A 28ª Conferência de Mudanças Climáticas (COP 28) promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU), está prevista para acontecer de 30 de novembro a 12 de dezembro de 2023, no Expocity Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.
A COP 28 contará com a participação de 197 países, de mais 200 líderes internacionais e, ainda, de representantes de vários segmentos para discutir e desenvolver soluções concretas para mitigar os efeitos do aquecimento global antes de 2030, a partir da utilização de fontes de energia limpa.
Tamanha é a importância da COP 28, que o evento é objeto de notícia em inúmeros canais de comunicação e mídias sociais no mundo todo, o que facilita a obtenção das principais informações a respeito, inclusive quanto aos representantes do Brasil.
A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) irá apoiar a delegação brasileira, em especial, o Ministério de Minas e Energia (MME) e o Ministério das Relações Exteriores (MRE) nas negociações dos temas do Acordo de Paris, bem como participará dos eventos organizados pelo MME no Pavilhão Brasil da COP 28 e de painéis agendados durante o evento.
A nossa representação na COP 28 está em linha com os objetivos estratégicos da companhia:
• Aprimorar a indicação de oportunidades de investimento no setor de energia, de forma integrada e isenta, visando a segurança energética nacional e o desenvolvimento sustentável (PF01).
• Reduzir a assimetria de informações, favorecendo as tomadas de decisão nos setores de energia (PF02).
• Contribuir para a inovação, a transição energética e o desenvolvimento de novos modelos de negócios no setor energético (PF03).
• Aprimorar o assessoramento ao Ministério de Minas e Energia e às entidades responsáveis pela formulação da Política Energética Nacional (PF04).
É a primeira vez que a Empresa terá apoio técnico presencial durante toda a COP28!
Nossa competência na conferência estará sustentada pela presença do Presidente Thiago Guilherme Ferreira Prado e das Diretoras Heloísa Borges Bastos Esteves e Angela Regina Livino de Carvalho, esta em substituição ao Diretor Giovani Machado, impossibilitado de participar do evento.
A representação da EPE ganha destaque com o apoio técnico presencial durante toda a COP28: a Superintendente Adjunta de Meio Ambiente Glauce Maria Lieggio Botelho estará na Conferência de 28/11 a 13/12, acompanhando desde a rodada de discussões técnicas até a fase negocial.
Assim sendo, a participação ativa da EPE na COP 28 representa o reconhecimento da expertise da nossa empresa pelo governo brasileiro, bem como a nossa importância no cenário energético e de sustentabilidade mundial e, ainda, possibilita que a nossa empresa seja amplamente conhecida.