O Boletim da Energia Eólica completa 10 anos!

​O Boletim da Energia Eólica é publicado desde junho de 2014, e esse ano, completou 10 anos. O boletim apresenta índices mensais que caracterizam o recurso eólico no país a partir de dados do Sistema AMA (Sistema de Acompanhamento de Medições Anemométricas). 

Os índices apresentados no Boletim são:

  • Índice de Energia: Caracteriza o potencial energético eólico ao longo do tempo e seu cálculo é baseado na densidade de potência do vento. O índice é expresso como uma razão entre a densidade de potência mensal e a média aritmética do período considerado na análise.

  • Índice de Produção: Caracteriza o potencial de transformação da energia eólica em energia elétrica. Seu cálculo é baseado a partir dos dados de velocidade do vento a determinada altura e da curva de potência da turbina. O índice é expresso como uma razão entre o fator de capacidade mensal e a média aritmética do período de análise.

Os índices são definidos para quatro regiões, que apresentam diferentes comportamentos mensais: Interior do Nordeste, compreendendo a Bahia, sul do Piauí e oeste de Pernambuco; Litoral do Nordeste, compreendendo parques desde o Maranhão até Paraíba; Rio Grande do Sul; e Pernambuco, que compreende a região de Garanhuns.

Os dados do boletim foram atualizados neste mês e agora abrangem o período de janeiro de 2017 a setembro de 2024.

Clique no link para acessr o Boletim da Energia Eólica

Notícias Relacionadas

EPE apresenta estudo sobre integração do biometano à infraestrutura de gás natural na OTC 2025

08/05/2025 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) participou da Offshore Technology Conference 2025 (OTC), realizada em Houston (EUA), nesta quarta-feira, 7, com a apresentação do trabalho técnico “Technical and Economic Assessment of Integrating Biomethane Production with the Natural Gas Supply Chain”.

MME e EPE divulgam agenda de estudos para o planejamento da transmissão em 2025

06/05/2025 - O Ministério de Minas e Energia (MME) e a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) divulgaram, nesta terça-feira, 6, a agenda de estudos voltados ao planejamento da transmissão de energia elétrica para o ano de 2025. O intuito é identificar novas instalações e equipamentos necessários à expansão do sistema de transmissão nacional.

Resenha Mensal: puxado pelas residências, consumo nacional de eletricidade cresce 2,6%. Indústria e outros consumos também crescem, comércio permanece estável.

30/04/2025 - A mais recente edição da Resenha mostra que o consumo nacional de energia elétrica foi de 49.190 GWh em março de 2025, aumento de 2,6% comparado a março de 2024. Este foi o maior consumo mensal de toda a série histórica desde 2004.

EPE publica notas técnicas de cálculo e revisão de garantia física

28/04/2025 - A EPE publica as notas técnicas de cálculo e revisão referentes às garantias físicas definidas pelo MME nos últimos três meses, assim como a base de garantias físicas vigentes atualizada.