir e desenvolver soluções concretas para mitigar os efeitos do aquecimento global antes de 2030, a partir da utilização de fontes de energia limpa.

Tamanha é a importância da COP 28, que o evento é objeto de notícia em inúmeros canais de comunicação e mídias sociais no mundo todo, o que facilita a obtenção das principais informações a respeito, inclusive quanto aos representantes do Brasil.

A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) irá apoiar a delegação brasileira, em especial, o Ministério de Minas e Energia (MME) e o Ministério das Relações Exteriores (MRE) nas negociações dos temas do Acordo de Paris, bem como participará dos eventos organizados pelo MME no Pavilhão Brasil da COP 28 e de painéis agendados durante o evento.

A nossa representação na COP 28 está em linha com os objetivos estratégicos da companhia:

              •             Aprimorar a indicação de oportunidades de investimento no setor de energia, de forma integrada e isenta, visando a segurança energética nacional e o desenvolvimento sustentável (PF01).

              •             Reduzir a assimetria de informações, favorecendo as tomadas de decisão nos setores de energia (PF02).

              •             Contribuir para a inovação, a transição energética e o desenvolvimento de novos modelos de negócios no setor energético (PF03).

              •             Aprimorar o assessoramento ao Ministério de Minas e Energia e às entidades responsáveis pela formulação da Política Energética Nacional (PF04).

É a primeira vez que a Empresa terá apoio técnico presencial durante toda a COP28!

Nossa competência na conferência estará sustentada pela presença do Presidente Thiago Guilherme Ferreira Prado e das Diretoras Heloísa Borges Bastos EstevesAngela Regina Livino de Carvalho, esta em substituição ao Diretor Giovani Machado, impossibilitado de participar do evento.

A representação da EPE ganha destaque com o apoio técnico presencial durante toda a COP28: a Superintendente Adjunta de Meio Ambiente Glauce Maria Lieggio Botelho estará na Conferência de 28/11 a 13/12, acompanhando desde a rodada de discussões técnicas até a fase negocial.

Assim sendo, a participação ativa da EPE na COP 28 representa o reconhecimento da expertise da nossa empresa pelo governo brasileiro, bem como a nossa importância no cenário energético e de sustentabilidade mundial e, ainda, possibilita que a nossa empresa seja amplamente conhecida.


Notícias Relacionadas

EPE apresenta estudo sobre integração do biometano à infraestrutura de gás natural na OTC 2025

08/05/2025 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) participou da Offshore Technology Conference 2025 (OTC), realizada em Houston (EUA), nesta quarta-feira, 7, com a apresentação do trabalho técnico “Technical and Economic Assessment of Integrating Biomethane Production with the Natural Gas Supply Chain”.

EPE destaca papel estratégico do planejamento energético em simpósio da Escola Superior de Guerra

08/05/2025 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) participou, no dia 5 de maio, como conferencista do simpósio “Inovação Energética: Rumo a um Futuro Sustentável”, promovido pela Escola Superior de Guerra (ESG). O evento integra a programação do Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia (CAEPE 2025), que reúne representantes civis e militares do Brasil e de nações amigas para debater temas estratégicos nacionais.

EPE conclui primeira avaliação de projeto de infraestrutura no âmbito do novo decreto do Programa Gás para Empregar

06/05/2025 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) finalizou a análise técnica do projeto da nova Unidade de Processamento de Gás Natural (UPGN) Miranga, apresentada pela empresa PETRORECÔNCAVO.

MME e EPE divulgam agenda de estudos para o planejamento da transmissão em 2025

06/05/2025 - O Ministério de Minas e Energia (MME) e a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) divulgaram, nesta terça-feira, 6, a agenda de estudos voltados ao planejamento da transmissão de energia elétrica para o ano de 2025. O intuito é identificar novas instalações e equipamentos necessários à expansão do sistema de transmissão nacional.

EPE destaca oportunidades de investimento no setor energético durante a OTC 2025

06/05/2025 - Em apresentação realizada durante a Offshore Technology Conference (OTC 2025), uma das principais conferências globais do setor de energia, a Diretora de Estudos de Petróleo, Gás e Biocombustíveis da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Heloisa Borges, destacou o papel estratégico do Brasil como potência energética e destino atrativo para investimentos no contexto da transição energética global.