O Boletim da Energia Eólica é publicado desde junho de 2014, e esse ano, completou 10 anos. O boletim apresenta índices mensais que caracterizam o recurso eólico no país a partir de dados do Sistema AMA (Sistema de Acompanhamento de Medições Anemométricas).
Os índices apresentados no Boletim são:
Índice de Energia: Caracteriza o potencial energético eólico ao longo do tempo e seu cálculo é baseado na densidade de potência do vento. O índice é expresso como uma razão entre a densidade de potência mensal e a média aritmética do período considerado na análise.
Índice de Produção: Caracteriza o potencial de transformação da energia eólica em energia elétrica. Seu cálculo é baseado a partir dos dados de velocidade do vento a determinada altura e da curva de potência da turbina. O índice é expresso como uma razão entre o fator de capacidade mensal e a média aritmética do período de análise.
Os índices são definidos para quatro regiões, que apresentam diferentes comportamentos mensais: Interior do Nordeste, compreendendo a Bahia, sul do Piauí e oeste de Pernambuco; Litoral do Nordeste, compreendendo parques desde o Maranhão até Paraíba; Rio Grande do Sul; e Pernambuco, que compreende a região de Garanhuns.
Os dados do boletim foram atualizados neste mês e agora abrangem o período de janeiro de 2017 a setembro de 2024.
Clique no link para acessr o
Boletim da Energia Eólica