No período de 29 de agosto a 02 de setembro de 2022 os pesquisadores da STE/DEE, Dourival Carvalho e Marcos Farinha participaram da Sessão Bienal do CIGRE, em Paris, com apresentação do artigo "Sectionalizing Transmission Lines, an Expansion Planning Challenge, Amplified by Unexpected Emerging Variable Renewable Generation and Environmental", autoria conjunta com Daniel Souza, Fabiano Schmidt, Maxwell Cury, Rodrigo Ferreira, Rafael Mello e Sergio Lima, todos da STE.
O artigo foi selecionado para a Bienal 2022 pelo Comitê de Estudo C1 (Desenvolvimento de Sistemas Elétricos e Economia), no subitem PS1, cujo tema preferencial de discussão foi "resposta a sistemas emergentes não previstos e riscos do negócio durante a transição energética". Despertou interesse e foi parte da discussão sobre o tema, ao relatar que, a despeito do impacto que o seccionmento frequente de linhas de transmissão provoca no planejamento da expansão do sistema elétrico brasileiro, tem contribuído para a larga inserção de fontes renováreis variáveis (eólica e solar), a despeito das incertezas locacionais e temporais.
A seguir, o registro da participação de Dourival Carvalho e Marcos Farinha na Sessão de Posters, em explanação sobre o artigo.

A seguir o registro da apresentação de Dourival Carvalho na Sessão Plena do C1, em resposta a uma das questões colocadas para os participantes, ressaltando soluções do planejamento da transmissão no Brasil na expansão em corrente contínua.
