O Workshop “Consideração de Benefícios Ambientais no Setor Elétrico- está na hora de um Mercado de Carbono?” inicia série de debates públicos sobre a Lei n. 14.120/2021

​Nesta última terça (13), às 9h, a EPE iniciou o Workshop "Consideração de Benefícios Ambientais no Setor Elétrico - Está na hora de um Mercado de Carbono?". Trata-se do primeiro, de uma série de eventos que serão promovidos pelo Ministério de Minas e Energia e pela EPE, para discussões técnicas sobre os efeitos da Lei n. 14.120, de 01 de março de 2021, que trouxe o comando legal para que o Poder Executivo defina diretrizes para a consideração de benefícios ambientais, no setor elétrico e uma oportunidade para a precificação de carbono.

Para esse primeiro dia do Workshop, foram convidados como palestrantes, o Sr. Mariano Berkenwald, Coordenador do Latin America Programme da International Energy Agency – IEA, Agnes Maria de Aragão da Costa que é Chefe da Assessoria Especial em Assuntos Regulatórios da Secretaria Executiva do MME, Gabriel Godofredo Fiuza de Bragança, Secretário Adjunto da Secretaria de Desenvolvimento da Infraestrutura da Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia e  o Professor de Economia Ambiental da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Ronaldo Seroa da Motta.

As discussões abordaram os desafios da estruturação de um mecanismo de precificação de carbono que considere as especificidades e a complexidade do setor elétrico. Tarefa nada simples, segundo os palestrantes que, referenciados por experiências internacionais e nacionais, abordaram questões como o processo de modernização do setor, sinalização correta de preços, impactos distributivos e sobre os custos, além dos requisitos de garantia de segurança e competitividade estipulados pela Lei. Outro tema importante debatido foi a abrangência da precificação, com destaque para as vantagens de uma abordagem multissetorial.

A abertura do Evento foi realizada pela Sra. Marisete Fátima Dadald Pereira, Secretária Executiva do Ministério de Minas e Energia, pelo presidente da EPE, Thiago Vasconcellos Barral, e pelo Sr. Christiano Vieira da Silva da Superintendência de Regulação dos Serviços de Geração da ANEEL. O presidente da EPE reforçou a importância desta série de eventos que visam reunir especialistas para auxiliar o Governo Federal na definição das diretrizes previstas na Lei. 

Segundo Thiago Barral, "o objetivo deste workshop é ajudar a construir um amplo consenso sobre as oportunidades que o Brasil tem e os caminhos mais viáveis para os benefícios ambientais para o setor de energia, em particular, o setor elétrico."

Disponível no canal da EPE no Youtube, o Workshop continua nos dias 16, 19 e 20, a partir das 9:30, e está aberto para debates e perguntas do público. Para maiores informações sobre a programação acesse aqui.

Participe!

workshop-1dia.jpg

Notícias Relacionadas

Workshop sobre a 1ª Revisão Quadrimestral das Previsões de Carga para o PLAN 2024-2028

08/04/2024 - A Empresa de Pesquisa Energética – EPE, o Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS e a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE e promovem na próxima quarta-feira, dia 10 de abril, das 10h às 12h um Workshop para apresentação dos resultados da 1ª Revisão Quadrimestral das Previsões de Carga para o Planejamento Anual da Operação Energética – PLAN 2024-2028.

EPE, ONS e CCEE divulgam primeira revisão quadrimestral da previsão de carga

05/04/2024 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Operador Nacional do Setor Elétrico (ONS), a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) divulgam, nesta sexta-feira (05), os dados da 1ª Revisão Quadrimestral das Previsões de Carga para o Planejamento Anual da Operação Energética - 2024-2028. Para o ano, o aumento previsto é de 3,8% na carga, atingindo o valor 78.814 MW médios.

Boletim Anual de Transmissão 2023

04/04/2024 - A EPE realizou em 2023 análises técnico-econômicas e socioambientais que resultaram na recomendação de diversos novos empreendimentos de transmissão de eletricidade. Essas futuras instalações irão agregar maior confiabilidade ao Sistema Interligado Nacional, aumentando a qualidade no atendimento elétrico aos consumidores brasileiros.

EPE esteve presente na cerimônia de assinatura dos contratos de concessão do Leilão de Transmissão n° 002/2023

04/04/2024 - Nessa quarta-feira, 03/04/2024, foram assinados os contratos de concessão dos lotes licitados no Leilão de Transmissão n° 002/2023. A cerimônia foi realizada em Brasília, com a presença do Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, além de outras autoridades do Governo Federal, da ANEEL e das Transmissoras vencedoras do leilão.

Licenciamento ambiental da Usina Hidrelétrica Castanheira

27/03/2024 - No dia 18/3/24 a Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso (SEMA-MT) publicou o arquivamento do licenciamento ambiental da Usina Hidrelétrica Castanheira. A decisão encerra um processo que se estendia desde 2012, e causa apreensão no setor elétrico.