Participação da EPE na Bienal 2022 do CIGRE em Paris

No período de 29 de agosto a 02 de setembro de 2022 os pesquisadores da STE/DEE, Dourival Carvalho e Marcos Farinha participaram da Sessão Bienal do CIGRE, em Paris, com apresentação do artigo "Sectionalizing Transmission Lines, an Expansion Planning Challenge, Amplified by Unexpected Emerging Variable Renewable Generation and Environmental", autoria conjunta com Daniel Souza, Fabiano Schmidt, Maxwell Cury, Rodrigo Ferreira, Rafael Mello e Sergio Lima, todos da STE.

O artigo foi selecionado para a Bienal 2022 pelo Comitê de Estudo C1 (Desenvolvimento de Sistemas Elétricos e Economia), no subitem PS1, cujo tema preferencial de discussão foi "resposta a sistemas emergentes não previstos e riscos do negócio durante a transição energética". Despertou interesse e foi parte da discussão sobre o tema, ao relatar que, a despeito do impacto que o seccionmento frequente de linhas de transmissão provoca no planejamento da expansão do sistema elétrico brasileiro, tem contribuído para a larga inserção de fontes renováreis variáveis (eólica e solar), a despeito das incertezas locacionais e temporais.

A seguir, o registro da participação de Dourival Carvalho e Marcos Farinha na Sessão de Posters, em explanação sobre o artigo.

Imagem1.png

A seguir o registro da apresentação de Dourival Carvalho na Sessão Plena do C1, em resposta a uma das questões colocadas para os participantes, ressaltando soluções do planejamento da transmissão no Brasil na expansão em corrente contínua.

Imagem2.png

Notícias Relacionadas

EPE lança plataforma para dar transparência de dados dos Sistemas Isolados e suporte para implementação do Programa Energias da Amazônia do Ministério de Minas e Energia.

01/03/2024 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE), lançou, nessa quinta-feira (29/02), o Portal de Acompanhamento dos Sistemas Isolados (PASI), em sua versão inicial. A nova ferramenta tem como objetivo centralizar a divulgação dos dados de planejamento dos Sistemas Isolados, unificando as informações entre os órgãos em cumprimento à diretriz estabelecida pelo Ministério de Minas e Energia pela A Portaria MME nº 59/2022.

Resenha Mensal: consumo de eletricidade cresce 9,1% em janeiro e registra o segundo maior consumo mensal de toda a série histórica. Desde outubro de 2023 o país registra consumos recordes de eletricidade

29/02/2024 - A mais recente edição da Resenha mostra que o consumo nacional de energia elétrica foi de 46.715 GWh em janeiro de 2024, alta de 9,1% comparado a janeiro de 2023. Este foi o segundo maior consumo mensal de toda a série histórica desde 2004.

EPE e PPSA assinam acordo de cooperação técnica

27/02/2024 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e a Pré-Sal Petróleo (PPSA) firmaram nesta terça-feira (27), um acordo de cooperação técnica, visando promover o intercâmbio de dados e informações necessárias ao desenvolvimento das atividades e de estudos realizados pelas duas empresas. O acordo terá vigência de cinco anos e prevê também a realização de ações específicas de capacitação entre as empresas, como treinamentos, palestras e eventos.

Boletim interativo da Energia Eólica e atualização dos dados abertos do Sistema AMA

23/02/2024 - O Boletim da Energia Eólica é publicado desde junho de 2014, apresentando índices mensais que caracterizam o recurso eólico no país a partir de dados do Sistema AMA (Sistema de Acompanhamento de Medições Anemométricas).

Sistema AMA – Atualização da Lista de Equipamentos Aceitos

09/02/2024 - A EPE publica a atualização dos Equipamentos aceitos no Sistema AMA – Sistema de Acompanhamento de Medições Anemométricas. Novos equipamentos que constam da lista já podem ser cadastrados no Sistema.