Participação da EPE na Bienal 2022 do CIGRE em Paris

No período de 29 de agosto a 02 de setembro de 2022 os pesquisadores da STE/DEE, Dourival Carvalho e Marcos Farinha participaram da Sessão Bienal do CIGRE, em Paris, com apresentação do artigo "Sectionalizing Transmission Lines, an Expansion Planning Challenge, Amplified by Unexpected Emerging Variable Renewable Generation and Environmental", autoria conjunta com Daniel Souza, Fabiano Schmidt, Maxwell Cury, Rodrigo Ferreira, Rafael Mello e Sergio Lima, todos da STE.

O artigo foi selecionado para a Bienal 2022 pelo Comitê de Estudo C1 (Desenvolvimento de Sistemas Elétricos e Economia), no subitem PS1, cujo tema preferencial de discussão foi "resposta a sistemas emergentes não previstos e riscos do negócio durante a transição energética". Despertou interesse e foi parte da discussão sobre o tema, ao relatar que, a despeito do impacto que o seccionmento frequente de linhas de transmissão provoca no planejamento da expansão do sistema elétrico brasileiro, tem contribuído para a larga inserção de fontes renováreis variáveis (eólica e solar), a despeito das incertezas locacionais e temporais.

A seguir, o registro da participação de Dourival Carvalho e Marcos Farinha na Sessão de Posters, em explanação sobre o artigo.

Imagem1.png

A seguir o registro da apresentação de Dourival Carvalho na Sessão Plena do C1, em resposta a uma das questões colocadas para os participantes, ressaltando soluções do planejamento da transmissão no Brasil na expansão em corrente contínua.

Imagem2.png

Notícias Relacionadas

Delegação da África do Sul visita a EPE para intercâmbio sobre planejamento e leilões de transmissão

09/05/2025 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) recebeu na terça-feira, 7, uma delegação de 25 representantes da África do Sul para um intercâmbio técnico voltado ao fortalecimento institucional e à estruturação de investimentos privados em transmissão de energia. A visita foi articulada pelo Ministério de Minas e Energia (MME), em coordenação com instituições parceiras brasileiras.

EPE apresenta estudo sobre integração do biometano à infraestrutura de gás natural na OTC 2025

08/05/2025 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) participou da Offshore Technology Conference 2025 (OTC), realizada em Houston (EUA), nesta quarta-feira, 7, com a apresentação do trabalho técnico “Technical and Economic Assessment of Integrating Biomethane Production with the Natural Gas Supply Chain”.

EPE destaca papel estratégico do planejamento energético em simpósio da Escola Superior de Guerra

08/05/2025 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) participou, no dia 5 de maio, como conferencista do simpósio “Inovação Energética: Rumo a um Futuro Sustentável”, promovido pela Escola Superior de Guerra (ESG). O evento integra a programação do Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia (CAEPE 2025), que reúne representantes civis e militares do Brasil e de nações amigas para debater temas estratégicos nacionais.

MME e EPE divulgam agenda de estudos para o planejamento da transmissão em 2025

06/05/2025 - O Ministério de Minas e Energia (MME) e a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) divulgaram, nesta terça-feira, 6, a agenda de estudos voltados ao planejamento da transmissão de energia elétrica para o ano de 2025. O intuito é identificar novas instalações e equipamentos necessários à expansão do sistema de transmissão nacional.

Resenha Mensal: puxado pelas residências, consumo nacional de eletricidade cresce 2,6%. Indústria e outros consumos também crescem, comércio permanece estável.

30/04/2025 - A mais recente edição da Resenha mostra que o consumo nacional de energia elétrica foi de 49.190 GWh em março de 2025, aumento de 2,6% comparado a março de 2024. Este foi o maior consumo mensal de toda a série histórica desde 2004.